quarta-feira, 4 de junho de 2014

«cago no Quaresma?»


© google | Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


«


exmos senhores
vítor serpa e fernando guerra,

como já o deverão saber, mormente desde Maio de 2012 - momento do meu primeiro 'e-mail' -, o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Portocaso ainda não estejam recordados da minha pessoa, sou o "chato do gajo do blogue Tomo II"... exacto!, esse mesmo.

pela presente mensagem, apresento-vos uma pertinente reclamação, enquanto vosso cliente - pois que leio o vosso "jornal" e amiúde visiono o vosso "idóneo" canal de televisão.
a mesma refere-se ao sucedido com o vosso sabuj... "jornalista" andré neto de oliveira, num directo de Óbidos, na passada Quinta-feira, dia 29 de Maio, quando proferiu, para todo o Portugal (e não só) ver e ouvir: «cago no Quaresma?!»

certamente que e no meu entendimento, mais do que a lastimável expressão proferida por aquele vosso "jornalista", condena-se sobretudo a ordem recebida da 'regie', para "ignorar" a incómoda questão de Quaresma não ter sido convocado, a qual motivou aquela "pergunta de segurança" em modos que... enfim... deveriam envergonhar todos os profissionais envolvidos - repito: que não só o "jornalista" andré neto de oliveira
aliás, este episódio decorre de outros tantos, com a "particularidade" de incidirem sempre sobre o quotidiano noticioso azul-e-branco e amiúde dos seus atletas. para quem tem seguido as vossas emissões, certamente que tão cedo não se esquecerá do final de emissão da transmissão do jogo de andebol entre o 5lb e o FC Porto, a 19 de Abril último e das "arrepiantes" interjeições do locutor de serviço; ou daquela 'flash interview', no final do encontro de Braga, ante o ABC, para a mesma modalidade, com perguntas pré-concebidas i.e., com perguntas de pacotilha previamente encomendadas, nomeadamente da «pressão» para o último jogo, onde defrontaríamos o... 5lb.

assim sendo e pelo exposto, a minha reclamação é a que se segue:
lamento, lastimo e repudio profundamente que os srs., enquanto responsáveis máximos pelo órgão de comunicação em causa, e os "jornalistas" que trabalham sob as vossas ordens, à data de hoje (2014-06-03), cinco dias depois do sucedido, ainda não se tenham dignado a emitir um pedido público de desculpas ao visado naquele episódio que muito vos (des)prestigia - um atleta profissional e internacional luso senior por 35 vezes.


para finalizar e sem vos querer tirar muito tempo, lanço-vos duas rápidas perguntas às quais, não nego, agradeceria uma resposta da vossa parte:

pergunta 1)

não acham que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, compram o "jornal" que V. Exas. tão «gloriosamente» editam todos os dias e que também assistem às emissões do vosso canal de televisão, voltados sobretudo para o público alvo da agremiação de Carnide (vulg5lb), considerem que quem trabalha para o pasquim da Travessa da Queimada não são mais do que uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, sendo seus autênticos pés-de-microfone e que não passam de uns verdadeiros "invertebrados", cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, são diária, quotidiana e (lá está) «gloriosamente» ignorados?

pergunta 2)

perante tantos "atropelos" ao Código Deontológico da vossa profissão e sobretudo, perante tanta discriminação para com Futebol Clube do Porto - à história e prestígio do clube, dos atletas e dos seus demais profissionais -, não consideram que seria legítimo que o clube da InBicta, na próxima época desportiva, em todas as modalidades em que estivesse envolvido, não só vos fizesse um 'blackout' informativo como também vos impedisse de frequentar as suas instalações?


hão-de convir que são duas perguntas pertinentes e que se focam sobretudo no devido contraditório de matérias que o "jornal" que editam diariamente tem abordado de um forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente.
também terão que concordar que as vossas respostas a estas questões, a acontecer, permitirão elucidar os leitores afectos aFutebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que o voss"jornal" insiste que «não é diferenciado».

despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em todas as minhas mensagens, por ser algo em que acredito:
« sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista; se for comparado com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto "são 'peanuts'"...mas, também compreenderão que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o voss"jornal" "brinda" os leitores afectos aFutebol Clube do Porto diariamente... »


somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


o administrador do Tomo II
Miguel Lima

»



[às 13h33m, de 04 de Junho de 2014, os visados no e-mail em questão, enviado no dia de ontem (também para as redacções de outros pasquins e de outros "jornalistas" da nossa praça), ainda não se dignaram elaborar uma qualquer resposta.]



7 comentários:

  1. Boa tarde Miguel! É um regalo lê-lo. Agradecia que qualquer resposta que obtenha(s) :) ,partilhes...
    Ainda temos uma TP em Hóquei e títulos em escalões secundários nas mais variadas modalidades para conquistar. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria ainda que o nosso clube tomasse conhecimento e atenção relativamente a pergunta 2...Abraço.

    ResponderEliminar


  3. @ João

    antes de tudo, muito obrigado! pela visita e pelas tuas gentis palavras!. portanto, obviamente que prezo muito o tratamento informal :D

    depois, muito obrigado! pelo elogio - que ficou registado com imenso agrado.

    depois ainda, deixei-me de "pruridos" com o envio destes e-mails, inspirando-me no blogue "os emails do João" - um teu homónimo.

    entretanto, se clicares na etiqueta "e-mail aberto à comunidade" paerceberte-ás de que, dos e-mails enviados para o nosso clube do coração, o (ensurdecedor) silêncio é o que mais impera. infelizmente. portanto, desculpa-me mas não irei perder tempo a enviar as minhas reclamações para quem não me lê, de todo. o mesmo já não afirmo dos visados na "posta" em causa, pois que, em conhecimento oculto, envio-o para muitos mais destinatários - inclusive do pasquim da Travessa da Queimada...

    por último, fico à espera de mais comentários teus :D
    (tenha eu a força necessária para prosseguir com este "trabalho")

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Miguel, acredito que seja desolador eles não responderem a nada...Também me deixa triste cada vez que vou a site do nosso clube, o FCPorto, esse que tantas alegrias nos deu, dá e dará e ver que não passa de um site banal...Custava muito detalhar todas as competições em que aqueles que carregam o nosso símbolo participam? Isto é: O que venceram O juniores de Andebol? E os infantis de Hóquei? E Em Voleibol, o que já vencemos? Quando? Em que lugar ficou a equipa principal de Futebol na época X? Em quantos jogos oficiais participamos esta época? Quantos títulos temos em Futebol, Hóquei, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Natação, etc...Em que escalões e em que anos? Vou eu fazendo a minha tabela em excel...Abraço...E força para continuares!

    ResponderEliminar
  5. É realmente interessante ler tudo o que aqui o amigo Miguel escreve e transmite. Mantendo luta que encetou na defesa do F C Porto, como que bramindo espada contra os infieis...
    O clube devia ter atenção nestes exemplos.
    Na extensão do tema, todos aqueles que se refugiam na frase (referida no título e que se tem ouvido e lido nas mais diversas formas e feitios), frase essa mais própria de WC, deviam ir peça sanita abaixo!

    ResponderEliminar
  6. Claro que essa corja não responde!
    Também tanto quanto sei é apenas um blogue aquele que os critica e pede explicações!
    Que tal se em vez de um blogue que tem o peso que tem fosse um canal de televisão a classificar essa escumalha?
    Assim sei lá um canal qualquer por exemplo o Porto canal!!!
    Que eu saiba e peço desculpa se estou errado o dito canal não se manifestou!
    Se o fizesse esses filhos da puta se calhar sentiam-se desconfortáveis e teriam uma reacção!Não sei se calhar não pois a lata dessa escumalha não tem medida!
    Quero com isto dizer que se calhar temos o que merecemos como qualquer corno manso!
    Foda-se passamos a vida a ser enxovalhados e não vejo ninguém com responsabilidades neste clube a dar um murro na mesa!

    ResponderEliminar


  7. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ João
    é como (bem) escreves: é desolador. e, se tens feito esse apanhado, mesmo que em excel, é de louvar, pois que estás mais habilitado do que muitas(os) de nós, que desconhecem muita da história das modalidades do FC Porto.
    deixo-te a minha sugestão de fazeres chegar essa pertinente informação - em jeito de reclamação/sugestão -, junto dos maiorais do clube. acredita que haverá quem a lerá (apesar de a resposta poder demorar).

    @ sr. Armando Monteiro
    obrigado! pelo elogio. partindo do sr., ainda fico mais embevecido :D
    e, citando alguém que nos é muito querido, «todos somos poucos nesta luta desigual»

    @ condor
    estou completamente de acordo contigo e com o teu desabafo. e é claro que infelizmente e no Presente, não poderemos contar com o "torto canal" para defender os interesses do clube. desconheço as razões para tal e por muito que as lastime e repudie. acreditemos que outros «amanhãs cantarão»...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons