segunda-feira, 1 de julho de 2013

das expectativas (bem) altas...


© Google
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

e a tal boa notícia do dia é a de que a equipa principal de futebol do nosso clube do coração está de volta ao activo, com uma carga intensa de trabalhos pela sua frente e com uma gestão de expectativas bem altas para gerir - sobretudo pelas emoções que acarretam, e que certamente gerarão na indefectível massa adepta que os apoiará (mesmo que de formas, posturas e actos diferentes).

como já o referi num passado recente, «desde já, informo que também não alinharei em teorias sobre a (des)construção do futuro plantel, com o lançamento avulso de nomes para uma fogueira de vaidades na qual a minha "voz" não será tida nem sequer achada»! 
mas, tal não significa que seja acrítico. portanto e ao que, à presente data está oficializado e se vai podendo ler nas entrelinhas dos pasquins desportivos que se comercializam nest"rectângulo à beira-mar (im)plantado"® - «ambos os três», sem excepção -, confesso que aquelas expectativas, no meu caso particular, estão bastante altas.
as razões são várias, explicam-se sucintamente, por uma ordem avulsa, e sem quaisquer sobrancerias bacocas e/ou (ditas) «gloriosas»: 

i)


houve uma clara inversão no plano das contratações, com uma aposta (mais do que) evidente no mercado nacional - o qual pressupõe condições financeiras mais "favoráveis" do que noutros pontos do globo - e a (salutar) persistência em jogadores jovens, talentosos e que consigam cumprir com o modelo de permanência no clube idealizado pela SAD portista; 

ii)


houve uma mudança pacífica no cargo de treinador principal e sem quaisquer "animosidades", como alguns "reflectivos" previram e categoricamente desmentidos pela mais recente entrevista de Vítor Pereira: 
« Senti-me orgulhoso pela forma determinada com que a direcção do FC Porto e Pinto da Costa me pediram a minha continuidade. Aliás, até fiquei surpreendido com a persistência deles. Não é normal darem tanto tempo a um treinador para tomar uma decisão. Mostraram que me queriam, mas tive de tomar uma decisão e comuniquei-a ao presidente no dia 29 de maio. A partir daí o FC Porto teve de partir para outras opções e eu para outros caminhos »; 

iii)


houve uma planificação atempada da nova época desportiva, com todas as vantagens que tal suscita, e cuja pré-época pressupõe a participação num torneio de renome internacional (e não me refiro ao "Guadiana Cup") e uma (espécie de) digressão a dois países da América Latina onde o interesse no nosso quotidiano desportivo é emergente.


confesso, assim, que julgo ser possível estarmos confiantes no ataque ao terceiro tetra da nossa história desportiva. 
eu, pelo menos, estou cheio de confiança dessa capacidade. saibam os nossos responsáveis, a actual e o futuro plantel profissional serem capazes de (nos) transmitir a "tal" energia positiva, cativante, empolgante, que nos faz transcender e, por momentos, esquecer as agruras desta vida de (salutar) austeridade.


para finalizar, não posso deixar de manifestar (i) o meu apoio à mais recente crítica construtiva do caríssimo Jorge, lá no (muito azul) "porta19" e, entroncado naquela, (ii) o meu desalento quando leio comentários como o que se segue:

« [meu caro,] isto sem si não tem piléria nenhuma; os outros blogues são boa gente - tirando um que é estilo quinta coluna -, mas não têm a alma portista que o [caríssimo] põe nos seus artigos. »

posso não possuir a capacidade de algumas e/ou alguns de vós, na transmissão do meu sentimento de portista  - sobretudo porque, alguns dos meus espaços de referência, nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera possuem mais anos de experiência do que este espaço de discussão pública (excepto para lampiões).
agora, o que me desgosta (e revolta, até!) é colocarem em causa o meu portismo sem sequer me conhecerem (de todo!)


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)