terça-feira, 19 de junho de 2012

do (não) saber perder...

 
© Google | Miguel Lima (Tomo II) 

«


From: Domingos Amaral

To: Pinto da Costa


Caro Pinto da Costa,

O padrão repete-se: o seu FC Porto perde um jogo e acaba tudo à estalada. No túnel da Luz, foi assim, com Hulk na molhada; agora, no final de um jogo de basquetebol, mais balbúrdia e bastonadas. 
Depois, nasce a narrativa habitual: a culpa é sempre dos benfiquistas. No túnel foi dos seguranças, no pavilhão de Carlos Lisboa
Segue-se o espectáculo do costume: ciclos de violência verbal e comunicados cheios de fel, de parte a parte.

Devo dizer que estes exercícios folclóricos e musculados de machos não me excitam. 
O que me interessa mesmo é perceber porque é que isto se passa sempre que o seu FC Porto perde. A maior parte das pessoas tem tendência a dizer que o seu clube «não sabe perder». É verdade. No entanto, ao contrário de muitos, não considero tal característica um defeito, mas sim uma qualidade.
A derrota é a “zona de desconforto” do seu FC Porto, um estado onde o clube se sente profundamente mal e, quando acontece, alguém tem de pagar por isso. Ora, este comportamento só existe porque a vontade de ganhar é tão elevada e tão intenso o compromisso com a vitória, que qualquer derrota é sempre traumática, ao ponto de só se conseguir ultrapassar através de explosões de agressividade e violência.

“Não saber perder” pode chocar muito as mães e ser mal visto pelos bem-pensantes, mas é a manifestação de uma atitude competitiva poderosíssima e de uma cultura de vitória entranhada.
Saber perder, no FC Porto, é já começar a perder. Julgo que o senhor é o principal criador desse espírito, e acredite que o admiro por isso. Só no dia em que o 5lb e Sporting chegarem perto desse desejo louco pela vitória, é que serão capazes de derrotar o seu FC Porto mais vezes.

»

fonte: um sítio rasca e muito "tóxico"
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


... e do não saber ganhar:






© youtubiu.com | Miguel Lima (Tomo II)



© youtubiu.com | Miguel Lima (Tomo II)



... e da NORTADA do dia:


 


«

»



caríssima(o),

se sobre o escrito do senhor que gosta de se encostar às paredes, publicados num lixo tóxico que eu cá sei, estamos conversados - pelas hiperligações nele inseridas e pelas imagens (concludentes e mais do que óbvias) que se seguem ao dito "texto" -,  já sobre a NORTADA publicada na edição impressa de hoje, no pasquim da Travessa da Queimada, da autoria do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "afinal, a bola entra!", destaco o excerto acima - e para o qual basta clicar em cima para se ler melhor.

acho que, de tão explícito que é, mais comentários (da minha parte) serão desnecessários, por que repetitivos, redundantes e supérfluos.

para finalizar, um (breve) parêntesis para te informar que as dificuldades técnicas mantêm-se.
mas e para manter os (bons?) hábitos deste espaço de discussão pública, fiz jus ao dito "quem não tem cão, caça com gato", pelo que agucei o meu engenho e (in)tentei descobrir alternativas (igualmente válidas e muito azuis). 
faço votos para que (também) sejam do teu agrado.


beijinhos e abraços (bicampeões)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)