sexta-feira, 15 de julho de 2011

do escárnio e do maldizer


caríssima(o),

o relógio já marcava dezassete minutos depois das vinte e três horas quando dei por terminada a leitura da edição de hoje, Sexta-feira (2011-07-15) do pasquim da Travessa da Queimada. é que as Sextas-feiras são os dias, por excelência, da publicação das crónicas de Francisco José Viegas (o nosso actual Secretário de Estado da Cultura), Paulo Teixeira Pinto (ex-alto quadro do BCP e fundador do grupo editorial Babel) e Rui Moreira (presidente da Associação Comercial do Porto), e desde há sensivelmente um ano, que mantenho o hábito de adquirir um exemplar daquele pasquim, não só para desfrutar da sua leitura (dos cronistas em causa, bem entendido), mas também para as divulgar à saciedade (num serviço de carácter público e que se tenta prestar com a Qualidade devida e que quem me lê merece).
ou seja: o dia já ia (muito) longo, e ainda não tinha tido tempo para descarregar energias num dos meus outros hábitos regulares desde 04 de Julho de 2008, que é escrever alarvidades em frente a um monitor, pelo que «eis-me aqui», diante de vós a fazê-lo. e com muito gosto! ;)

da edição de hoje, fazem parte as seguintes crónicas:
a) "uma orquestra", de Francisco José Viegas, na sua habitual COLUNA DO SENADOR;

b) "fetichismos", da autoria de Paulo Teixeira Pinto, no seu PONTAPÉ DE SAÍDA;

c) "silly season blues", de Rui Moreira, nos (muito) seus PLENOS PODERES.

por forma a que (i) seja um assunto desportivo que não caia no esquecimento geral - sobretudo nas hostes afectas ao azul-e-branco -, e (ii) igualmente pela sua sua importância e pertinência, no contexto dos bastidores do Futebol - para que se perceba que tal mundo não é pertença exclusiva de adeptos afectos à «fruta», às «meias-de-leite», aos «rebuçados» e afins, como muitos (in)tentam passar para a Opinião Pública -, destaco a seguinte passagem da crónica de Rui Moreira:


contudo, e no seguimento da ideia explanada no post de ontem - a de que a renovação do contrato de Falcao com o FC Porto incomodou muito "boa" gente - o editorial do pasquim da Travessa da Queimada, cujo título "sobre Falcao e ainda mais", assinado por josé manuel delgado, não engana quanto ao espinho atravessado na garganta e ao eucalipto (igualmente atravessado) que, de repente, sentiu causar incómodo numa outra parte do seu corpo. atente-se no fel das seguintes palavras:


mas, e em bom Português, "o que é que o cu tem a haver com as calças?!"
isto é, qual a relação entre a possível permanência do melhor goleador das duas últimas épocas - não fosse a batota dos golos anulados em 2009/2010, e Falcao teria suplantado Cardozo por cinco golos de diferença (penalties concretizados pelo Paraguaio incluídos) - no FC Porto com as «declarações dissonantes» que o sr. delgado descortinou?

eu considero que só se pode encontrar tal relação na tremenda azia que se (pres)sente na redacção daquele pasquim por o actual campeão nacional ainda contar com todos os seus activos, ao invés das notícias da sua venda «mais do que provável» e da (ainda remota) possibilidade de o FC Porto vir a disputar a época que se avizinha para Agosto só com os juniores. e, mesmo que tal venha a acontecer, acredito que seremos novamente campeões, carago! ;)
se dúvidas houver da azia que reina lá pela Travessa da Queimada, o sr. "jornalista" antónio casanova dissipa-as na seguinte peça, que para além do texto em si e do «futuro do sul-americano [que] ficará seguramente definido nos próximos dias», presenteia os leitores portistas com um subtítulo auspicioso:

«


»


foi por perceber a enorme vontade que a «gloriosa» massa adepta lampiónica tem em que o FC Porto desbarata o seu plantel - órgão oficioso do 5lb incluído -, que recorri ao sorriso rasgado do "nosso" Nelson Puga para embelezar este post.

beijinhos e abraços (rasgados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

4 comentários:

  1. Cada vez pior este Pasquim!

    Obrigado por nos presenteares com estes teus sempre belos posts!

    Um Abraço.

    André - Mística do Dragão

    ResponderEliminar
  2. @ André

    [esta é uma resposta em tempo (quase) real ;) ]

    antes de tudo, muito obrigado! pela tua visita, que muito honra este espaço, e pelas tuas palavras elogiosas.

    depois, são as tuas visitas e as de quem me segue com regularidade, o motivo pelo qual os publico.
    vocês merecem! :)

    para finalizar, o símbolo de Qualidade do "Mística do Dragão" também ajuda (e muito!) na desconstrução de alguns "mitos urbanos" (que também existem no quotidiano azul-e-branco) ;)

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  3. eu não sei onde está a surpresa! estes "brumelhos" sempre foram assim. O sítio onde sempre jogaram pior, foi dentro das 4 linhas!
    O adversário tem melhores jogadores? Arranja-se um túnel.
    Os dirigentes são de elevada craveira? Sempre se arranja uma irradiação.
    Aquele desequilibrador põe-nos a cabeça à roda? Parte-se lhe uma perna (neste campeonato eles já tem 4 troféus. Nós ainda não marcamos...)
    Sempre foram assim. Até perfis helénicos eles arranjam.
    O último (perfil) topou-o a Moddy's...

    ResponderEliminar
  4. @ V.Sousa

    antes de tudo, bem-vindo! ;)

    para mim, a «surpresa» reside no facto de este pasquim ainda me conseguir surpreender, muito poucas vezes pela positiva. e de, em todas as outras situações, a sua direcção "esquecer" os rigores jornalístico e deontológico.
    é só por isso o meu espanto, e já não será assim tão pouco ;)

    muito obrigado! pela sua visita e pelas suas palavras.
    fico à espera de mais ;)

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons