sexta-feira, 15 de março de 2013

dos plenos poderes de um estado de espírito (ainda bastante) depressivo...






caríssima(o),

estas últimas horas têm sido difíceis. muito difíceis. e amargas. bastante amargas.
é que ainda não "digeri" a nossa eliminação precoce ante uma equipa espanhola que, no cômputo de um jogo de 180', foi nitidamente inferior (em futebol jogado) ao nosso clube do coração, mas que soube acreditar que "la remontada" seria sempre possível. e esse foi, para mim e no meu entendimento, o nosso maior "mal", o nosso pecado capital e o nosso principal defeito (e incluso da nossa equipa): ficámos (eu incluído, claro está!) embasbacados com a nossa exibição no Dragão e, apesar da magra vantagem, não demos o crédito (bem mais do que o) suficiente à partida no La Rosaleda , a qual terá sido encarada «apenas e só» como uma mer(da de um)a formalidade que, apesar de difícil, seria ultrapassada.
muito provavelmente teremos sido fanfarrões - quiçá desde o sorteio... -, à semelhança de uns «gloriosos» adeptos coisinhos de um tal clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto... não, não é «muito provavelmente»; fomos uns fanfarrões de uns adeptos imbuídos de Soberba.

depois...
bem, depois foi o que (não) se viu e o que já se sabe - com o clube andaluz a fazer uma viagem a Dortmund e a encaixar (pelo menos) mais 3.9 milhões de euros que muito jeito lhe fará, num orçamento que já não (se) contenta com Sheiks qataris. e nem sequer me quero pronunciar sobre a preparação do encontro em causa, pois, como já o referi e mesmo (não) sabendo o que (não) se passa no balneário portista por intermédio do que é difundido nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® e nos pasquins lusos (uns bem mais do que outros...), «só depois do jogo na pérola do Atlântico é que elaborarei os devidos considerandos»
até esse momento e sabendo que irei tecer juízos de valor a posteriori e à boa maneira tuga (no sentido em que adivinhar os números do euromilhões à Segunda-feira é uma autêntica lotaria, assim como os totobolas, pois que assim todos acertam), todo o meu esforço será canalizado para que o nosso clube do coração consiga ultrapassar tão difícil obstáculo, pese embora o meu estado anímico menos "positivo".
sim!, que exceptuando o meu ambiente familiar e de Amigos mais próximos, nos dias que correm, o Futebol Clube do Porto é o que ainda me consegue trazer alegrias a algum cinzentismo no meu dia-a-dia - pelo que aquela eliminação foi bem mais do que um soco de um pugilista de renome no meu frágil estômago. como o escrevi, foi o suficiente para ter ficado com um "melão" de todo o tamanho e que persiste, ao ponto de ainda não conseguir passar por debaixo da Ponte da Arrábida e (sequer!) ainda ser incapaz de esboçar um sorriso e por mais tímido que seja.


para finalizar, três breves notas:

1)

parabenizar o nosso o nosso caríssimo dragão Vila Pouca pelas suas duas mil "postas de pescada, escritas com imenso portismo, e informá-lo de que gostava de poder partilhar do seu optimismo.
mas, sei que ser Portista também é "isto": saber aprender a levantar depois de um valente sopapo no trombil e sorrir; sorrir muito (principalmente aos nossos adversários). só ainda não o consegui, mas sei que serei capaz.

2)

tomar parte do desabafo do caríssimo José Correia, no (muito azul) "Reflexão Portista", sob o título "lampionices", e informá-lo que o meu estado de espírito actual situa-se no «8 ou 80».


3)

para quem ainda tiver interesse, segue, na segunda parte desta "posta de pescada, "a tal" resenha sobre o quotidiano azul-e-branco e igualmente com o que de "melhor" foi publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de hoje (2013-03-15), Sexta-feira, e ontem (dia 2013-03-14).
é logo a seguir ao símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...»...


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)






© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



para lá da capa acima, onde lanço o desafio de conseguires encontrar a referência ao nosso clube do coração; dos artigos de opinião "falta de Mundo" (do nosso caríssimo Rui Moreira, na sua rubrica habitual "PLENOS PODERES"), e do "o preconceito e o prejuízo" (de Paulo Teixeira Pinto); das soberbas declarações do «Mestre da Europa»; do consequente editorial "consequências de Málaga e de Bordéus" (da autoria do excremento (do) Delgado); do dossier dedicado ao FC Porto (que "vale" pelo seu todo, mas no qual não constam (i) uma análise às declarações de James e (ii) o devido rescaldo à partida no La Rosaleda); da "explosão" de Uli Hoeness, mesmo tendo o FC Bayern München passado aos quartos na Champions; das mais recentes declarações do d10s argentino, Maradona (a propósito da eleição de Francisco I, o mais recente Papa argentino), talvez recomende a visualização atenta do cartoon que se segue, por ser ilustrativa dessa lampiónica bazófia arrogante (porque perene de uma «gloriosa» Soberba) que já se (pres)sente, não só lá para os lados de Carnide, mas também para a Travessa da Queimada:



 © abola | Luís Afonso
(clicar na imagem para ampliar)




© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


para lá da capa acima, onde se (pres)sentem as lágrimas de crocodilo imensamente carpidas na Travessa da Queimada - mormente no editorial "o castigo do 'já chega'" (da autoria do belenense vítor serpa), nos artigos de opinião "que raio, FC Porto!" (do (in)suspeito santos neves), e "sobre presidentes, treinadores e filósofos" (com a chancela de "qualidade" lampiónica dO leonor pinhão), e no dossier dedicado ao FC Porto, talvez recomende a visualização atenta (e para desanuviar...) do cartoon que se segue, a propósito das últimas declarações do actual presidente da Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional:



© abola | Ricardo Galvão
(clicar na imagem para ampliar)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




3 comentários:

  1. Miguel, futebolisticamente falando, és um privilegiado, nascente em bom tempo, tempos de sucesso... Mas custou um bocado e só passa se amanhã, por volta das 20, a vitória for nossa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Está entregue. Custa-me tanto assumir isto, mas está. O jebus não vai cair na mesma ratoeira...

    Pusemo-nos a jeito.

    Mais uma noite mal dormida...

    ResponderEliminar


  3. caríssimos:

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos um enorme "melão" com a exibição deste último Domingo, ante o Marít'mo (vulgo «clube do guardanapo»).
    em vez de uma pérola, saiu-nos uma ostra mal-cheirosa...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons