sexta-feira, 20 de junho de 2014

jornalismo de quê?! [com 'brasão abençoado']


© google


caríssima(o),

já sei que estamos naquela "alface da época"® que se designa por 'silly season', pelo que há que ter paciência.

bem sei que estamos naquela "alface da época"® que se designa por defeso, pelo que, mesmo em época de Mundial de Futebol (e sobretudo por esta razão), há que aguentar a ausência de notícias em relação ao quotidiano azul-e-branco (e desde que não envolvam os jogadores seleccionáveis, presentes no Brasil)...

também sei que, porque estamos naquela "alface da época"®, não há muita pachorra para tanto histerismo patriótico a "roçar" o mais bacoco, o mais patego, o mais pacóvio, que há em "muito boa gente" - a mesma que não compreende o Futebol, critica quem o apoia e só o defende pela via dos interesses da "equipa que decididamente não é de todos nós"®, porque a consideram um «elemento agregador da portugalidade». aliás, o único e mais importante ícone dessa portugalidade...

mesmo assim, ele há "coisas" com as quais eu não consigo deixar passar ao largo, utilizando este espaço de discussão pública para as partilhar contigo, em jeito de desabafo.
no dia de hoje, Sexta-feira, refiro-me à forma como o pasquim da Travessa da Queimada "dá à estampa" as mais recentes declarações do mal-amado Jorge Fucile, em jeito de «conversa» ao "menos futebol", e que se reproduzem na imagem abaixo:

(clicar na imagem para ampliar)



portanto e para que conste, para a redacção do pasquim em causa, Jorge Fucile, atleta profissional do FC Porto até 30 de Junho de 2014, apenas proferiu que «não fico no FC Porto e em Portugal também não. Onde vou jogar? Ainda não sei, agora estou a desfrutar o Mundial».
o mesmo teor das suas declarações também foi divulgado na edição impressa desta Sexta-feira, do mesmo pasquim (aqui).

acontece, porém, que Fucile disse algo mais:

(clicar na imagem para ampliar)


«

O Passado é passado, já não estou ligado ao Clube. Ainda não sei para onde vou jogar... Por agora estou a desfrutar o Mundial.
Sei que acabou a etapa no FC Porto e não tenho nada a dizer contra o clube, que me deu imenso. O importante é que o FC Porto vai ser sempre o FC Porto, mesmo que se passem 500 ou 600 anos...
Se lamento alguma coisa? Eu fui campeão e ganhei muita coisa no FC Porto, sinto que faço parte da história do Clube. Os dirigentes que se portaram mal comigo vão sair e o FC Porto fica!

»


é ligeiramente diferente, não é? pois é! e, apesar do lamento do jogador e de alguma mágoa, (pres)sente-se que também está grato ao Clube onde venceu alguns dos títulos mais importantes da sua carreira e à data em que escrevo estas linhas. e é por o saberem melhor do que nós, "simples""meros" leitores, que os sabujos que gravitam pela redacção do pasquim do sr. serpa, às ordens deste e de muitos outros como ele, se "indignam", em tom normalmente jocoso, com as declarações amigáveis de muitos jogadores que abandonaram o nosso clube do coração, acusando-os de obedecerem a uma mesma cartilha (ou espécie de tratado elementar de portismo, nos balneários do clube). escuso de referir nomes e de dar exemplos, pois que eles são mais do que muitos e encontram-se plasmados na etiqueta "do pasquim da Travessa da Queimada".
assim, tenho para mim que, para lá de mais um exemplo de jornalismo de sarjeta, este é mesmo um exemplo do jornalismo de merd@ que por lá se pratica.

e se o irei continuar a consumir?

obviamente que sim, quanto mais não seja para denunciá-lo e sempre que houver necessidade de tal.


para finalizar e a propósito da "tal" edição impressa desta  Sexta-feira, do pasquim em causa, recomendo a leitura atenta do artigo de Pedro Marques Lopes, na sua coluna de opinião BRASÃO ABENÇOADO, "melhor o resultado do que a exibição" (aqui), bem como as mais recentes declarações do «catedrático» de Carnide (aqui):

«
Foi-lhe perguntado, mais uma vez, qual é o melhor treinador português: se ele ou se o homólogo do Chelsea. 
Entre sorrisos, Jesus, de 59 anos, acabou por responder: «O melhor é o JJ!»
Segundo ele, a diferença está nas oportunidades: «Mourinho tem a felicidade de treinar equipas que proporcionam a vitória na Champions com jogadores já feitos. Eu tenho a felicidade de transformar jogadores com potencial em melhores do Mundo».

»


já posso parar de rir com tanta bazófia?


concluo com um 'twitt' que também me mereceu indignação, pelo injusto enxovalho ao profissionais visados:

© google
(clicar na imagem para ampliar)



"disse!"

(e bom final-de-semana! 
 
)




Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)