quinta-feira, 13 de outubro de 2011

dragão de ouro: Jorge Bertocchini


© Google

caríssima(o),

na senda do prometido na semana passada, eis a revisitação da (à data) segunda entrevista da categoria "vinte perguntas a..." do (falecido) TOMO I. o eleito desta vez foi o Jorge Bertocchini, administrador do "Porta19", outro dos meus locais de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.

sem mais delongas, eis a dita.
espero que seja do teu agrado! ;)


beijinhos e abraços (moralizados)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)




© Tomo II | Porta19

«
vinte  perguntas ao Jorge (Porta19)

[2010-12-22]
 
introdução
caríssima(o),

Quarta-feira é dia exclusivo da novel categoria «vinte perguntas a…», sem regularidade obrigatória mas que se espera mensal.
o convidado de hoje é o Jorge Bertocchini, administrador do Porta19 - para mim, outro espaço de referência da bluegosfera®.
trata-se de um blogue bem disposto, escrito de uma forma estreita, num tom informal e com rubricas muito interessantes, porque criativas e inspiradas na Essência do que deve ser um blogue: a Simplicidade.
para além das rubricas que serão abordadas na entrevista, destaco a sui generis "BAÍAS E BARONIS" - cujo sucesso já atingiu outros espaços de relevo na bluegosfera®, que se inspiraram nessa forma (lá está!) simples mas perfeitamente eficaz de analisar um jogo de futebol a partir do desempenho (positivo e negativo) dos seus intervenientes. aliás, já confessei que foi nessa fórmula mágica que me aconselhei para a divulgação do “vedetas vs. marretas”.
em relação à entrevista propriamente dita - toda ela bem conseguida, e sem entrar em falsas modéstias, devido à boa-disposição do entrevistado -, destaco o onze de "Baronis" escalonado pelo Jorge.
há lá nomes que já não me recordava e uma curiosidade: a larga maioria dos jogadores referidos encontrou-se no clube na época 1994/1995, ao comando de Sir Bobby Robson.
por último e não menos importante, expresso (novamente) o meu MUITO OBRIGADO! ao Jorge pela sua gentileza, pela sua amabilidade e pela sua prontidão na resposta ao meu repto - respondido via e-mail a 15 de Novembro - bem como as minhas desculpas pelo (significativo) atraso na sua publicação.
[felizmente que ele é um tipo porreiro, bastante compreensivo e sabe que há um cimbalino à sua espera no Porta29 ;) ]

I. dados biográficos (gerais)


data de nascimento: Dezembro de 1978

naturalidade
(Concelho, Distrito): Gondomar, Porto

residência
(Concelho, Distrito): Vila Nova de Gaia, Porto

área de actividade profissional:
Tecnologias da Informação

estado civil:
Solteiro

 

II. entrevista


1. és sócio do FC Porto? se sim, desde que ano?
Pois claro! Desde 1992.
Ainda me lembro de ir ao Estádio das Antas e preencher a ficha de sócio.

2. esta pergunta será recorrente: qual a primeira lembrança que tens enquanto portista?
Como a minha família não torcia por nenhum clube foi através de amigos que comecei a gostar do FC Porto, ainda na primária. O momento que me “converteu” de vez foi mesmo a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1987, e a partir daí fiquei Portista a sério.

3. assim como esta: ainda te lembras da primeira vez que entraste num estádio de futebol? se sim, o que sentiste? recordas-te desse momento?
Lembro-me como se fosse hoje: Estádio das Antas, eliminatória da Taça de Portugal contra o Samora Correia, Superior Norte, eu e o meu pai.
Estupendo! Estava uma tarde de Sol e a vitória de 5-0 foi o menos importante. O ambiente, as conversas, futebol ao vivo naquele que viria a chamar o “meu” estádio. Ah... as saudades!

4. e esta, claro!
qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?

Ver acima (pergunta 3).

5. na tua ronda diária pela «bluegosfera®», o sítio oficial do Clube é o primeiro ponto de paragem? se a resposta for negativa, ao menos é um ponto de paragem obrigatório? Porquê?
É curioso perguntares isso porque não faço particularmente uma ronda pela bluegosfera. Um dos métodos que uso para me manter informado é via RSS e então recebo tudo no mesmo sítio, por isso é raro ir directamente aos blogues afectos ao nosso clube.
O sítio oficial está lá na lista por isso recebo as notícias oficiais ao mesmo tempo que recebo as dos outros. Ainda assim, é fulcral receber a informação fidedigna a partir da fonte oficial, se bem que continua a ser curta em termos de conteúdo.

6. sei que és um assertivo crítico do sítio oficial do nosso clube, e pelos melhores motivos. À semelhança do que aconteceu na última Assembleia Geral – onde um grupo de associados se uniu e apresentou um grupo de sugestões válidas para o incremento da visibilidade das nossas modalidades (ditas) “amadoras” – o que achas de se fazer o mesmo relativamente ao sítio oficial do Clube? Se a tua resposta for favorável, serias um subscritor dessa iniciativa?
Aponta razões que sustentem a tua decisão.
Sim, obviamente.
O sítio oficial do clube não tem de ser feito pelos sócios mas sim para os sócios, e qualquer manifestação de desagrado ou de crítica construtiva (como tento fazer com algumas sugestões que tenho enviado aos webmasters) tem sempre de ser vista como um excelente envolvimento dos associados e adeptos no melhoramento da imagem do clube.
Hoje em dia, o sítio oficial de um clube é a janela para o Mundo, que expõe uma parte da sua estrutura e aproxima o povo da cúpula directiva e organizativa, por isso quanto mais o pessoal gostar... mais o vai visitar!

7. a primeira vez que visitei o teu blogue foi a 07 de Abril de 2010, a propósito do postUma pequena diferença”. [as coisas que eu sei ;) ]
nele abordaste a disparidade de valores em relação ao nosso patrocinador de equipamentos quando comparados com os que recebem os colossos de Inglaterra.
O meu repto é este: imagina que eras o responsável pela área comercial do Clube. Peço-te que refiras uma ideia que contribua para o aumento de receita na área do merchandising do Clube – ideia essa que tem que respeitar os "três bês", isto é: deve ser boa, barata e Bantajosa.
Porra que tu vais-te lembrar de cada uma, homem...
Há "algo" que nem é uma ideia minha mas que já vi implementado na Loja Azul e que se calhar muita gente não se apercebeu: as camisolas de há 2 anos atrás estão a ser vendidas por 20€ [vinte euros] cada, em stock-off. Como coleccionador amador de camisolas de futebol, é uma excelente forma de acrescentar mais uma à colecção!
Acho que o merchandising do Clube está bem estruturado e segue modelos usados em todo o Mundo; creio que o conceito do Dragon Seat devia continuar a ser benéfico na facilitação de compra de outros bilhetes com descontos, como aconteceu no jogo contra o Portimonense.

8. o teu blogue tem efectivamente iniciativas simples (no sentido em que não ocupam demasiado tempo nem necessitam de esquemas rebuscados), e muito válidas.
Não é um elogio gratuito porque é o que sinto. Uma delas são as entrevistas a administradores de blogues de clubes que serão nossos adversários em breve, nas várias competições em que estamos envolvidos. Recordo-me da que foi feita ao PETZL, da União de Leiria e ao VIMARANES, do Vitória de Guimarães.
A pergunta que se segue já te foi formulada no blogue mas, à data
[Novembro de 2010], ainda não foi respondida: porque não repetiste a iniciativa relativamente a blogues/fóruns de adeptos benfiquistas? ;)
É quase impossível.
A maioria dos blogues benfiquistas (e alguns portistas, admito) tem uma perspectiva demasiadamente fechada no que diz respeito a comentar os jogos com o FC Porto e sinceramente não quero fazer perguntas quando sei que vou ter de censurar as respostas.
Tal não tem acontecido com blogues de clubes mais pequenos, que acabam por viver muito o seu clube mas que enredam menos por teorias da conspiração e constantes ataques ao clube e aos adeptos. É triste mas é uma realidade. Mas nunca se sabe, o futuro pode trazer uma ou outra surpresa...

9. sei que dedicas algum do teu tempo a pesquisar em sítios afectos a clubes que são nosso adversários directos. Qual é aquele que consideras como "visita obrigatória" para um adepto portista? E porquê?
Obrigatório? Nenhum, sinceramente.
Acho que em termos de blogues portistas temos uma excelente e eclética selecção, que agrada a qualquer um. E creio que os jornais diários são para folhear (ou clicar) na diagonal, a não ser os artigos de opinião - esses sim!, devem ser lidos e escalpelizados.
A forma como se tenta "moldar as massas" é tão explícita que merece sempre ser analisada e interpretada.
Poderia dizer o Porta19 ou o Tomo I, mas somos iguais aos outros: há dias que vale a pena visitar e outros que... nem tanto!

10. e qual é o sítio que visitas com regularidade, mas que te provoca “náuseas”, pelo que só o fazes por obrigação e pelo dever de informar quem te visita?
Presumo que estejas a falar de blogues não-portistas, por isso sem dúvida o "Geração Benfica". É hilariante e as ligações que fazem entre factos não-relacionados é genial. O próprio Fox Mulder não conseguiria chegar tão longe.
Em termos de boa escrita recomendo o "Céu Encarnado" - bem escrito mas exageradamente insultuoso para connosco, o (semi-defunto) "Mãos ao Ar" e o "Cacifo do Paulinho" - ambos sportinguistas, mas não lhes levo a mal a ignomínia. Escrevem muito bem e vale a pena serem lidos, com a devida distância quanto a algumas bocas anti-portistas.
Lembrem-se: «keep your friends close and your enemies closer».
[tradução: «mantém os teus Amigos próximos e os teus inimigos ainda mais perto»]

11. o que te move na redacção (quase) diária de textos para o “porta19”?
Comecei o blogue por carolice pura. Estava entediado num emprego que tive durante pouco tempo e decidi reorientar o meu tempo livre para algo que me motivasse. Como sempre gostei de escrever e visitava vários blogues portistas pensei que podia acrescentar algo à bluegosfera: a minha visão particular. E cá estou!
Agora tornou-se uma forma impecável de perceber o Futebol e ajudou-me imenso a ter uma perspectiva mais séria e mais calma nas análises que faço. Era mais emotivo e agora sou mais analítico. E o reconhecimento de quem gosta do que lê é uma motivação enorme para continuar!

12. os recentes 5-0 ao SL Benfica ainda estão fresquinhos na minha memória e igualmente na de quem se considera portista, «penso eu de que».
no entanto, após um jogo em que e nas
tuas palavras: « Não houve falhas, não houve lances fortuitos. Houve uma equipa de azul-e-branco a demolir uma outra de vermelho, a mostrar que neste momento somos a melhor formação do País. Podemos vir a perder esta alegria de jogar, esta máquina de Futebol em que se está a transformar a equipa do FC Porto, mas neste momento, neste singelo momento, somos os melhores. E ainda mais importante: provámo-lo em campo ».
a minha pergunta é: como reagiste no dia seguinte ao ler a imprensa diária – se é que o fizeste e acredito que sim – e constataste que, afinal, foi mais demérito do SL Benfica do que mérito nosso no alcance de tão retumbante vitória?
O costume. Não é nada a que não estejamos habituados desde há muitos anos e vai continuar a acontecer sem podermos fazer nada para o alterar. As mentes são pequenas, o enfoque está no lucro rápido e nada mais interessa. Os blogues têm aí um papel importantíssimo na divulgação e na enfatização das verdades como todos as devem ver, pelo valor factual.
Os meus parabéns! também a Villas-Boas: está a ser ainda melhor nas conferências de imprensa do que em campo, com os constantes "bofetões de luva-branca" que tem enfiado nas fuças de muito jornalista desta praça.

13. já agora: peço-te uma definição para «goleada mínima». Sabes o que é?
Vi a capa do JN nesse dia e também me ri.
Na minha opinião não é nenhuma tacada mas sim uma constatação irónica do que se tinha passado nesse estranhíssimo jogo.

14. será (também) por estas “discrepâncias” que somos apelidado de um «clube regional» e que o Vítor Baía se insurgiu contra o nosso «fechamento» ao exterior e da provável «maior projecção» se tivesse feito carreira «num dos clubes da Capital»?
Ui, onde tu já vais!
O Baía teve razão no que disse mas não o devia ter dito. É como dizer: “Já viram que a Ponte da Arrábida é feia?” no Comité para a Destruição da Ponte da Arrábida.
Já o ser apelidado de «clube regional» não me afecta nada porque não é verdade. Também me podiam chamar magro e estariam errados.

15. sobre o "nosso" Vítor Baía, achas que daria um bom:
[só pode ser uma opção. Selecciona-a a negrito, por favor]
a. – Presidente do FC Porto
b. – Presidente da Federação Portuguesa de Futebol
c. – Director de Relações Externas do FC Porto
d. – Director Desportivo do FC Porto
e. – Treinador de guarda-redes do FC Porto

Treinador de guarda-redes de certeza que sim! Tem curriculum para isso.
Quanto ao resto, não o conheço tão bem assim por isso não teço comentários. Um dia destes, porém, vou entrar em contacto com ele para dar "duas de treta", entre dois finos e uma tacinha de tremoços. Depois digo-te como correu.

16. esta pergunta também será recorrente:
das seguintes opções, descreve o teu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do FC Porto:
[só pode ser uma opção. Selecciona-a a negrito, por favor]
a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei
d. – extravaso o meu sentimento no “Porta19” e/ou em sítios afectos ao FC Porto
e. – visito sítios do clube rival e/ou secção de comentários das edições on-line dos jornais cá do burgo e insulto tudo e todos

Claramente uso o Porta19 para me chatear e leio os comentários dos meus colegas bloggers.
Fico lixado e tento nem ver os resumos do jogo, mas passa-me rapidamente quando começo a escrever. Mais uma vantagem de ter um blogue, vês?

17. à data [Novembro de 2010], qual o melhor onze de “Baías” do FC Porto e o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores».
[Podes seleccionar jogadores nacionais e/ou internacionais.]

Devo dizer que é muito difícil escolher 11+11.
Houve tantos excelentes jogadores que ficaram de fora - Zahovic, Pepe, Kulkov, Artur, Jaime Magalhães, Madjer, Paredes, Doriva, Emerson, Pedro Emanuel, Anderson, Jorge Andrade, Costinha, McCarthy, Derlei - que até dá pena ...

[nota: as referências externas vão para os jogadores seleccionados no onze titular e no banco; os demais, porque foram referenciados, merecerão o seu devido destaque em momentos oportunos]

18. à data [Novembro de 2010], qual o melhor onze de “Baronis” do FC Porto e o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores».
[Podes seleccionar jogadores nacionais e/ou internacionais.]

Aqui há menos problemas, mas são mais sectoriais. Houve muito mais defesas e avançados maus em comparação com os médios, mas acho que encontrei um bom (ou mau) equilíbrio de (ausência de) valor.

19. dia: 05 de Março de 2008. Local: Estádio do Dragão. Encontro: FC Porto vs. Schalke 04, referente à segunda mão dos oitavos-de-final da Champions.
O FC Porto tenta anular a desvantagem de 1-0 trazida da Alemanha, tarefa dificultada (i) pela exuberante exibição do guarda-redes alemão Neuer e (ii) pela expulsão de Jorge Fucile aos 82’. Mesmo assim, Lisandro consegue igualar a eliminatória aos 86’ e o jogo segue para prolongamento.
Aos 101’, isolado em frente àquele guarda-redes e com todo o tempo do mundo para marcar, um artista que envergou a camisola do FC Porto, resolve adornar o lance e perde uma ocasião soberana de:
1) resolver a eliminatória, 2) ser o herói do encontro, 3) possibilitar a passagem do Clube aos quartos-de-final da Champions, 4) receber um prémio de jogo chorudo, 5) fazer as pazes com aqueles adeptos que já demonstravam insatisfação pelos seus disparates. Nada disto aconteceu e o FC Porto viria a ser eliminado na marcação de grandes penalidades.
Naquele lance e pela primeira vez, insultei um jogador do piorio. Extravasei tudo o que ia na Alma pelos motivos atrás referidos. E ainda hoje não lhe perdoo tal desfaçatez. O nome do artista? Ricardo Quaresma, actual ídolo de massas do Besiktas.

A minha pergunta é: alguma vez sentiste algo igual e insultaste um jogador do Clube? Se sim, quem foi e em que circunstâncias?
Por várias vezes, quando era mais novo.
Lembro-me de chamar tantos nomes ao Argel e ao Vinha, entre outros artistas que estavam ali a jogar mas com a cabeça noutros lados.
É fácil uma pessoa enervar-se em situações complicadas mas olhando para trás apercebo-me que por vezes podemos ser injusto nas críticas e que estar na posição deles não é fácil. Por isso mesmo é que cada vez mais sou veementemente contra os assobiadores.

20. como visitante regular do TOMO I, pedia-te o favor de indicares um aspecto positivo e um aspecto (ou mais) que gostasses de ver corrigido.
Concordo com o Vila Pouca: os teus textos são bem escritos mas podiam ser um pouco mais curtos. Sinto o mesmo em relação aos meus: quase que não os consigo reler depois de os escrever. Mas cada pessoa tem o seu estilo e se te sentes bem com o que escreves... siga!
Eu vou continuar a ler na mesma!

21) não há. chegamos ao FIM! ;)
MUITO OBRIGADO! pela colaboração e pela disponibilidade demonstradas.
espero que tenha sido do teu agrado. ;)
»


beijinhos e abraços (moralizados)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)