sexta-feira, 21 de outubro de 2011

do racismo



«
Evra acusa Suárez de racismo
No passado Sábado [2011-10-15] houve jogo grande em Inglaterra, um dos clássicos com maior tradição e rivalidade na história do futebol em terras de sua majestade. O encontro opôs o Liverpool FC ao Manchester United FC e acabou com um empate a uma bola, depois de muita emoção e bom futebol. Até aqui tudo bem.
Após o encontro surge uma notícia sobre algo que já se esperava erradicado dos campos de futebol: Patrice Evra veio a público acusar Luis Suárez de ter feito comentários racistas, dirigidos a ele e com intuito de o provocar, tirando partido desse estado de espírito do defesa francês. Evra foi claro na acusação, a mesma que fez oficialmente junto do árbitro do encontro após o final do jogo: «Eu estava muito transtornado. Em 2011 não se podem dizer coisas assim. Ele sabe o que disse, o árbitro também o sabe. A verdade virá ao de cima», começou por afirmar Evra. «Não vou repetir o que ele disse [nigger], mas foi uma palavra racista e ele disse-a mais de dez vezes. Ele tentou provocar-me» continuou.
Os dois jogadores desentenderam-se durante o jogo, com jogadas à margem das leis do jogo e cartões amarelos pelo meio.
O Liverpool só teve conhecimento da queixa de Evra quando o seu treinador, Kenny Dalglish, foi chamado pelo árbitro para lhe comunicar isso mesmo. Perante tão séria acusação o jogador foi naturalmente confrontado e negou qualquer atitude racista da sua parte.
Luis Suárez deverá ser sujeito a uma investigação por parte da Federação Inglesa (FA) para tentar apurar todos os factos. A FA ainda não se manifestou directamente sobre o assunto, devendo fazê-lo nos próximos dias.

Suárez é um jogador de grande qualidade, mas também rodeado de polémica.
O seu ponto "mais alto" - ou melhor dizendo, mais baixo - foi no Mundial de 2010, realizado na África do Sul, quando substituiu o seu guarda-redes em cima da linha defendendo um golo certo da selecção do Gana - golo esse que colocaria a selecção africana em muito boa posição para eliminar o Uruguai. Suárez foi expulso, a grande penalidade assinalada e a sua conversão falhada. O encontro terminou empatado e na decisão por grandes penalidades os sul-americanos qualificaram-se para a meia-final. Muitas vozes se levantaram contra o jogador afirmando que ele era um «batoteiro» e que o «crime compensara».
Agora o avançado uruguaio vê-se envolvido em mais uma polémica... Contudo nada ainda está provado e aguarda-se o desenrolar da investigação.
»


ps:
o Tomo II agradece ao caríssimo Armando Vieira mais esta prestimosa colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)