terça-feira, 5 de março de 2013

senti a vossa falta...



 
© fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)
 

 caríssima(o),

confesso que até fiquei doente com esta ausência forçada e demasiado prolongada. e não o escrevo num sentido metafórico, mas sim no seu sentido literal stricto sensu.
aliás, na Sexta-feira passada já previa que algo de mau viria por aí: suores frios, garganta arranhada, arrepios (sem nexo) na pela e aquela sensação de estar ourado (e sem ter fumad... sem ter consumid... sem ter razão válida para tal). pensei que seria excesso de trabalho (momentâneo) - de certa forma também o foi -, mas não foi só; houve outros factores...

assim, não foi com surpresa que, chegado Sábado - esse tão aguardado Sábado... -, estivesse... de molho, no choco, com paninhos de água quente e a sopinha (de massas).
mesmo assim, a vontade esteve sempre presente. e o ensaio inicial, a meio dessa tarde, até que correu bem, ante aquela que foi a equipa-sensação da primeira volta do campeonato da Segunda Liga e que actualmente se encontra em queda livre (e que não apresentou argumentos condizentes com o seu "estatuto" no Estádio Municipal de Pedroso, VN Gaia).
final da tarde de Sábado. o lusco-fusco já passou e aquela ansiedade a crescer.
"tu não vais para o computador, pois não?!", avisa-me com aquela repreensão de esposa recém afecta à maternidade. não me consegui controlar e, envolto num cobertor, lá marquei presença na minha cadeira de sonho - desta feita, na minha sala de jantar, e com ligação a um qualquer streaming muito (mas mesmo muito) manhoso - mas o suficiente para, mais uma vez, ter conseguido ver o encontro em HD e ter poupado uns cobres (pelas minhas contas, quase trinta euros, que é quanto custa a assinatura desse canal premium que, pelos vistos, já terá os dias contados...).

"não te exaltes! olha que ficas pior..."
impossível não explodir ao fim de quase trinta minutos de monotonia e, a necessitarmos de vencer a partida, perante um adversário acantonado no seu meio-campo, e reduzido num elemento de jogo, estarmos com o ridículo de lateralizações sem qualquer fundamento de progressão no terreno...
e, com o relógio a chegar rapidamente aos 90', ainda não termos obrigado o guarda-redes contrário 8que nem sequer deveria ter jogado...) a uma defesa digna desse nome.
mas, sobre a crónica ao jogo outros de nós houve que já o fizeram e bem melhor do que eu. basta uma rápida ronda por esse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®...

agora, o facto de me ter irritado com a exibição e sobretudo com a pobreza do resultado final, não significa que, de um momento para outro, coloque em causa tudo o que de (muito) bom já se fez na presente época desportiva - e nem me vou referir à campanha na Champions, onde ainda temos legítimas expectativas de almejar os quartos.
e convém recordar que "eles andem por aí", no sentido em que "este ano é que vai for", i.e., que há indubitavelmente «gloriosas» influências para que outros clubes (ditos «grandes») persistam no topo da classificação; é que é às escâncaras, como tenho vindo a reportar neste espaço de discussão pública (excepto para lampiões).
e, já agora, que, nunca como nos últimos anos, estivemos em condições de conseguir levar de vencida um opositor no seu reduto que mais parece saído de um catálogo do IKEA para wc's...

uma última palavra para o zbording, i.e., o spórtém (mas, para mim e cada vez mais, sobretudo depois de ler alguns cacifeiros, zmerding) - e por mais respeito que tenha para com dois sportinguistas que muito prezo.
é triste ver um clube (dito) «grande» (sobre)viver, inclusive durante os 90' do tempo de jogo, à custa de expedientes dignos de clubes de fundo de tabela.
e ouvir o Professor Jesualdo, de quem tenho gratas recordações, desculpar-se com questões laterais de uma arbitragem que foi prejudicial para os dois clubes - por exemplo, tenho para mim que o 'Ice Man' Ricky van something-something-não-saberei-o-que-é-ser-campeão-kel não deveria ter terminado a partida, sequer pregado aquele susto já nos instantes finais da partida (por conduta anti-desportiva e reincidente aos 53', mostrando "o" dedo ao Maicon e posterior agressão a Otamendi aos 67') e que o patrício que não deveria ter alinhado no clássico cometeu penalty sobre o Jackson (e como se pode constatar na foto de página do pasquim da Travessa da Queimada):


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



e saber que praticaram um futebol tão, mas tão rasteirinho (então o Miguel Lopes, ui! ui!...) que só se coaduna com a sua actual na tabela classificativa. e com os editoriais que lhes dedica o excremento (do) Delgado, que .
sincera e honestamente, custar-me-á assistir (de camarote) à desintegração de um clube (dito) «grande». mas, provavelmente, nem tanto assim. é que o enxovalho para os lados de Alvaláxia é tanto, que cada vez mais começo a sentir repulsa (quase asco) pelo clube dos vasquinhos e/ou clube dos viscondes e/ou calimeros e/ou lagartões ainda não chega ao que carinhosamente nutro pelo clube afecto ao Regime, mas já esteve mais longe...

portanto e por muito desgostoso que esteja, neste espaço só há lugar à crítica construtiva e em prol do nosso clube do coração; sem querer colocar em causa questões de portismo, não irei contribuir para o bota abaixo que já tive oportunidade de ler igualmente nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"® (sobretudo nas suas caixas de comentários) e, também, na mais recente NORTADA do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "tudo tão previsível".

não contem comigo para ser (mais) um "velho do Restelo"!

«
dá para constatar que há muito portista que se encontra mal habituado. e que há alguns espaços daquele "maravilhoso mundo da bluegosfera"® que, para mim, já não são assim tão maravilhosos, pois o que neles se escreve mais parece ter sido redigido por um nosso fervoroso adepto adversário, atacando indiscriminada e indistintamente o meu clube do coração, com críticas que nada possuem de positivo e/ou construtivo (sequer de Verdade...).
como facilmente se depreenderá, e porque já tenho chatices que cheguem no meu quotidiano, e o tempo que despendo na leitura daqueles mesmos espaços é para puro deleite e fruição, e porque para "inimigos" do FC Porto já bastam os nossos adversários (e eles são muitos e cada vez mais poderosos), os ditos espaços de discussão (cujos nomes me recuso a citar, por gentileza e delicadeza) deixarão de contar com a minha visita regular...
poderá parecer uma questão de somenos importância, mas para quem se dedica a estas causas certamente que terá uma opinião diferente: um leitor assíduo e dedicado deverá sempre merecer uma atenção (mais) "particular", «
penso eu de que».
»


ps:

para quem ainda tiver interesse, segue a segunda parte desta "posta de pescada, com "a tal" resenha do que de "melhor" foi publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de hoje (2013-03-05), Terça-feira.
é logo a seguir ao símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...»..


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





 
© fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)



e a "tal" boa notícia do dia, publicada na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada, refere-se ao suplemento a propósito do AllGarve Cup, em futebol feminino. posso garantir-te que, tal como o meu estado febril deste final-de-semana, é no seu sentido literal. e que, da sua leitura, esta foi a parte que mais me cativou a atenção.

já em relação ao quotidiano azul-e-branco, destaco o dossier de três singelas páginas dedicado ao nosso clube do coração.
porquê? tão-somente porque as suas "peças" principais são assinadas pelo sr. Carlos-que-tem-um-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é, e pelo sr. antónio casanova...

depois e para lá da mais recente NORTADA do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "tudo tão previsível", destaque para o artigo de opinião de António Simões "Figura, o ausente" (pela defesa que faz de Vítor Pereira).

já em relação ao clube afecto ao clube do «andor», destaco a notícia que se refere ao «plantel de galinhas e passarinhos». num primeiro momento fui tentado a acreditar que seria uma peça a colocar a verdade dos epítetos em quem de direito; depois de a (re)ler, afinal vai-se a ver e não é bem assim... mas não deixou de ter a sua piada (pelo menos para mim).
ainda sobre o quotidiano do 5lV - de Vítor não posso deixar de destacar a notícia de gonçalo guimarães (sobretudo) pelo seu título sugestivo "líder isolado, um ano depois". se estes car@l... se estes gajos vencem o campeonato, ninguém os vai conseguir aturar no próximo milénio...
depois, também destaco o artigo de opinião do sr. cruz dos santos "foi futebol ou andebol?". é curioso como, nas suas doutas observações, consegue "esquecer-se" deste lance aqui. e deste também. e, sem querer ser chato, mais deste aqui - curiosamente três lances que (me) suscitaram polémica na mesma partida.


para finalizar esta análise um singelo comentário para quem contesta, em deselegantes modos, evidenciando a Educação que (não) recebeu em infância, a forma «colorida, qual deficiente mental» com que redijo estas "postas de pescada"®:

olha, pázinho:
tiveste os teus trinta segundos de fama. aproveita-os (muito) bem. foi a última vez que tos concedi.
(ainda) estou tentado a descer ao teu nível e, num tom que só tu compreenderás, mandar-te para três ou quatro sítios que eu cá sei e em bom Português.
só não o farei para não desprestigiar o bom-nome dos que, ainda hoje, me ensinam a ter que ser superior a gentinha como tu. ou será gentalha?


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)


5 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Realmente já tinha dado pela sua ausência...
    De resto, subescrevo completamente estas suas palavras:
    "portanto e por muito desgostoso que esteja, neste espaço só há lugar à crítica construtiva e em prol do nosso clube do coração; sem querer colocar em causa

    questões de portismo
    , não irei contribuir para o bota abaixo que já tive oportunidade de ler igualmente nesse "maravilhoso mundo da
    blue
    gosfera"®"


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. caríssimos,

    obrigado! pela sua visita e pelas suas (encorajadoras) palavras!

    é... parece que estou de volta :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Miguel

    Tivemos então 3 ausências por "lesão" no sábado, tu, o Moutinho e o Mangala.

    Esperemos que "ambos os 3" regressem rapidamente à grande forma!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel
    Não vou comentar o conteúdo do artigo, somente a forma que é uma lufada de ar fresco! Obrigado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. @ Magro

    eu ainda estou em convalescença. o Mangala e o Moutinho estão operacionais, mas penso que poderão ser poupados para Málaga.

    mesmo assim, obrigado! pelos votos (sinceros) de rápidas melhoras :D

    @ sr José Lima

    obrigado! pelo elogio :D
    é muito bom saber que também há "por aí" quem sinta a falta deste espaço de discussão portista.
    no fundo, ele nada seria e a sua existência não teria qualquer cabimento se não fossem os leitores e a sua regularidade em o visitar - tal e qual como o sr.

    portanto, mais uma vez (e porque mais não será certamente demais):
    obrigado!


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons