terça-feira, 16 de julho de 2013

dos proscritos...


© Google


caríssima(o),

ainda falta muito tempo para 02 de Setembro - o dia "normal" de fecho de transferências da esmagadora maioria das ligas de futebol profissional europeias - e uma imensidão de tempo (quase uma Eternidade) para o dia 06 de Setembro - data-limite para qualquer transferência para os rublos da Liga Russa.

portanto e até àquela altura do mês de Setembro, muitas unhas serão roídas na esperança: (i) de que os nossos craques permaneçam gratos à fidelidade e ao carinho dos seus indefectíveis adeptos (e nunca ao vil dinheiro que lhes é "oferecido"  por quem tem maior poder de compra do que nós), e/ou (ii) de que a direcção do nosso clube do coração consiga o "ar" suficiente para adquirir os direitos económicos daquela vedeta que nos fará sonhar acordados muitas vezes (e por muito que os entendidos nos assegurem que já temos um número suficiente de jogadores para a posição em causa), e/ou (iii) de que alguém se interesse pelos "matrecos" que envergaram a nossa cor (e, algumas vezes, nos envergonharam por isso mesmo) e se possível com algum lucro pelo meio dessas ansiosas transferências.

se este que vos escreve não consegue controlar os dois primeiros factores anteriormente descritos - pois que não possui qualquer ligação especial, sequer contacto privilegiado, com quem quer que seja da SAD portista (apesar de recentemente ter privado com o dr. Angelino Ferreira) -, pelo que confia plenamente nas escolhas de quem gere os destinos desportivos do seu clube de Sempre há mais de trinta anos e com os resultados que se (re)conhecem e pelos quais está (muito) grato, já sobre o terceiro ponto não deixará de tecer uns brevíssimos considerandos (mas sempre fiel ao seu estilo: o de testamenteiro, está bom de se perceber).  
será sobre os desterrados (vulgo banidos), vulgo exilados (vulgo degredados), vulgo expulsos (vulgo excluídos) do actual plantel principal do nosso clube do coração que me irei debruçar nas próximas linhas, pois então. será sobre os proscritos da equipa A do FC Porto, por consequência.

Atsu, Bracalli, Djalma, Kléber, Rolando, Sereno, Ukra, Walter: nomes que fazem parte dos quadros do FC Porto
à data (2013-07-16), apenas o guarda-redes tem a sua situação definida, tendo sido emprestado ao Estoril, no âmbito da vinda de Licá para o reino do dragão. todos os outros encontram-se fora dos planos de Paulo Fonseca e revelam-se como "berbicachos" para a SAD resolver, preferencialmente até Setembro.
Atsu resolveu "virar o bico ao prego", "cuspindo num prato que lhe deu muito de comer" e, não tendo chegado a acordo para renovar com o clube, está dependente dos "humores" portistas para poder partir para outras paragens - i.e., está dependente da aceitação da SAD por um negócio próximo do valor da sua cláusula de rescisão (10M€).
Djalma esteve pela Turquia, emprestado a um clube que terminou no sexto lugar da liga nacional daquele país. aventa-se a possibilidade de poder rumar à Capital do Móvel, mas são só rumores, para já.
Kléber é um (sério) caso de estudo: foi o goleador pretendido pela SAD para rivalizar com el pesetero; chegou à InBicta com um ano de atraso, devido a uma birra que saiu cara ao sr. do «clube do guardanapo da pérola do Atlântico»; afirmou ter chegado para aprender com Radamel, mas viu-se a braços com uma inesperada titularidade e com o (na altura) gordito do Walter como rival pelo lugar de ponta-de-lança; acusou a pressão de tamanha responsabilidade e "apagou", tendo a SAD portista que investir, em pleno mercado de Inverno, num austríaco (um pouco "manKo") para rivalizar com o (àquela data) gordo do Walter. o muito verdinho do Kléber nunca mais foi o mesmo e em Janeiro último foi emprestado ao verdão do Palmeiras. consta que não vai ficar por S. Paulo, mas que pretende permanecer em terras de Vera Cruz.
Rolando é sinónimo de um jogador que, desde Julho de 2011, espera que o seu telefone toque e do outro lado da linha esteja André £ibras-Boas. ainda não aconteceu e, devido à sua imensa desilusão e a uma atitude que... enfim..., permanece por cá. em Janeiro último fez parte de um plantel que contou com Cavani. não convenceu. aqui também já escreveu o seu epílogo. veremos quanto teremos que subtrair à sua milhionária cláusula de 30M...
Sereno é um assunto tranquilo. recentemente aventou-se o interesse do spórtém, mas é quase certo que regressará uma qualquer outra liga dess"imenso país que é o Estrangeiro"®.
Ukra é igualmente uma matéria que revela quietação para a SAD portista. só que, ao contrário de Sereno, o seu futuro deverá passar por um (novo) empréstimo a um clube luso, em situação tremendamente aflitiva... por preencher os seus quadros, assim é que é.
Walter é sobretudo (e literalmente) uma questão de peso. e um enorme engo(r)do.
(o que sobressai de todas estas situações e de uma forma quase (in)directa, são as diferentes expectativas criadas pelos intervenientes e o seu "descalabro" final...)


agora, para algo completamente diferente, atente-se na imagem que se segue e que faz parte integrante do "Relatório & Contas Consolidado do Terceiro Trimestre do Exercício 2012/2013" da SAD azul-e-branca:

© fcporto
(clicar na imagem para ampliar)


o que dela ressalta, no meu entender, é o facto de a nossa SAD ainda ter um encargo semestral na ordem dos 2.66M com jogadores que não vingaram (de todo!) com o nosso manto sagrado.


o que pretendi com toda esta prosápia?

chegar à conclusão de que, para lá do cliché do futebolês, que reza que "os jogadores são como os melões", em tempos presentes de severa austeridade, não nos podemos dar ao "lucho" de persistir num desinvestimento de (pelo menos) mais de 2.5M semestrais.
no meu entendimento, para lá das legítimas expectativas (sobretudo financeiras) que um jogador possa ter, e da preservação dos interesses económicos do nosso clube, há que ser coerente nas decisões a tomar, i.e., se o jogador já não serve os interesses do clube, há que intentar a venda dos seus direitos desportivos na totalidade da percentagem detida por aquele - evitado-se, desta forma, o custo referido anteriormente.

serve de exemplo Futuro o que foi inédito no clube e na presente temporada: a reintegração de um jogador que, num passado recente, de tanto "fucilitar", tornou-se persona non grata no seio do plantel e dos seus máximos responsáveis. desconheço de quem terá partido o gesto de "boa vontade" - se do Presidente, se da Direcção, se da actual equipa técnica, se do representante do jogador, se deste último, se de todas as partes envolvidas. mas, também não interessa para nada. o que se retém é que é um modelo de uma lição que deverá estar sempre presente, de ora em diante, mormente pelas vantagens que trouxe - reintegração, motivação e valorização de um activo do clube, a todos os níveis (desportivos, emocionais, financeiros).
estejam os actuais craques do nosso FC Porto dispostos a conceder "sacrifícios", manter uma postura de humildade e de gratidão pelo clube, e evitar chatices como as descritas anteriormente, por forma a terem sempre abertas as portas deste última - sobretudo a do diálogo.

não sei porquê, mas assim de repente lembrei-me de um nome - para além do do Fernando Reges - que faço votos sinceros para que persista em manter uma imagem de low profile na presente temporada. 
a quem me refiro é ao puto dos dois momentos sublimes que se seguem e que desejo se possam repetir muitas mais vezes, a começar já nos encontros oficiais em que o clube estará envolvido (e não tão-somente nos de carácter particular):



© Google



© Google



ps:


ainda no decurso do dia de hoje, Terça-feira e mal seja possível, "tudo" sobre o que veio publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada sobre o caso "circo Cardinal" e a sua (co-)relação com o spórtém - para mal dos pecados e dos pecadilhos do sr. bruninho.



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




3 comentários:

  1. Caro Miguel,
    É de lamentar o mercado fechar tão tarde, não percebo como a UEFA ou a FIFA não percebem que não tem qualquer lógica o mercado fechar depois das ligas começarem. Mas mais grave ainda é esse flagelo que é o mercado Russo fechar já depois do restante mercado. Ou seja, até o mercado fechar de vez estamos sempre em “sobressalto” não vá alguém com muita pasta vir e num abrir e fechar de olhos levar uma das jóias da coroa portista.
    Por outro lado há todos os casos que enumerou para resolver… esses é que ninguém vem buscar!

    Cumprimentos


    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com




    ResponderEliminar
  2. Miguel
    Desculpe mas o quadro "Direitos Económicos" não representam uma despesa e/ou Custo.
    Significa que já não temos qualquer Direito Desportivo sobre aqueles jogadores mas, no caso de serem transaccionados, as percentagens ali referidas, são Activos da SAD.
    É um engano natural, não tenha problema.
    Abraço

    ResponderEliminar

  3. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    @ Ana Andrade

    caríssima,
    sinceramente não creio que os senhores da UEFA (Platini) e FIFA (Blatter) estejam interessados em alterar este estado de "coisas". os seus correlegionários têm muitos interesses e beneficiam desta situação injusta, pois claro, mas apenas e só para clubes como o nosso - com um poder mediano naqueles organismos e oriundos de uma federação sem força de expressão nos ditos e com os "ditos" para impor vontades.

    em suma:
    teremos que continuar a roer unhas :D

    @ José Lima

    caríssimo homónimo
    (mas com bastante mais experiência de Vida do que este puto imberbe :D),

    muito obrigado! pelo pertinente comentário, bastante elucidativo em relação a um plano contabilístico sobre o qual desconhecia, em absoluto - e como se comprovou :D
    (mesmo assim, penso que não desvirtua o sentido do post)

    é (também) por este tipo de partilha de conhecimentos que me atrevo a considerar os blogues portistas como "maravilhoso mundo da bluegosfera". porque é, de facto, maravilhoso quando partilhado por Bem :D

    bem-haja, mais uma vez! :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons