segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

de uma semana (que certamente será) pintada em tons de encarnado...


 
© Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

e a "tal" boa notícia do dia é a de que o 5lV - de Vítor venceu o encontro ante o Paços de Ferreira. ou terá sido o inverso, i.e., terá o Paços de Ferreira «fucilitado» a sua derrota? depois de ter lido este comentário do "traficante de pneus", confesso que já não o sei...
adiante que se faz tarde e essa é (certamente) uma «cena que não me assiste».
a "má notícia" é que esta "posta de pescada"® será um testamento, pelo que a sua leitura requererá Tempo (e algum poder de "encaixe" também).

porque "o prometido, neste espaço de discussão pública (excepto para lampiões), não é de vidro"® eis que divulgo à saciedade a segunda parte da "posta de pescada"® de ontem, com "a tal" resenha do que de "melhor" foi publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de Domingo (2013-02-24), e também alguns "recortes" da sua edição impressa de hoje, Segunda-feira.
a razão encontra-se plasmada no post "começando a olhar o zbording vs. FC Porto", da autoria do nosso caríssimo dragão Vila Pouca, e com as quais concordo em absoluto:

«
Como vamos entrar na fase decisiva da época é fundamental ter a equipa "bem" - i.e., física e psicologicamente pronta e preparada para responder forte, e em condições de ser capaz de ultrapassar todos os obstáculos, e vão ser muitos!, que se apresentarem pela frente.
O primeiro é já no Sábado, frente ao zbording. O clube dos «698 títulos» (!!!) - perguntem ao Rui Oliveira e Costa que ele explica...-, vai ter do seu lado todos aqueles que fazem do anti-portismo primário a sua profissão de fé
Nesta semana vão aparecer as "bicadas" sem propósito: Jesualdo Ferreira será o maior e estará em destaque; os apelos à alma leonina serão aos montes; tudo e mais alguma coisa servirá, com o objectivo claro de mobilizar e motivar a equipa verde-e-branca, tornar os leões (que têm sido pouco "ferozes") em feras perigosas, capazes até, de derrubar o Dragão Invencível.
É portanto, importante que a equipa portista se prepare para um jogo de elevado grau de dificuldade, esqueça as fragilidades que a equipa de Alvalade tem dado mostras, encare o jogo com todo o respeito pelo adversário, jogando como se fosse o jogo do título.
E é bom também que se prepare para todo o tipo de provocações antes do jogo e no jogo; e quando olhar para algumas caras que certamente lhe serão desconhecidas, não as subestime, antes pelo contrário! que as encare como se estivesse a ver os mais badalados jogadores da Europa.
»
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


pois que, no meu entendimento, essas «bicadas» já principiaram.
explico.


  © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



para quem (ainda) não sabe, aquela é a capa do pasquim da Travessa da Queimada deste Domingo, em cuja edição impressa se encontra o último escrito de Paulo Futre sobre "os jogos da tortura".
depois de uma partida onde houve a marcação de duas grandes penalidades («indiscutíveis») a favor do FC Porto e no seu reduto - matéria, por si só, mais do que suficiente para o (re)lembrar em devido destaque -, eis que a redacção do pasquim em causa surpreende tudo e todos e chama à liça a "força" que subsiste no 5lV - de Vítor (e por "força" refiro-me àquela que o "olá joão" fez durante o encontro ante os alemães, a quem lhes foi sonegado um golo "limpo" mas do qual a totalidade da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão, fez por "esquecer").

contudo e quando considerava que iria haver uma imensa polémica em torno das tais grandes penalidades («indiscutíveis») a favor do FC Porto e no seu reduto, i.e., um imenso (porque «glorioso») falatório, eis que, no dossier de doze páginas (!!!) dedicado ao nosso clube do coração (o qual também inclui as crónicas da passagem da nossa equipa de andebol à 'final four' da Taça de Portugal e a do encontro de hóquei ante o Limianos), a redacção do pasquim em causa volta a surpreender:


 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


só achei curioso não haver qualquer referência a esse emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto"®".
desse "campeonato" e só nesta jornada, as mais recentes vítimas foram o Beira-Mar (próximo adversário para o campeonato) e o SC Braga (cuja equipa irá defrontar a agremiação de Carnide para a meia-final a contar para a a "ex-taça da bjeKa"®). até poderia "relevar" tais coincidências, mas não consigo, sobretudo porque não acredito nestas últimas e porque há uma escuta onde o Dumbo de Carnide (vulgo «o leitor») afirma (e cito de cor):
« Ouça lá, Major! Eu, neste momento... É tudo para nos roubar! ... Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó Major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer "isto" por outro lado... »

e, esta época, o "desespero" por novo e estrondoso falhanço é tanto, que o «"isto"» é às escâncaras, e só dele não se apercebe quem não liga "pevide" a Futebol e aos seus meandros...
é de facto muita «fruta»; tanta que são necessários «poços de petróleo» (com algum «» à mistura) para a conseguir e que o nosso FC Porto (efectivamente) não os tem - pelo que temo que nos possa acontecer o mesmo que fizeram ao hóquei portista na época transacta.
mas, como acredito que seremos fortes o suficiente para contornar «o Sistema» implementado, a conquistarmos o Tricampeonato, será de louvar também por o termos demonstrado e sempre contra catorze elementos nos nossos jogos mais os (pelo menos) outros quatro no jogo do adversário que irá defrontar o nosso rival na jornada seguinte.


 
© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



a imagem acima é a capa do pasquim da Travessa da Queimada da sua edição impressa desta Segunda-feira.
reparaste na sua "linha de continuidade" editorial? sempre em "tons encarnados" e com o mesmo «poderoso» adjectivo para a lampiónica agremiação do clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto. e ainda hoje é Segunda...

desta edição (da qual já não consegui arranjar um exemplar ao meio-dia, tal deve ter sido a "força" demonstrada pelo 5lV - de Vítor, que deixou os coisinhos dos lampiões ávidos pela sua leitura...), registei os seguintes "recortes":

«

50 golos para Jorge "Jebus", por rogério azevedo


[blá blá blá]

parece uma ninharia e para já até o é: diferença de golos.
mas, no final do campeonato, quando o vencedor se definir, pode acontecer como em 1977/1978, e que tudo gire em torno dos golos marcados e sofridos por FC Porto e 5lV - de Vítor.
para já e como vem acontecendo desde a 16ª jornada, os dragões levam vantagem nesta importante e eventualmente decisiva diferença: +39 para o FC Porto, +36 para o 5lV - de Vítor.

[blá blá blá]

»


já a crónica do jogo em causa, assinada por nuno saraiva santos, tem como título bombástico:
 « ninguém pára o 5lV - de Vítor...
que nem precisa de ser 'super'...
»

obviamente que dispensei a sua leitura...

depois e da conferência de imprensa do «catedrático» Jorge "Jebus", registei com particular interesse a seguinte passagem, sobretudo pelo teor da pergunta colocada:

«
pergunta:
acredita que o 5lV - de Vítor pode ficar isolado na próxima jornada, tendo em conta que o FC Porto joga em Alvalade?

resposta:
não estamos dependentes dos outros, pois temos de fazer a nossa obrigação. se não o fizermos, de que interessa o rival?
o FC Porto vai a um campo onde nós já fomos e, na altura, o zbording estava muito mais forte... agora, o zbording está a jogar com a equipa B... mas não vai deixar de ser um jogo difícil...
mas, não importa muito, pois também temos um jogo difícil em Aveiro, e antes vamos a Braga, para a Taça da Liga. estamos a pagar um pouco o preço de estar em todas as frentes... mas temos de dar resposta em todas as situações. até agora temos conseguido...

[blá blá blá]
o 5lV - de Vítor e o FC Porto são duas boas equipas, não só em Portugal mas em qualquer parte do Mundo. Noutros países está quase encontrado o campeão; só no campeonato português e no holandês é que ainda se está a disputar o primeiro lugar, o que revela o valor das equipas. cá isso não acontece... é sinónimo de qualidade.
»


para o final, deixo-te com "o melhor" que tive oportunidade de ler, da autoria do excremento (do) Delgado, que certamente está cá com uma destas "dores"... :

«

um futebol à beira de prescrever

Futebol sem adeptos nos estádios é para onde, cada vez mais, caminhamos.
[blá blá blá]

para cúmulo, as decisões da Justiça Desportiva estão a contribuir para o descrédito da indústria do Futebol e, um dia destes, prescreve a paciência dos adeptos e os dirigentes acabam a falar apenas uns com os outros, alheios a uma realidade que exige condições de vária ordem - da credibilidade da Justiça à verdade das arbitragens  [blá blá blá]
quem percebe as prescrições no caso do Boavista FC (que ainda fará correr muita tinta, acreditem!) sem que se refira o mérito da causa?
quem compreende a discrepância de interpretação dos Regulamentos entre órgãos colegiais da Liga e da FPF, no caso do FC Porto, na Taça da Liga?
[blá blá blá]
»


beijinhos e abraços nada «pasquineiros»,
muito menos «gloriosos» 

(mas sempre muito portistas)!

Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. E o... "tiki-taka" de hoje!

    Estive perto da morte por asfixia por estar tanto tempo a rir... Não me façam mais estas coisas que isto faz-me mal à saúde!

    ResponderEliminar
  2. "já a crónica do jogo em causa, assinada por nuno saraiva santos, tem como título bombástico:
    « ninguém pára o 5lV - de Vítor...
    que nem precisa de ser 'super'... »"

    Pára a Académica. Ah! Não, foi quase. Houve um penalty indiscutível (como todos os que são a favor da agremiação).

    Aí já não são super, os outrros é que são primários... O recado de MST a Bagão Felix diz tudo! Mas eles super como são e com as palas bem colocadas não param por nada, nem para pensar antes de falar!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons