quinta-feira, 28 de junho de 2012

de um «pulha (pidesco?)»...

© youtubiu.com | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

eu bem que resisti à tentação de "dar voz" à lampiónica abécula acima, que decididamente (não) embeleza este post. mas, tal como já o fiz num Passado recente, e porque o indivíduo afirmou é grave, e há que denunciar o que os apologistas da verdade desportiva escamoteiam da Sociedade nos momentos em que os holofotes da (abjecta) Comunicação Social lusa estão direccionados para outras contendas, resolvi dar-lhe os (imerecidos) cinco minutos de fama neste espaço de discussão pública.

o que a seguir reproduzirei - e na firme convicção de que não estarei só -, tive conhecimento através de um comentário do "nightwish", no "Reflexão Portista", à "posta de pescada"® "PIGS continuam no Euro".
a minha curiosidade conduziu-me ao blogue "aventar", do Ricardo Santos Pinto, e ao seu polémico escrito "Autárquicas em marcha: Porto 2013 – Somos Menezes (um anti-portista na liderança da campanha de Luís Filipe Menezes)" - com direito a desmentido de um assessor do quase-gabinete do quase-semi-candidato-a-presidente-da-Câmara-Municipal-do-Porto e tudo!
também fiquei a saber que o palonço lá de cima, com fortíssimas ligações à (dita) «gloriosa» equipa lá para os lados de Carnide é, desde Abril de 2011, «administrador» da Cunha Vaz & Associados - empresa de comunicação com o Sporting CP como um dos seus clientes preferenciais (!!!).
e que, muito provavelmente, terá partido de diligências suas, a divulgação do boato de que Domingos Paciência teria um acordo com o FC Porto para assumir o cargo de treinador principal na época desportiva que se avizinha.

portanto, o que o lampiónico e quase-provável-bufo-indigente-de-espírito, Luís Lemos de seu nome, afirmou impunemente, a 08 de Junho último, num "órgão de comunicação" da agremiação de Carnide foi:

«

[...]
É habitual meter-se tudo no mesmo saco, e dizer-se que, nestas situações, não há inocentes. Eu continuo a defender que há uma distinção clara: enquanto em Lisboa ocorrem casos muito mais individualizados e de certa forma anárquicos (e, já agora, normalmente punidos), na cidade do Porto existe uma espécie de milícia que parece actuar de forma metódica, organizada, orquestrada e impune.
Além de que o tipo de ódio de uns e outros é substancialmente diferente (só não vê quem não quer), tendo, a Norte, uma forte componente de sectarismo regionalista - que o alimenta e o agrava.
Independentemente do que possamos teorizar sobre isso, há outra verdade que me parece factual: o ódio e a violência foram trazidos para o Desporto Português por Pinto da Costa, com o seu permanente e provocatório cinismo (eufemisticamente apelidado de "ironia").
Acredito que esse ódio e essa violência irão desaparecer quando o actual presidente do FC Porto desaparecer, também ele, do Desporto. Portanto, se alguém quiser encontrar um culpado dos incidentes do Dragão, e de todos os que ocorreram nas últimas décadas (emboscadas na A1, produtos tóxicos nos balneários, agressões a jornalistas, técnicos e autarcas, cânticos insultuosos, bolas de golfe, corrupção, intimidação de atletas, etc), é bastante fácil. Ele tem um rosto, e tem um nome. É o denominador comum a todos esses episódios. É a causa primeira e última de todos eles. É, ele sim, o provocador cimeiro deste País.

»


mais do que o "receio" de que este energúmeno possa vir a ocupar um hipotético lugar, num eventual elenco camarário, na minha cidade natal - quem já suporta Rui Rio há oito anos está vacinado... -, o que não admito é que este «pulha (pidesco?)» - para me apropriar de uma fala de um imemorial sketch do Herman José - avente que o nosso grande presidente é o instigador de todo o mal no Desporto Nacional.

o que o (provável?) bufo se "esquece", é que há elementos (com grandes responsabilidades) no seu clube do coração, dito «glorioso», que têm comportamentos que em nada dignificam o Desporto, e muito menos engrandecem a Instituição centenária para a qual trabalham.
desde o Ruizinho dos túneis, até ao «catedrático» da chiclete, passando pelo seu muito presidencial presidente, e mais recentemente o artista de basquetebol que gosta de indicar o caminho do seu sucesso, já para não referir a inqualificável alarvidade do seu seccionista de hóquei em patins - todos estes lamentáveis factos ocorreram na época desportiva 2011/2012.
mas em 2010/2011 também os houve: desde as abjectas declarações de Pragal Colaço (apelido curioso e que dá para "brincar" com a forma como se pronuncia... "cú lasso"... curioso...) até ao se desejar a morte em directo.

enfim... as "virgens ofendidas" teimam em atirar pedras aos telhados dos seus vizinhos, ignorando que possuem "telhados de cristal".
ai como eu detesto «fascizóides»...

ps (seleccionável):

a selecção (que não é) «de todos nós» perdeu o acesso a mais uma final de um Europeu da modalidade - intimamente desejada, mas à qual nunca acreditei (sequer na sua passagem da fase de grupos, onde "a morte" esteve sempre à espreita).
como tal, só se deverá estar orgulhoso da campanha ora finda, apesar do amargo de boca de termos claudicado ante a actual selecção campeã mundial e europeia, depois de uma partida onde não fomos inferiores no futebol praticado e (inclusive!) nos demos ao luxo de jogar sem um avançado-centro eficazmente letal.

assim sendo e pese embora todos os seus condicionantes condicionalismos tácticos e afins, Paulo Bento teve muito mérito e está de parabéns!
(não nos deveremos esquecer da forma como "pegou de caras" numa equipa, a todos os níveis, de rastos, apurou in extremis um apuramento para a fase final de um Europeu no qual não se acreditava, qualificou-a entre as quatro melhores daquela mesma fase final e estilhaçou o "mito Scolari". eu não o esqueço, apesar de ser bastante crítico da selecção (que não é) «de todos nós»).

para finalizar, duas (breves, singelas, inocentes mas pertinentes) perguntas e uma observação:

pergunta 1)
tendo em linha de conta que, como Equipa, todos os jogadores deverão estar de parabéns, porquê esta (abjecta) capa?

© um lixo tóxico

pergunta 2)
« Nelson Oliveira, jogador do 5lb ».
porquê esta deferência e irritante referência em todos os jogos?
(e já agora, alguém deu pela presença do jogador em causa na partida de ontem?)


observação a)
«
O diário desportivo italiano Gazetta dello Sport também destacou a decisão de deixar Cristiano Ronaldo para o fim da lista de marcadores dos penáltis: "Fàbregas marcou o quinto penálti para a Espanha e assim Ronaldo não pôde bater o seu. É sempre uma péssima ideia meter o teu melhor marcador no último lugar da lista, sobretudo quando o adversário começa a série de penaltis", lê-se no diário transalpino.
»

beijinhos e abraços (muito, mas mesmo muito indignados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

sugestão musical: Trabalhadores do Comércio, «chámem a pulíssia»

4 comentários:

  1. Um atrasado mental com tempo de antena?

    Vá lá, vai! Prefiro «gajas»!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. @ Rui Anjos

    pois...
    no primeiro parágrafo do (extenso) post (in)tento justificar-me pelos cinco minutos de fama que (benevolamente) concedi à abécula em causa.

    mas, estou com o Rui:
    prefiro "gajas" ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. O Bruno nunca devia ter ido marcar aquele penál... Acho que só o vi uma vez a marcar, e dessa vez tirou-nos dos quartos de final da Champions contra o Schalke (ele e o menino quaresma). O que se passa é que todos se cagam na altura da escolha dos nomes e ele não é gajo para se encolher, mas viu-se logo que estava em pânico... Foi pena. Agora é confirmar o Jackson Rodriguez de uma vez, porque já chega um ano sem avançados, não há adepto que aguente.... Até já

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons