quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ei-los que aparecem, bufos, pela calada...



© Google
(clicar na imagem para ampliar)



a quem me refiro, no título desta "posta de pescada"® muito, mas mesmo muito telegráfica?
está bom de ver que é aos autênticos caras de cu que se seguem, pelo desplante dos seus escritos. ou muito me engano, ou irão engolir as palavras que a seguir registo para memória futura.

de referir, pela sua pertinência, que fui "alertado" para o conhecimento dos mesmos graças a um comentário do "traficante de pneus" no "dragão até à morte", do caríssimo dragão Vila Pouca
a eles, o meu muito obrigado! é que ontem, não estava nada nos meus planos ler o pasquim da Travessa da Queimada...

«

Voltar à normalidade?


É normal o FC Porto perder um jogo fora para o campeonato ao fim de quase dois anos? É claro que tem de ser! O que não é normal é, independentemente dos méritos das suas equipas, estar tanto tempo sem perder! O FC Porto perdeu, e "aqui d'el Rei", que não pode ser, os mesmos profissionais idolatrados há poucos meses quando na última jornada tiraram o título ao 5lb, são agora achincalhados e apelidados de «palhaços». Mas são achincalhados e maltratados de uma forma agressiva, sei que apenas por uma minoria, com agressões ao autocarro da equipa e outros impropérios. 
As gentes do FC Porto, habituadas a ganhar às vezes sabe Deus como, não sabem perder. O que não é normal é estar tanto tempo sem perder, tanto tempo a ganhar campeonatos sucessivos, ter tanta hegemonia a vários níveis no futebol português. 

FC Porto, que até parece dever estes últimos títulos a um jogador que aliciou ao spórtém, obrigando-o no fim a ser um péssimo profissional na sua casa de sempre - para forçar a sua saída. E conseguiu, perante o aplauso geral, cá está, todos (ou quase todos) aplaudindo um comportamento criticável e de chantagem ao seu patrão e clube de sempre, em vez de denunciarem e criticarem a marosca. E a "maçã podre" de Alvalade passou a rapidamente ser "maçã fresca" no Dragão. Agora, que a "maçã" se pirou para o Mónaco por apenas 25 milhões, e não houve tempo ou talento para assegurar a substituição, está o novo treinador do FC Porto "às aranhas", até porque nesta altura a estrutura, a tão afamada estrutura, com Pinto da Costa à cabeça, já parece não ser o que era. 
Mas na atualidade, mais do que a derrota normalíssima ao fim de quase dois anos, contam também as zero vitórias em casa para a liga dos campeões, os empates sucessivos, e mais importante que tudo uma certa ausência do seu carismático líder, que se limita a aparecer pouco tempo em público, no Dragão ou no Olival, mesmo assim se calhar contra a vontade dos seus médicos. 

Por isto tudo, é legitimo pensar, que este momento anormal do FC Porto será mais ou menos a normalidade do futuro, sem que se saiba ainda se esse futuro é a curto ou médio prazo. Substituir um líder como Pinto da Costa é muito complicado. Enquanto não for absolutamente necessário, ninguém vai mexer uma palha. 
Mas quando o bom senso, ou simplesmente a lei da vida, obrigar à mudança, vai ser grande a instabilidade. Quase dois anos sem perder, ganhar campeonatos invicto, mais de vinte nos últimos trinta anos é que é a completa anormalidade - sempre justificada pelos catedráticos do futebol, como consequência da eficácia da «estrutura», (não do «sistema») e a qualidade da liderança. 

Com estas tão apregoadas e empoladas qualidades, qualquer treinador serve para levar o FC Porto ao título. Qualquer jogador adquirido passa a ser um grande profissional rentável ("maçã" Izmailov, desta vez, continuou a apodrecer...) 
Agora até parece que, neste aspecto da escolha do treinador, a corda esticou de mais. Desta vez a escolha não deu certo. Culpa de quem? 
NFC Porto do Futuro já não vai ser mais assim. E a mim parece-me que esse futuro é, já hoje, apenas adiável, com dificuldade, para Amanhã.

»

autor: eduardo "cutty sark" bOrroso
fonte: um coiso lampião (2013-12-04)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

«

Crise universal 


O que parecia improvável aconteceu:FC Porto perdeu 7 pontos nas últimas 3 jornadas, desperdiçou 5 de avanço e está agora a 2 dos rivais lisboetas. Só Olhanense e Arouca fizeram menos pontos. 2 golos marcados e 3 sofridos. 
Mesmo com "Capela-juiz" - nas bocas do dragão etiquetado de encarnado - a ver "capela-jogador" - academista 'fazer' penalty. E Sérgio Conceição a não querer comentar a arbitragem. O respeito ainda é o que era. E o poder também...

Nestas mesmas jornadas, só o 5lb e o spórtém fizeram o pleno. O 5lb com 2 jogos fora e o spórtém com 2 jogos em casa. Com alguma fortuna, reconheça-se. Do 5lb contra o SC Braga e do spórtém em Guimarães. 
Nos 3 jogos em que até agora o 5lb perdeu 7 pontos, Jorge Sousa não assinalou no Funchal um penalty mil vezes mais claro do que Capela apitou na Lusa Atenas; em Alvalade a gravata sobre Cardozo virou fraque para Hugo Miguel; o Belenenses empatou com um fora-de-jogo que um míope de 20 dioptrias teria visto. Seriam - talvez - mais 5 pontinhos...

Voltando aFC Porto. A crise já vem de trás, ainda que muito disfarçada. É certo que foi bicampeão com Vítor Pereira. Mas na 1ª época, foi a coligação '5lb, Proença, Maicon-fora-de-jogo' que lhe ofereceu o título. Na 2ª, foi mais uma vez o 5lb que o perdeu ingloriamente. Na Taça de Portugal foi eliminado pelo SC Braga. Na Taça da Liga, soçobrou perante o 5lb e numa final com os minhotos. Na Champions, ficou em 3° num grupo ganho pelo... APOEL (e depois eliminado pelo Manchester City por 6-1 nos 1/16 da Liga Europa) e, no ano seguinte, foi eliminado pelo Málaga nos 1/8 de final.
O mercado de Inverno promete...

»

autor: bagão "papa hóstias" félix
fonte: um coiso lampião (2013-12-04)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


f**@-se! estes gajos já não sabem o que é liderar há já nem sei quanto tempo - pois que não tive oportunidade de ir consultar a minha fonte predilecta para estatísticas e afins...
quando se vêem nessa situação, em vez de a desfrutarem e saborearem, o que fazem? exacto! achincalham o adversário que momentaneamente tece um percalço (pois que eu quero acreditar que este momento desportivo mais conturbado do nosso FC Porto se trata de um mero percalço)
e depois, nós, os adeptos portistas indefectíveis, é que somos acusados, inclusive por esses mesmos caras de cu mal lavados, de sermos «regionais» e «aldeões», por estarmos sempre focados nos inêxitos das agremiações da Segunda Circular...

para finalizar, seria interessante que alguém tivesse a bondade de explicar ao sr. que ingere a bebida mais destilada na Escócia como eu bebo água da Serra do Gerês, o significado de "hegemonia", escrevo eu, em jeito de desabafo... 
já explicar-lhe o quanto custou a conquistar essa superioridade no Futebol Nacional, ficará para outra oportunidade.

"disse!"



3 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Sabe o que lhe digo? o melão ainda está fresco!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tenho de concordar com a Ana e pouco mais dizer, é que se escrevesse o que se me atravessa na garganta a ver esses arrotos (de azia) este blog deixava de ser um local frequentável por menores.

    ResponderEliminar
  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Ana
    nem mais! e que grande melão! :D

    @ runes
    por mim, estás à vontade. tenho 180cm de portismo :D

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons