quinta-feira, 11 de outubro de 2012

dragão de ouro: "C."


 © Google


entrei lá na casa onde mandam por casualidade. mas gostei. muito! 
encontrei tudo muito sóbrio, muito arrumadinho, com muito bom gosto. nada de "pechisbeques" foleiros e/ou quinquilharia barata - mesmo que por lá se encontrem alguns (poucos) artefactos onde a cor vermelha predomina.
e se não houve um motivo principal para a minha primeira visita, o mesmo já não posso afirmar sobre as que se seguiram. desde que (re)li a prosa "sobre os adeptos pipoqueiros" - para mim, uma das suas "postas de pescada"® predilectas -, fiquei fã. e desde esse ido mês de Março de 2010 que sou visitante regular de um espaço de discussão pública que recomendo vivamente.
e, de todas aquelas, o escrito "aos jogadores do FC Porto" continua a ser o supra-sumo de como bem redigir uma mensagem que se pretende que seja eficaz e que chegue ao(s) destinatário(s). o que penso que terá acontecido, tomando em linha de conta as inúmeras partilhas do dito nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.
e assim foi que já são famosos, tendo sido recomendados numa rubrica do jornal da manhã da SIC NOTÍCIAS.
se ainda não adivinhaste qual o blogue a que me refiro, confesso, desde já, que é o "lá em casa mando eu", cujos administradores são um casal simpático: a "C." e o "M.".
(torna-se óbvia a identificação das suas preferências clubísticas)


portista dos quatro costados "nesse maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, (pres)sente-se nos seus escritos escorreitos que vive intensa e apaixonadamente o nosso clube do coração, que o defende com muito carácter e de forma acérrima ante quem o ataca, e sempre com muita Educação e elevação Moral.
assim sendo e sem mais delongas, na rubrica "binte perguntas a..." - os "dragões de ouro" deste espaço de discussão pública - a ilustre convidada deste mês é a caríssima "C." - a primeira portista (de muitas adeptas indefectíveis que as há) da referida rubrica.

faço votos sinceros para que também desfrutes desta minha alegria em poder partilhar contigo alguns dos seus pensamentos sobre o quotidiano azul-e-branco e que, como eu, te deixes surpreender com alguns dos factos contidos na entrevista que se segue.
é logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas"®, em «ler mais» ;)


beijinhos e abraços (muito azuis-e-brancos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)








binte perguntas a… "C."


I. dados biográficos (gerais)
nome: Catarina P. | "C."
data de nascimento (mês, ano): Novembro de 1986

signo do Zoodíaco: escorpião

naturalidade (Concelho, Distrito)
Porto (Porto

residência (Concelho, Distrito):
Lisboa (Lisboa

área de actividade profissional:
jornalismo
estado civil: solteira        

nr. de rebentos: zero

II. entrevista

1. podes explicar a quem ainda não te conhece e "partantos" não lê os teus posts, no “lá em casa mando eu”, como surgiu o teu interesse pelo mundo (ainda muito masculino?) da bola, da redondinha, da chichinha?
Os culpados foram os meus pais. Era difícil não me interessar por este mundo com eles constantemente a verem jogos, a falarem disso, a obrigarem-me (através de estímulos positivos, claro) a ser uma adepta fanática pelo FC Porto. Depois foi uma questão de gosto mesmo.

2. e foste muito gozada e/ou apontada na Escola por teres uma paixão que te poderia indiciar como uma “maria-rapaz”? se a resposta for afirmativa, quem te gozava mais: os meninos, as meninas ou «ambos os dois» sexos?
Nunca fui uma maria-rapaz. Fui uma menina-rapariga, como todas as outras: usava vestidos, brincava com Barbies e apaixonava-me por cantores foleiros.
O gostar de futebol foi uma característica que todos os meus amigos e as minhas amigas compreenderam muito bem.

3. ainda te lembras da primeira vez que entraste num estádio de futebol? 
e já agora: qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
Não me lembro porque era mesmo muito pequena e quando perguntei o mesmo aos meus pais, também eles já não se recordavam.
Há indícios de que tenha sido um FC Porto vs. Salgueiros qualquer...

4. qual a primeira recordação – a mais imediata – de “estar”, de “sentir o pulsar da turbe” no saudoso Estádio das Antas? justifica a resposta.
Guardo com carinho a imagem de um senhor que se sentava na Arquibancada, muito perto de nós e que passava o jogo a dar indicações aos jogadores, de pé, como se do treinador se tratasse. Ele não berrava, atenção! Estava isso sim convicto de que aqueles seus pequenos apontamentos seriam fundamentais para a equipa.
O Estádio das Antas tinha, muitas vezes, menos espectadores do que os dos "outros"; mas tinha mais “pessoas”, mais “personagens” interessantíssimas. Como todos os portistas, tenho muitas saudades...

5. à data [Setembro de 2012], qual foi o melhor desafio de futebol que assististe “ao vivo e a cores” e que nunca esquecerás? porquê?
[não contam para esta estatística as partidas televisionadas, ok?]
A final da Taça UEFA, em Sevilha. Pelos adeptos, pelo jogo, pelo resultado, pela primeira experiência de ver o meu clube a ganhar na Europa.
Gelsenkirchen e Dublin, não sei muito bem porquê, não tiveram a mesma magia. Quem lá esteve, em Sevilha, sabe do que falo.

6. sei que parece (e é!) um cliché e que o poderemos “julgar” pelos comentários que recebes nos teus postsno “lá em casa mando eu”, mas como é ser-se portista em Lisboa? qual a estória mais curiosa e/ou divertida e/ou sui generis que guardas para o ilustrar convenientemente?
É engraçado que não me sinto nada como uma portista de Lisboa. A minha vida continua quase toda no Porto e faço por ir lá tantas vezes que nem sequer mudei a morada do cartão de sócia para ficar mais barato. O dia-a-dia pode ser mais estranho, porque dou por mim a ser a única do prédio a gritar um golo contra um qualquer rival de Lisboa, mas também pode ser mais divertido, porque tenho finalmente com quem gozar.

7. concordas com a actual política de Comunicação do FC Porto (sobretudo para o “exterior”) – nomeadamente com a aquisição do “Porto Canal”? porquê?
Não tenho uma opinião formada sobre isso.

8. qual a tua douta opinião sobre o sítio oficial do clube na Internet? e sobre a sua página oficial no "faceboKas"®? são paragem obrigatória para ti? porquê?
Sinceramente, não. Talvez pela minha profissão, procuro informação noutros locais.

9. no teu posta bola, nunca mais”, escrito em Maio último, termina-lo apelando às hostes bicampeãs nos seguintes termos: «Campeões, façam como eu: deixem de ler a "A Bola"» [vulgo pasquim da Travessa da Queimada].
ainda assim é, ou já reconsideraste - nem que seja para te inteirares do que escrevem os articulistas mediáticos afectos à cor azul-e-branca? 
Eu sou uma mentirosa. Continuo a ler "ABOLA" porque tem bons jornalistas e, às vezes, boa informação. Isso foi um desabafo devido ao assunto em questão no post.

10. decorrente das perguntas anteriores, pergunto-te se concordas com este clima de “contra-informação” entre os dois principais clubes nacionais da actualidade – clima esse fomentado por guerras de comunicados e/ou agendamentos avulsos de conferências de Imprensa? 
justifica a tua resposta.
Claro que não concordo. Acho de um terrível mau gosto que o meu clube desça ao nível de certas provocações.
FC Porto é o clube com melhor palmarés do país e domina o futebol português, não precisa de andar constantemente em guerra com alguém. Dito isto, claro que há momentos em que não nos podemos vergar. Temos de estar sempre atentos e de nos defender (com estilo, por favor) dos que nos tentam abalar.

11. sobre o actual “estado de graça” e sobre o quotidiano do nosso clube do “coraçom”: 
como avalias a qualidade do nosso plantel principal de futebol? por exemplo, consideras que existem lacunas? quais são elas (a existir)? e quais são as suas principais virtudes? quem é a "estrela mais cintilante"? justifica as tuas respostas.
Preocupam-me algumas falhas, como a falta de médios ou a falta de alternativa ao ponta-de-lança.
Quanto à estrela, embora me custe usar a palavra para este jogador, penso que Lucho Gonzalez é praticamente unânime entre os adeptos.

12. primeira série de cinco rapidinhas e sobre os jogadores que constituem o nosso plantel sénior de futebol profissional:
i) quem é o “gajo mais melhor bom”?  
ii) quem tem o melhor par de pernas? 
iii) quem tem o sorriso mai’ lindo deste Mundo? 
iv) quem é o “tipinho mais metrosexual”? (pode parecer uma pergunta em tudo idêntica ao ponto i), mas não o é) 
v) quem tem o melhor rabinho?
Não me leves a mal, mas prefiro não responder a estas perguntas porque penso que as respostas contribuiriam para aquela ideia de que as mulheres só estão interessadas nessas coisas :)

13. e porque “falamos” de Futebol, uma pergunta muito directa: 
qual a tua opinião (sincera, franca, aberta) sobre o actual treinador da equipa principal de futebol. 
[estás à vontade para dissertar; este espaço já é conhecido pelos testamentos ;) ]
O actual treinador da equipa principal de futebol é campeão nacional. Venceu o título num ano muito difícil para o nosso clube e este ano parece-me que até melhorou nalguns aspectos, como na comunicação à Imprensa.
Não acho que seja o melhor treinador do mundo e custa-me que os jogadores vão mudando e não haja capacidade e engenho de adaptar a equipa ao plantel; mas também não sei suficientemente de Futebol para apontar uma alternativa melhor.

14. na tua douta sabedoria de “profissional olheira técnica de bancada e/ou sofá”:
(i) Jackson Martínez está talhado para jogar num esquema táctico como o do FC Porto (1-4-3-3-)?
Claramente! Jackson tem uma técnica acima do normal para um “matador”, mas continua a mostrar que não deixa de ter objectividade para com a baliza. Para já, sou fã. 
(ii) Kléber tem mesmo margem de progressão para não ser um novo Hélder Postiga?
Não percebo o que se passa com Kléber e espero que brevemente alguém o perceba. 
(iii) Iturbe é de facto o novo Leo Messi?
Não, claro que não. Messi só há um, e qualquer um dos comuns mortais ainda tem de "comer muita sopa" para sequer ser equiparado ao melhor jogador do mundo.
Mas, parece-me que, ganhando juízo, pode ser um bom jogador. 
(iv) James é para “encostar à linha”, ou é para deixar a sua criatividade à solta como “10”?
James é um óptimo jogador e, para já, mostrou que sabe fazer as duas posições. Percebo o que o treinador explicou sobre o problema da posição 10, mas também há que ter em conta o prazer que o jogador parece ter nisso. 
(v) haverá Vida para lá de Hulk?
Claro que sim! Os jogadores passam, o clube fica.

15. o que se te apraz escrever sobre a «suspensão» (que não término definitivo) do basquetebol sénior do FC Porto, sem que os associados tenham sido convidados a se pronunciar e, sequer!, tenham sido informados de tal pelas vias próprias (que não incluem notícias no pasquim da Travessa da Queimada)? 
[bem sei que a pergunta aponta para uma tendência de resposta, mas a culpa é minha por ficar demasiado emotivo com este tema]
Fiquei muito triste com a notícia, embora eu nem seja uma adepta exemplar das modalidades.
Preocupa-me imenso que se tenha deixo a situação financeira do clube chegar a isto.

16. face aos acontecimentos mais recentes – vide a rubrica lampionagens” -, achas que é uma “teoria da constipação” ou o 5lb tem mesmo uma política de justiça e de (im)parcialidade diferente dos demais adversários na Liga? 
no teu entendimento, qual(ais) a(s) razão(ões) para que tal esteja a acontecer? 
O problema é que o benfica continua a ser o clube com mais adeptos em Portugal e neste país há quem prefira agradar às maiorias do que fazer um trabalho justo e eficaz.
Mas também acho que ser do FC Porto é precisamente lutar contra isso todos os dias, vencendo e continuando a vencer.

17. tendo presente todas as “peripécias” em torno das últimas eleições presidenciais para o Sporting CP e do que por aí virá, a propósito da eventual sucessão de Luís Filipe Vieira, o Orelhas, a si próprio, para presidir à lampiónica agremiação de Carnide, pergunto-te: temes que o mesmo possa acontecer quando Pinto da Costa abdicar de concorrer à presidência do nosso clube? porquê? sustenta a tua resposta com três razões/factores principais.
Não gosto de imaginar cenários, cá estaremos para ver o que acontece nessa altura, daqui a muito, muito tempo, de preferência.

18. esta pergunta também é recorrente neste tipo de entrevistas. 
das seguintes opções, descreve o teu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do nosso clube do coração? 
[só pode ser uma opção. selecciona-a a negrito, por favor]
a. – não durmo direito nessa noite 
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos – M. incluído (e sobretudo) 
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei  
d. – extravaso o meu sentimento na Redacção, enviando e-mails aos colegas de profissão mas adeptos de outros clubes rivais, com umas quantas “verdades” 
e. – vou correr/passear em passo acelerado para Cascais, para gozar indecentemente (com) as “tias” 

19. à data [Setembro de 2012] e na tua opinião, qual o melhor onze de jogadores que envergaram a camisola do FC Porto, qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores», e qual o melhor treinador que passou pelo clube?
[podes “seleccionar” jogadores nacionais e/ou internacionais
Nunca pensei nisso e sou muito nova para avaliar o melhor onze de sempre :)
Mas o melhor de sempre é fácil: Vítor Baía :D

20. és visitante regular do TOMO II  [sê sincera :) ]?
se não o és, pergunto-te: porquê? se és, peço-te o favor de indicares um aspecto positivo e um aspecto (ou mais do que um) que gostasses de ver corrigido.
Não sou visitante regular, e peço desculpa por isso.
Apesar de gostar imenso de escrever, não sou muito frequentadora de blogues, pelo menos assiduamente. Mas o M. vai-me contando tudo o que se passa na blogosfera portuguesa.

21) não há. chegamos ao FIM! ;)
MUITO OBRIGADO! pela sua colaboração.
espero que a entrevista tenha sido do teu agrado ;)



4 comentários:

  1. Obrigada pela atenção, vamo-nos vendo pela bluegosfera então!

    ResponderEliminar
  2. Gostei. A tua pergunta acerca das pernas e dos rabinhos dos jogadores é que me pareceu a tender para o abichanado. Até já.

    ResponderEliminar
  3. @ C.

    não!
    eu é que te estou grato por gentilmente teres acedido ao convite.
    estava com fezada que seria aceite, mas também houve "os outros" cinquenta por cento da probabilidade...

    felizmente correu tudo bem, e já mais de quatrocentas pessoas conhecem um pouco melhor o teu portismo.

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. @ doctor J.

    é complicado "meter-me" na pele do pensamento feminino ao ver um jogo de futebol.

    felizmente que tudo dá a entender que a "C." percebe o que é um fora-de-jogo :D

    penso que me fiz entender, ou não? :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons