quarta-feira, 3 de julho de 2013

do se ser (ou não...) um "jogador à Porto"...




© Google
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

"ser (ou não ser...) um 'jogador à Porto'" foi um dos temas lançados a debate, na mais recente edição do "Encontro da Bluegosfera Portista" - que aconteceu no passado dia 15 de Junho, em Espinho e que foi muito aprazível, como dele dei conta.

tal como as cerejas e as boas conversas, muitos foram os nomes (sobretudo) de antigos craques que envergaram (e defenderam) a nossa cor.
mas, de todos - e garanto-te que foram muitos (e bons!) e que ainda hoje deixam saudades, pelas gratas recordações que nos proporcionaram -, houve um que se destacou dos demais. refiro-me àquele jogador de aparência franzina, mas que é um autêntico "gigante"; que passa despercebido na larga maioria de um encontro de futebol, mas que "enche" o terreno de jogo como poucos o fazem actualmente; que alguns consideraram-no uma «maçã podre», mas que no nosso "pomar" sempre foi um fruto apetecido pelos grandes "tubarões" da Europa do Futebol.
as razões por que foi citado e para lá da declaração do nosso querido líder (proferida em Abril de 2008), prenderam-se mormente com o seu carácter, com a sua garra e com a sua entrega no terreno de jogo. e, com esse factos (quase) irrelevante de, em três anos de dragão ao peito, e cento e quarenta partidas em todas as competições depois:
ter conquistado 1 Liga Europa, 3 Supertaças Cândido Oliveira, 1 Taça de Portugal e ter sido tricampeão nacional.

vem este ligeiro intróito a propósito das mais recentes declarações de João Moutinho, «apenas e só» divulgadas no jornal diário desportivo OJOGO - facto que (também) se regista:

(clicar na imagem para ampliar)


eis o que o ex-motor do nosso meio-campo das últimas três temporadas proferiu, relativamente a ter ganho mais um Dragão de Ouro e para memória futura:

«
Estou muito satisfeito por receber mais uma gratificação destas. Só tenho de agradecer ao FC Porto tudo o que me deu e aos adeptos que sempre me apoiaram. Tentei sempre dar o meu melhor em campo, e ser reconhecido é sempre bom.
Conquistei três títulos nacionais e uma Liga Europa, fora o resto. Foram três anos absolutamente inesquecíveis. Mesmo! Por tudo!
Deram-me valor por aquilo que fiz no clube. Saí a bem e só tenho de agradecer tudo o que fizeram por mim. Tentei retribuir dentro do campo e, felizmente, isso foi possível. Acrescentei títulos e, agora, mais este Dragão de Ouro. 
Como eles no clube já sabem, continuarei a dar o meu contributo fora de campo, a apoiar este grande clube. Sempre que for possível irei estar pessoalmente a apoiar, para continuarmos a vencer.
»


é este tipo de gratidão que me cai bem.
é ao ler este tipo de declarações - que julgo considerar sinceras - que esboço um sorriso largo de orelha a orelha.
é por perceber este tipo de reciprocidade que trago sempre comigo recordações de jogadores como João Moutinho.
e é contra a ingratidão de alguns - que parte, não só de jogadores, mas também de adeptos do nosso clube do coração -, contrária a este tipo de sentimento e diametralmente oposta ao meu entendimento do que se é ser portista, que me insurjo amiúde.

para finalizar, eis três opiniões de uma antiga glória dos nossos quadros, que também encarna o "ser Porto", que os comentadores estrangeiros - mas aqueles que residem ness"imenso país que é o Estrangeiro"® e não na esmagadora "paisagem centralizada deste "rectângulo à beira-mar (im)plantado"® - sempre sentiram dificuldades em pronunciar, e com as quais corroboro na íntegra - sobretudo por encarnarem o "tal" espírito positivo e positivista com que se deve encarar o nosso clube:


(clicar na imagem para ampliar)


« só quando estiverem cá e os vir jogar é que sei. uma coisa é o que fazem lá, nas antigas equipas; outra é com a camisola azul-e-branca, que é mais 'pesada' »;  
« imprescindível não é ninguém. e se alguém for vendido é porque há soluções e o negócio é bom para o FC Porto » 
« acho sinceramente que todas as posições estão bem servidas. mas vamos ver se ainda alguém mais vai sair, e se quem chegar o consegue substituir »
)


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)