sexta-feira, 24 de maio de 2013

dos (últimos) plenos poderes, de uma sonora gargalhada e de outras 'coisitas' mais...


© Google
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

no mesmo dia em que se confirma a transferência de João Moutinho e James Rodríguez para o (novel "colosso" do futebol europeu, mas a título financeiro entenda-se) AS Monaco, eis um loooongoooo testament... uma "posta de pescada consideravelmente extensa.
(sobre aquelas, (re)afirmo e sem sobrancerias bacocas, que os jogadores, os treinadores, os dirigentes passam e o clube permanece incólume na senda da prossecução de mais um novo sucesso, a cada época  desportiva que se avizinha e em todas as modalidades em que está envolvido - pois esta é (outra característica intrínseca de) a marca "Futebol Clube do Porto")

I)

de uma inconfidência 


há uns tempos atrás, dei conta de uma aprazível conversa matinal com o caríssimo dragão Vila Pouca. hoje, revelo, em primeira mão (porque o momento não pode ser mais oportuno) e sem ferir susceptibilidades, que um dos temas abordados foi a questão da possibilidade do nosso Futebol Clube do Porto se poder sagrar campeão nacional de futebol.
(convém recordar que, à data daquela, estávamos em Abril de 2013, a caminho da vigésima sexta jornada, e com quatro pontos de atraso para o clube dos adeptos que se dedicam a reserBar rotundas por antecipação, as quais posteriormente e vai-se a ver, são utilizadas pelos indefectíveis dos clubes adversários - inclusive pelos que não se sagram campeões, e como se pode constatar nas imagens abaixo.)


© Google
(clicar na imagem para ampliar)

© Google
(clicar na imagem para ampliar)

© Google
(clicar na imagem para ampliar)

© Google
(clicar na imagem para ampliar)

© Google
(clicar na imagem para ampliar)


de regresso à (in)confidência.
«ambos os dois» mantínhamos a firme convicção (ou seria fé?) de que nos sagraríamos tricampeões, e por muito difícil que se revelasse (àquela data de Abril de 2013) a tarefa - mormente porque já não dependíamos só de nós para alcançar tal feito.
e, agora, a "tal" confidência: na eventualidade de o conseguirmos, os títulos das nossas "postas de pescada já estariam prontos; «ha! ha! ha! ha! ha! ha! ha!», no caso do "dragão até à morte!" e «uma sonora gargalhada geral», no deste espaço de discussão pública, excepto para lampiões - os quais não são "vistos" por cá de há três semanas à presente data, tais devem ser as "dificuldades técnicas" para saírem de casa, «ou que assim».

porque é que o revelo e qual o sentido desta (in)confidência?

porque considero que é pertinente. 
e tu, não achas que é pertinente, tendo em linha de conta tudo, mas mesmo tudo o que se passou neste « emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto »?
e não achas pertinente que, nesta época desportiva, com a presença bem vincada de um «glorioso» andor desde a sua jornada inaugural até ao seu término, suportado incondicional e preferencialmente pela abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão, se rejubile com a conquista de um título que foi (bem) suado e muito merecido?


II)

de um aviso pertinente 


já o tinha confidenciado anteriormente e por mais do que uma vez, revelando à saciedade uma intenção que amadurecia no meu íntimo em relação ao que se vem publicando nas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada.
e porque hoje «é Sexta-feira»dia de PLENOS PODERES por excelência - a habitual coluna de opinião do caríssimo Rui Moreira - assim, confesso há algum tempo que já atingi esse limite. e manifesto esse meu mais profundo desagrado num dia de muita afluência a este espaço e porque fiz questão de aguardar pelas crónicas que se seguiram à conquista do tricampeonato, dos dois portistas que escrevem para o pasquim em causa.
a "gota d'água que fez transbordar o meu bidão foi aconteceu com a leitura da edição impressa desse pasquim de 18 de Maio último (Sábado), na antecâmara do dia de todas as decisões. confesso que aquela leitura valeu pelo seu todo, da qual darei a devida divulgação do que de "melhor" pude (re)ler na segunda parte desta já muuuitooo loooongaaa "posta de pescadalogo depois do símbolo do "faceboKas, bastando clicar em «'no pare, sigue, sigue'» :D 

é que dei comigo a verbalizar, a viva voz, e por mais do que uma vez, todo um sentimento que me corroía o íntimo e que se pode traduzir numa só palavra: indignação.
realmente e tal como o nosso querido líder o afirmou ontem, em extensa entrevista, aos microfones da estação (cada vez menos) pública de televisão, no pasquim em causa há (sobretudo) «uma enorme falta de respeito pelos seus leitores», mormente dos que são afectos à nossa cor e que vão consumindo as suas edições por hábitos enraizados de longa data e se consumindo com o que por lá (não) lêem - no meu caso, desde 04 Julho de 2008 (data da inauguração do (entretanto desaparecido) TOMO I).

sem pretender desvirtuar o que escrevi em Agosto de 2011 - cujas premissas considero que são válidas -, agastado com o que foi publicado ao longo de toda esta época desportiva, e repetindo-me, confesso-te que atingi o limite do (in)sanamente suportável, que o meu estômago não é de ferro e já não aguenta mais úlceras, e que o meu coração não suporta mais 'baques' com toda a merd@ que é trazida à estampa pela redacção liderada pelo "belenense" do sr. vítor serpa - o qual é tão "belenense" quanto eu e como seria óbvio interpretá-lo.

assim sendo, a partir de hoje e correndo o risco de ter menos visitas diárias, informo-te que dificilmente encontrarás, neste espaço de discussão pública, a divulgação do nosso quotidiano e também do que de "melhor" se publica nas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada - a não ser em casos em que tal se justifique plenamente (e que serão a excepção que confirmará uma regra que ora se impõe).
faço votos sinceros para que compreendas e para que respeites esta minha decisão, e também para que não seja por esta que deixarei de contar com a tua visita assídua, regular, fiel e que muito me envaidece e enobrece este espaço (e desde que seja por Bem).


III)

de um alerta com fundamento 


é sempre bom recordar que o nosso clube do coração é gerido (i) por pessoas com mais de trinta anos de  experiência de e no mundo do Futebol, (ii) que "vêem mais de olhos fechados do que todos nós com eles bem abertos e (iii) que consequentemente o é de dentro para fora (e não o inverso).
portanto, mantenho esta firme convicção de que dificilmente se deixarão influenciar pelo que poderemos opinar (inclusive nas caixas de comentários) de muitos dos locais (para mim) de referência nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera.
também tenho para mim que, se pretender ser crítico para com elementos afectos ao meu clube de Sempre (e de uma forma assertiva, pela positiva e com um espírito construtivo) deverei manifestar o(s) meu(s) desagrado(s) a quem de direito e respeitando as formas de comunicação legítimas e legitimadas para o fazer, i.e. e a título de exemplo, enviando missivas (via e-mail e/ou CTT) ao(s) destinatário(s) em causa, e/ou comparecendo nos locais próprios de discussão de tais temáticas - como as Assembleias Gerais de associados do clube.
também estou firmemente convicto de que, se pretendo ser uma alternativa válida àquelas pessoas e julgo ser capaz de desenvolver um trabalho melhor, igualmente meritório, quiçá superior e muito mais credível, deverei candidatar-me à presidência do clube, apresentando uma lista (com demais correlegionários) a sufrágio universal.

acontece, porém, que amanhã haverá eleições no clube.
é certo que não somos uma Monarquia, mas só o nosso grande presidente vai a votos.
também é sabido da existência de vozes críticas à sua gestão. só que estas, cobardemente não dão mostras de "os ter no sítio" na altura própria e no momento mais oportuno para se insurgirem, optando por outras vias para manifestar o seu desprazer.
são factos que (lastimavelmente) se registam. 

e agora, com licença que me vou aprimorar, para o conBíbio de logo mais.

irei cruzar-me contigo? :D






© pasquim da Travessa da Queimada Luís Afonso
(clicar na imagem para ampliar)


da "tal" edição de 18 de Maio (Sábado)


registei "com agrado e muito apreço", o editorial de fernando guerra "palanque no Dragão, ou talvez não..."; os artigos de miguel cardoso pereira ("a desdita não se diz..."), de rogério azevedo ("é até ao último segundo dos descontos") e d"belenense" do sr. vítor serpa ("crónica de uma viagem a Amesterdão"); do dossier dedicado ao nosso FC Porto, a antevisão ao encontro de hóquei em patins , pela pena de antónio barros ("o dia em que Pinto da Costa protegeu o autocarro do 5lb").

num outro registo, os artigos de luís freitas lobo ("quando até a bola paira no ar") e de Paulo Teixeira Pinto ("titãs siameses"), e a entrevista a Vítor Oliveira (à data, treinador do Arouca).


© Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


da edição de 19 de Maio (Domingo)


registei "com agrado e muito apreço", os artigos de opinião dsr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é ("Portugal à espera") e de rogério azevedo ("três leões, três dragões"); o editorial d"belenense" do sr. vítor serpa "dia D da Liga"; o coiso de fernando seara com o título "orgulho e saudade"; as declarações d«catedrático» jorge "jeBus" quando afirma «agora festejaria o título ainda com maior satisfação»; do dossier dedicado ao nosso FC Porto, a antevisão de nuno perestrelo à última jornada ("20h15m: Aliados ou Marquês").

num outro registo, o artigo de Paulo Futre "vou pôr esta foto no wc".


(clicar na imagem para ampliar)


da edição de 20 de Maio (Segunda-feira)


registei "com agrado e muito apreço", o editorial do insuspeito santos neves ("e agora, técnico bicampeão?") e as declarações d«catedrático» jorge "jeBus" quando afirma «tomara, para o ano, fazer a mesma coisa».

num outro registo, o dossier dedicado ao nosso FC Porto vale pelo seu todo.


 © Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)



da edição de 21 de Maio (Terça-feira)


registei "com agrado e muito apreço", o editorial d"belenense" do sr. vítor serpa "maior a alegria e maior a tristeza"; o coiso de hermínio loureiro com o título "campeões..."; a indescritível azia na última guerrinha do sr. fernando guerra "o primeiro dos últimos".

num outro registo, o dossier dedicado ao nosso FC Porto vale pelo seu todo; a última NORTADA do nossoenfant terrible, Miguel Sousa Tavares ("o fim-de-semana perfeito") e o artigo de António Simões "da penitência...".



(clicar na imagem para ampliar)




da edição de 24 de Maio (Sexta-feira)


registei "com agrado e muito apreço", o editorial de josé manuel "el excremento" delgado "Fernando Gomes põe FPF no mapa"; o coiso mauzinho de joão (nada) bonzinho com o título "e só está a começar..."; a indisfarçável azia de sílvio "o senador pateta" cervan em "Taça de Portugal não salva a época"; a notícia com o título "da cerimónia inédita à transmissão memorável" (por se persistir em publicitar um evento desportivo que decorrerá num palco sem o mínimo de condições mas onde, ano após ano, se desbaratam dinheiros públicos e sempre com estação (cada vez menos) pública de televisão no esplendor daquela publicidade); o artigo sobre o SC Farense - um dos meus clubes "de estimação", mas a pensar no caríssimo Alex F. (do blogue extremamente portista "Azul ao Sul") - o que é feito de ti, Alex?! por onde andas?! :D

num outro registo, o dossier dedicado ao nosso FC Porto vale pelo seu todo - sobretudo pelo resumo da palhaçada que foi a entrevista do nosso grande presidente à RTP (*)do último artigo do caríssimo Rui Moreira, na sua coluna de opinião habitual PLENOS PODERES, e sob o título "até ao fim!", os meus destaques vão para as suas palavras elogiosas para com os «adeptos que nunca desistiram de apoiar a Equipa» e  para o que afirma josé manuel freitas acerca da nova etapa de James e João Moutinho (e que é impossível discordar); o último artigo de Paulo Teixeira Pinto "o onze do campeonato".

(*)
a principiar pela impreparação da entrevistadora para a dita, Fátima Campos Ferreira (no mínimo, risível  (de tão triste que foi) a situação dos treinadores com mais de dois anos de contrato e campeões pelo clube - Carlos Alberto Silva?! Fernando Santos?!); passando pelas "directrizes" emanadas por uma sapiência superior na condução da dita entrevista; com referência ao atropelo constante às ideias que o nosso presidente pretendia explanar com mais cuidado; sem esquecer o "atiçar" constante da picardia que se verifica entre os eternos rivais (com, logo no início e "a matar", a entrevistadora a pretender saber o porquê de tal rivalidade e das razões para não haver um «clima de paz» entre os dois clubes e a finalizar com a referência ao palco da próxima edição da Champions); e, claro!, por (não) ter abordado as questões de fundo e "só pela rama" (preferindo temáticas mais masculinas, como a confirmação de transferências de jogadores e/ou permanência de treinadores, sabendo-se que o clube não as divulga antes de estarem consumadas).



3 comentários:

  1. Pronto até que enfim, este espaço vai ficar mais airoso, eu já tinha dito aqui neste blog e noutros, que por mim, estes moços de recados do clube do regime, já tinham ido trabalhar noutro oficio, porque de jornalistas só tinham o nome, o Miguel aguentou mais tempo do que eu,mas também devo confessar que eu nunca comprei o pasquim do serpa nem o pasquim record,só sabia o que lá vinha por intermédio dos vossos blogs,e só fico satisfeito quando esses dois caixotes do lixo falirem.Espero que os portistas sigam o conselho do nosso presidente, para não comprarem este lixo.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. A gargalhada não saiu, estava completamente rouco.

    Pois, compreendo que aquilo seja lixo não reciclável, mas para quem faz uma posta de pescada por dia, dá sempre pano para mangas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    @ sr. Manuel Moutinho

    «acardito» que sim - que ficará «mais airoso» :D
    (que ficará mais leBezinho, disso não tenho a menor dúvida. e que terei menos trabalho, então aí é que não duvido :D )

    do pasquim em causa, esta época desportiva, que findou no final-de-semana passado, servirá de exemplo, pelo indescritível e inqualificável apoio ao clube do mito urbano dos «oito milhões... por Roberto».
    (já o lixo tóxico do grupo cofina, ignoro por completo a sua triste existência)

    @ dragão Vila Pouca

    é certo que sim, que a leitura diária do pasquim em causa dá sempre «pano para mangas».
    e também sei que terei que mudar de hábitos - o que, no início, será certamente difícil, confesso-o.

    mas, o "dragão até à morte" está à altura da responsabilidade: de divulgar o que de "melhor" se publica lá para os lados da Travessa da Queimada e de defender, de forma acérrima, os interesses do nosso clube do coração.


    no fundamental:

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons