segunda-feira, 15 de abril de 2013

«largos dias têm cem anos»


 
© Google


caríssima(o),

devido a afazeres profissionais, não pude assistir à derrota de Coimbra, ante a equipa "gverreira" do fiteiro do Mossoró.
talvez tenha sido melhor assim... apesar do (literalmente) baile que consegui proporcionar aos conBidados (ajudando-me a descomprimir o Espírito), o "baile" que leBei de alguns funcionários (acima de tudo, anti-portistas primários e demasiado... básicos) fez com que nem em diferido quisesse assistir ao descalabro exibicional (mais um...) da nossa equipa do coração...

mesmo assim, no dia seguinte (ontem, Domingo) e ao final da tarde (quando acordei), não resisti a espreitar o que se escreveu em muitos locais (para mim) de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera - inclusive nas suas caixas de comentários.
porque não pretendo repisar ideias defendidas anteriormente, e sempre numa atitude positivista e positiva, e para não me apropriar indevidamente das doutas palavras de outros indefectíveis portistas, recomendo a leitura dos seguintes artigos de opinião: "tristeza..." (da autoria do "RCBC", no "bibó FC Porto, car@go!"), "Baías e Baronis: SC Braga vs. FC Porto" (da autoria do caríssimo Jorge, no "porta 19"), "tantas semelhanças com a época 2009/2010..." (da autoria do caríssimo dragão Vila Pouca, no "dragão até à morte") - sobretudo porque «ambos os três» artigos fogem a essa frívola análise das opções técnico-tácticas que o actual treinador do nosso clube do coração poderia/deveria ter optado. é que nem adianta referir que, para o bem e/ou para o mal, é ele o principal responsável por tais opções, e assim o será até ao final da presente temporada... 

já agora, bem sei que o nosso estado anímico não é o melhor. e que, dos três "foi-ses", dois já estão consumados ("foi-se" a Taça de Portugal, "foi-se" "ex-taça da bjeKa"® aka taça lucílio baptista aka "coiso das 72 horas"®)... mas o que li... não augura nada de bom até ao final da presente temporada, pelo que, se depender da esmagadora maioria da massa adepta portista, o terceiro (e capital) "foi-se" estará já aí, ao virar da próxima jornada... e, pelos vistos, nem adianta referir que o nosso clube é dirigido de dentro para fora...

eu, mesmo com o Orgulho bastante ferido e o Espírito demasiado combalido e entristecido, ainda prefiro acreditar que a renovação do título será possível (e mesmo com todas as dificuldades que se lhe reconhecem)
provavelmente serei dos poucos portistas que ainda crê, não no Pai Natal, nem no coelhinho da Páscoa, mas na capacidade do plantel em honrar com os pergaminhos da História centenária do clube que lhes paga os (chorudos) vencimentos ao final de cada mês, i.e., em que os jogadores do plantel actual do FC Porto - em tempos, os meus heróis; actualmente nem todos o são -, no mínimo, irão conseguir vencer todos os jogos que faltam para findar o campeonato nacional.

para finalizar, recordar o que já escrevi antes, há precisamente um ano, citando o nosso querido líder, e se mantém tão, mas tão actual:

«
é por isso que, para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam:

o orgulho de ser portista!

»


post scriptum:

(com o qual concordo. na íntegra.) 


 
(clicar na imagem para ampliar)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. Miguel, essa questão das tácticas, estratégias, modelos, como devíamos jogar, quem devia entrar, é uma questão com barbas, se colocássemos à discussão antes, tudo isso, haveria muitas opiniões, vários gostos e paladares. Sendo assim, como o treinador é que lida com os jogadores, os treinas e sabe mais de futebol que muitos entendidos que andam por aí, não é uma discussão que mereça perda de tempo.
    Há uma frase que também tem barbas e explica tudo: o treinador se acerta é bestial, se erra é besta.

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. @ dragão Vila Pouca

    caríssimo,

    antes de tudo, as minhas desculpas por só lhe responder hoje, com um atraso (que ainda não é) considerável :D

    depois, muito obrigado! pela visita e pelas suas palavras

    no fundamental:
    penso que é, de facto, uma perda de tempo discutir opções técnico-tácticas sempre... discutíveis :D
    (motivo pelo qual, por exemplo, não ligo muito ao que escreve o nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, quando as aborda)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons