quinta-feira, 4 de abril de 2013

do ser capaz de dignificar a camisola que se veste...


 

  

... e sentir um enorme Orgulho nesse feito, talvez não esteja ao alcance de qualquer jogador de futebol - excepto se for um profissional do ofício. 
por exemplo, eu nunca conseguiria vestir a camisola do clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto"®", nem que me pagassem num mês o que certamente não receberei em toda uma Vida; mas eu também não sou profissional de futebol e passei ao lado dessa carreira (a outra foi a do famigerado "88", nesse tempo em que havia autocarros de dois andares na STCP - os célebres Leyland).

vem este curtíssimo intróito a propósito do espectáculo que foi dado a presenciar a quem, esta Quarta-feira, se deslocou ao nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, num horário que não poderia colidir (de todo!) com os da Champions - motivo pelo qual foi realizado em plena hora de expediente.
pelos motivos conhecidos, tive a oportunidade de o ver; antes não tivesse tido, pois foi muito mau. e, vai daí, ainda em que o vi, pois de outra forma não estaria a fazer este esforço físico para transmitir à saciedade o meu mais profundo desagrado pela recta final da presente época desportiva do meu clube do coração.
não irei citar nomes (pelo menos, para já!), pois a atitude tem que ser de positivismo, mas há elementos, no actual plantel do FC Porto, que não gostaria de ver a envergar o nosso manto sagrado na que já se avizinha. acima de tudo, porque a sua Entrega ao jogo deixa muito a desejar - e numa altura em que nada está decidido, mas muito dela se irá definir. e porque se (pres)sente que, ainda que não esteja finda, não conseguiram respeitar a minha vontade no início desta nova temporada.

certamente que as linhas acima não se aplicam ao jovem jogador que embeleza este post.
quem me acompanha com regularidade, sabe o que penso sobre o futebol que sai dos pés de Castro: pese embora a sua juventude (com os seus defeitos e as imensas virtudes) e esse imediatismo de, no (curto) tempo de jogo que lhe é concedido por Vítor Pereira, querer "fazer tudo" bem feito e à primeira, Castro possui Qualidade para desempenhar diferentes funções no meio-campo portista. quando souber controlar a ansiedade que sente ao vestir a nossa camisola (o que, penso, já está a conseguir), o seu futebol fluirá - tal como quando esteve em Gijón, onde ainda deixa saudades.

em suma: 

para mim, Castro não é um jogador que serve apenas os interesses de um clube de meio da tabela, como muitos outros que passaram pelo FC Porto. e os seus empenho, dedicação e abnegação - para lá do imenso Amor que sente pelo clube -, deveriam servir de exemplo a quem aufere (bem) mais do que ele, ao final do mês.


antes de ir descansar, permite-me reforçar um aviso para alguns de vós, que persistem nessa «gloriosa» insistência em visitar este espaço de discussão pública, mas cuja caixa de comentários lhes está vedada:

«amiguinhos» lampiões:
por princípio e por deferência à Educação que recebi dos meus progenitores, recuso-me a descer ao vosso nível (rasca) de linguagem. nem sempre é fácil resistir a essa tentação de vos mandar, com todas as letras, a três ou quatro sítios que eu cá sei, mas sei que serei sempre superior a vós - nem que seja em questões de Civismo, de Civilidade e de Respeito (para mim e clubites agudas à parte, dos mais elementares Princípios da vida em Sociedade ).

portanto, a "comunicação" entre nós está um tanto ou quanto para o difícil, no sentido em que comprovada e nitidamente há "problemas técnicos" a obstá-la. é que, para a (quase) totalidade de vós, já nem por imagens (cuja mensagem julgava ser explícita...) vos consigo fazer (literalmente) "ver" que a vossa visita regular é i-n-d-e-s-e-j-a-d-a e n-a-d-a b-e-m-v-i-n-d-a!, como a que abaixo reproduzo:

 
© Bruno Sousa
(clicar na imagem para ampliar)

 
assim e como a abaixo reproduzida nada vos "diz", eis o meu mais sincero desejo para vocês e independentemente do período pascal que atravessamos:
sugiro-vos veementemente que procureis receber contribuições inusitadas na vossa cavidade rectal o quanto antes, tal é o vosso desespero por atenção (e quiçá) carinho.
também peço à Divina Providência (e ao coelhinho da Páscoa) para que vos cresça um pinheiro atravessado na dita cavidade, e se não vos doer muito.



está o reparo feito.
faço votos sinceros para que a mensagem surta efeito, pois a minha paciência tem limites e a boa Educação está a ser testada para lá do aceitável...

por último, quero manifestar o meu sentido apreço pelos seguintes factos:

1)

de as contas apresentadas pela Direcção do grupo FC Porto, na última Assembleia Geral, não serem tão catastrofistas como se poderia "reflectir" numa primeira instância - pelo também eu subscrevo o optimismo do caríssimo José Correia, em "o passivo financeiro do Grupo FC Porto";

2)

de haver uma petição a circular (e que já assinei!) a solicitar preços mais acessíveis para quem gosta de assistir a encontros de Futebol «ao vivo e a cores» - pelo que também eu subscrevo as palavras do caríssimo "Antas" em "já chega!", e do caríssimo Vila Pouca, em "os preços (caros) do Futebol";

3)

de haver quem questione esse estranho posicionamento da Liga Portuguesa na quinta posição de um ranking sobre as ligas europeias mais competitivas, e depois do Futebol que por cá (não) se pode ver e da prestação das equipas lusas nas provas da UEFA (o nosso FC Porto incluído) - pelo que não poderia estar mais de acordo com o caríssimo "bLuE bOy", em "o campeonato que temos"

4)

de haver quem, tal como eu, se tenha dado ao trabalho de actualizar a informação respeitante a esse « emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto ».
bem-haja!, "Dragão Anónimo", em "«Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado»"




© abola | Ricardo Galvão
(clicar na imagem para ampliar)



para finalizar, (também) não posso deixar de expressar o meu sentido voto de sucesso para o 42º presidente do actual décimo classificado da nossa liga, nomeadamente no plano desportivo.
por mim, poderia começar a (re)colocar o seu clube do coração num lugar mais condigno, conquistando três preciosos pontos na vigésima sexta jornada...


post scriptum:


em bem que tentei acatar as ordens do médico, mas o "bichinho" foi mais forte... e venceu :D


«
Força FC Porto, honra a Camisola!
A nossa cor é Azul!
Seja a Norte ou a Sul,
O nosso grande Amor és tu!
»
autores: Colectivo '95
fonte: bicampeões do Mundo (2013-04-01)
           

3 comentários:

  1. Jogo pouco conseguido, mais um, apesar do desnível do resultado.

    Primeira parte desastrosa, inqualificável, indignas de um verdadeiro candidato ao título.

    Melhor na segunda, principalmente depois do passe magistral de Fernando, a desmarcar na área Jackson, só travado de forma irregular que originou a grande penalidade e a respectiva expulsão do guarda-redes vilacondense.

    Depois foi tudo mais fácil. A estratégia defensiva do adversário desmoronou-se, os espaços apareceram e com eles os golos.

    A equipa pode então jogar melhor e passar uma outra imagem.

    Não deixa no entanto, nesta altura da época, sem margem de erro e dependendo de terceiros para revalidar o título nacional, de ser preocupante o abaixamento de forma de alguns dos jogadores nucleares (James, Moutinho, Jackson...).

    Não bastam um discurso de confiança nem maior posse de bola. É preciso juntar, competência, paixão, ambição e rigor, afinal os quatro pilares de sucesso do FC Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Então, estás melhor? Espero que sim, mas vai com calma...

    O Castro, pois, raça, alma, o verdadeiro espírito do Dragão. Mas tem de acalmar, temporizar, não querer estar em todo o lado e fazer tudo, tem de ser menos sôfrego...
    Se conseguir...

    Abraço

    ResponderEliminar

  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    no fundamental:
    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons