segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

de uma "posta de pescada"® vazia de nacional sentimentalismo...


© público.pt Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


«


Morreu um dos maiores símbolos da modalidade. O maior jogador português da sua geração e sobretudo um grande ser humano e um exemplo de 'fair-play'. É um dia triste para o futebol português.

Realço as suas qualidades de jogador fenomenal e, sobretudo, o carácter e a forma de ser de um grande ser humano.
Acho que era um nome ímpar no futebol mundial, não só no português. O maior jogador de todos os tempos em Portugal, só um dia o Cristiano Ronaldo certamente lhe será comparável. É um dia triste para o futebol português e mundial.

Envio os sentidos pêsames à sua família, à mulher - a D. Flora -, à sua filha e a todos os familiares. De resto, considero que é o futebol português e Portugal que estão de luto. Queria associar-me a esse sentido pesar que vai por Portugal, de lés a lés.

Eusébio não tinha inimigos, não era inimigo de ninguém, mas um exemplo para toda a gente, em todos os sectores de Portugal.


»

autor: Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa
fonte: Porto Canal (2014-01-05)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


« [ó morcãoentão e a morte do grande Eusébio?! Não é de dar conta?! Mas que grande desportista que tu és [...]»


caríssima(o),

esta foi uma das três mensagens que alguns lampiões me resolveram brindar por não me ter referido ao acontecimento mediático desportivo do dia que agora finda. a esse propósito, desde já informo que:

1)

terminei de escrever a "posta de pescada ali em baixo perto da 01h30m de Domingo, dia 05 de Janeiro, tendo optado pelo seu agendamento para a hora que consta na sua publicação.

2)

tenho vida própria e, este final-de-semana, já tinha agendado alguns compromissos. não os alterei só para "retocar" o que tinha escrito "de véspera". faço-o agora, numa "posta de pescada independente, e em boa hora, como a seguir explicarei.

3)

faleceu Eusébio da Silva Ferreira, um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, uma figura do futebol mundial. mas um ser humano e um mortal, como qualquer um(a) de nós.
portanto e como o desejo nestas alturas de pesar, seja a quem for, paz à sua Alma. e, à família enlutada, aos que foram verdadeiramente seus amigos e aos benfiquistas em geral, os meus sentidos pêsames - comungando das palavras que o presidente do meu clube de Sempre lhes dirigiu, que acima reproduzo para memória futura e que nada mais acrescento. 


acontece, porém, que não me quedo por estas palavras. não sou hipócrita ao ponto de deixar passar em claro o que aconteceu no decurso do dia de hoje e que temo se propagará até ao próximo dia 12 de Janeiro, pelo menos.
como referi no meu ponto 2), ainda bem que não alterei os meus planos para vir colocar, porventura em tempo útil (mas só na demência dos lampiões que já referi...), algo sobre o desaparecimento de um ícone, não só do benfiquismo, mas sobretudo de um regime que julgo ser demasiado bafiento, bolorento e a tresandar a mofo para os actuais dias de (alguma) liberdade de que (ainda) usufruímos.

tal como muitas(os) de vós e porque não estava em minha casa, também tive que gramar com horas de benfiquismo bafiento, nacionalismo bacoco e sentimentalismo oportunista, por parte da totalidade dessa abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto.
tal como o caríssimo Zé Luís (do "Portistas de Bancada"), também reparei no pormenor da gravata castanho-carregado (quase negra) que o benfiquista de Paredes utilizou na apresentação do Jornal da Tarde, da estação (cada vez menos) pública de televisão.
e, depois desse festival noticioso "estilo maratona", a dar conta do desaparecimento de um ícone sobretudo de um arqui-rival, também eu não posso deixar de comungar do pertinente alerta lançado pelo caríssimo dragão Vila Pouca. ou seja, nesta semana que antecede o Clássico, o falecimento do pantera negra é "ouro sobre azul" para que se mobilizem e se moralizem as tropas. e, pelo andar da carruagem, ainda ao final do primeiro dia, a "aragem" não é a melhor...

já agora e porque não estou com muitos pruridos, paninhos quentes, nem pretendo ser politicamente correcto, também não posso deixar passar em claro o que acima destaquei das declarações do nosso querido líder: o suposto 'fair-play' do "deusébio".
para lá de afirmações surpreendentes (mas, para mim, graves) que revelam muito do seu desportivismo, aquelas que não mais esquecerei foram as que a seguir relembro, proferidas à margem da gala de solidariedade social "a vida de um vinho"...:

«

para mim, o spórtém será sempre o meu rival porque o FC Porto não existia quando eu jogava. em 19 anos não me ganhou nada, embora agora o respeite como equipa.

[...] 

»


para finalizarpara todas(os) aquelas(es) que irão inundar a caixa de comentários desta "posta de pescada com teorizações bacocas sobre o meu desportivismo, o meu carácter, a minha forma de Ser e de estar em sociedade, a minha civilidade, o meu civismo, a minha Educação e eu sei lá mais o quê, sem sequer me conhecerem o suficiente para as poder passar a escrito (muitas vezes, em clara ofensa à Língua Portuguesa...), para todas(os) vocês, com todo o "carinho" e toda a "estima" que me merecem, e parafraseando o caríssimo "bLuE bOy", quero enviar-vos « aquele abraço fraterno, com votos de que continuem todas(os) a ir p'á g'anda p*t@ que vos pariu ».


"disse!"



4 comentários:

  1. Caro Miguel,

    Ainda pensei em postar algo sobre a morte de Eusébio mas desisti.

    Subscrevo integralmente o seu post.

    Morreu um fabuloso jogador de futebol. O melhor ou um dos dois melhores jogadores portugueses de sempre. é sempre triste. os meus sentimentos à família e amigos.

    Quanto ao ser humano, não vou na onda de que ele era espectacular.
    Do que li, ouvi, vi dele, até me arrisco a dizer que não tinha grandes virtudes. Fico me pela entrevista em que dizia mal do sporting (de Lourenço Marques) mesmo quando toda a gente sabe que ele lá jogou. Mas isto também pode ser o que me parece de fora.

    Um abraço

    Tiago Stuve

    http://opequeestamaisamao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Grande comentário, Miguel, subscrevo na totalidade!
    Um abraço e votos de um ano excelente a todos os níveis!

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,

    Não sou adepto do Sporting e pouco me tou a cagar para o que ele disse sobre o clube de Alvalade, se bem que não é nada de fair-play, mas o que nunca irei esquecer ou perdoar é na entrega dos Globos de Ouro, dois dias antes da Final da Champions League de 2004 onde participou o nosso clube, FC Porto, ele não faz referência.
    Não esperava que fizesse, mas como ele diz que "somos todos portugueses" aí se mostrou o seu verdadeiro carácter, portugueses para ele são os benfiquistas.

    Fica o vídeo:

    http://videos.sapo.pt/LbSmJZp3v5qH0t1TgPGz


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que o recato, nesta altura, será mais benéfico para todas as partes envolvidas, sobretudo a nossa e pelas razões explicitadas


    @ Tiago
    «O melhor ou um dos dois melhores jogadores portugueses de sempre»
    estou curioso para saber quem será o outro :D

    @ Rodrigo
    meu caro,
    seja bem-vindo! e bem aparecido :D
    (e obrigado! pela gentileza na retribuição dos votos)

    @ Pedro
    obrigado! pela gentileza da partilha de um vídeo que desconhecia. e não digo mais nada, pois a sua mágoa é a minha também.
    mais uma vez: o recato será o melhor trunfo, no momento.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons