segunda-feira, 8 de julho de 2013

para reflectir (ou então, não...)




«

a caminhada triunfal de jorge jejum 



Ontem, Quarta-feira, 04 de Julho de 2013, na 5lbtv, fez-se história no jornalismo. Alguns dirão que se desfez a história do jornalismo, mas essa é uma conversa para outros fóruns. O treinador de um clube de futebol foi entrevistado por um administrador da SAD desse mesmo clube. Cada pergunta foi aquilo a que se chama de uma "notícia cotonete", no sentido em que dá para os dois lados: importava não só a resposta do entrevistado mas também o sentido da pergunta do entrevistador, por ser feita com um conhecimento de causa que, normalmente, os jornalistas não têm. 

Se um jornalista questiona: "E se tiver de recompor a dupla de centrais, isso também o preocupa?", é pura especulação; mas, se já é o administrador a inquirir, só pode ter sido alguma coisa que ouviu num briefing... 
Porém, o mau jeito de pôr um administrador a entrevistar o treinador que acabou de perder três campeonatos seguidos não contempla só desvantagens: aquilo a que assistimos, ontem, foi o equivalente a um daqueles 'reality shows' em que alguém compra um carro ao ferro velho e depois tenta pô-lo o mais parecido possível com o original. Ficámos a saber, sem refutação, que « a hegemonia do 5lb, no futebol nacional, está próxima », enquanto se ia restaurando, peça a peça, o velho Jesus, como se nunca o tivéssemos visto a chorar ou de joelhos. 
« O Aimar chegou a dizer-me que gostava de ter sido treinado por mim aos 24 anos »; « Reforços? No 5lb, eles não são grandes jogadores quando chegam; são grandes jogadores quando saem ».

Até concordo, e qualquer pessoa de boa-fé terá de o fazer; mas resta o fundamental: Jesus ganhou duas taças da Liga em três anos e perdeu quase todos os duelos directos com o FC Porto, a todos os níveis menos o da nota artística. 

Se a última época, que também foi aquela em que 5lb mais dinheiro gastou, foi só um imprevisto, já são só três imprevistos seguidos.
»
autor: José Manuel Ribeiro
fonte: ojogo (2013-07-05)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


«
hegemonia 

jorge jejum não aprende. A sua declaração « o 5lb está próximo de ter a hegemonia do futebol português » é a prova provada de que o treinador do 5lb está longe de ter estirpe de campeão e não é um líder
Um líder não morre pela boca nem acaba uma época a ser insultado e quase agredido por um elemento da sua equipa, perante cerca de 50 mil adeptos...

Depois de tudo isto e de três épocas sem ganhar nada de relevante, jorge jejum deveria ter aproveitado o defeso para meditar e corrigir o tiro em moldes, pelo menos, comunicacionais. Mas não! Veio agora com a «hegemonia» e que está preparado para a pressão... 

A afirmação sobre «hegemonia» é nota artística de valor 10 no campo da criatividade de um treinador com constantes declarações que mais parecem exercícios delirantes e que, fatal, a Realidade se encarrega de os desmentir. Há 30 anos que a «hegemonia» é mais coisa para o azul e não há maneira de branquear isso, nem com toda a disposição dos media para tal.

Preparado para a pressão vai ter mesmo de estar e tem mesmo de treinar muito para o estar. É que se os bons resultados não derem à costa logo de início, adivinha-se, mesmo sem consultar o bruxo de Fafe, que os adeptos lampiões os vão obrigar a grande resistência - ao treinador e ao presidente. E com toda a razão porque quatro épocas fracassadas seriam um caminho insólito para a tal «hegemonia».


Entretanto, de Alvalade continua a emanar aquele cheiro d«hegemonia» do velho amadorismo. O que se passou com os jornalistas não tem explicação. O populismo do presidente está aí, mas tudo tem o seu tempo e o Futuro está na profissionalização e nas competências de toda a estrutura, não em populismos.
»
autor: alberto do rosário
fonte: um coiso lampião (2013-07-08)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


[ considero que é impossível ficar indiferentemente impassível a estes dois escritos, pelas verdades que neles se encerra. e atente-se que são dois colunistas que não prezam pelo endeusamento da nossa cor... ]


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




2 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Ora cá está um bom post, composto por duas opiniões bem claras e com as quais concordo plenamente...

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar

  2. @ Ana

    caríssima,

    muito obrigado! pela sua visita e pelas suas elogiosas palavras

    no fundamental:
    por cá (no Tomo II), como lá (no portista a cem porcento), penso que fazemos o melhor que sabemos em prol desse Amor comum e que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto.
    se tal "implica" reproduzir e/ou comentar escritos de outrem, assim seja :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons