terça-feira, 26 de março de 2013

de uma Nortada em tempos de nacional crispação...




© GoogleMiguel Lima (Tomo II)



caríssima(o),

e a "tal" boa notícia do dia é a de que o "risca ao meio, com tranquilidade não ficou sem a (devida) resposta, por parte do nosso querido líder - mormente da ironia patente em « acho que foi óbvio que ele [João Moutinho] não estava a cem por cento, porque se aquilo foi estar a cem por cento então fico muito preocupado porque, nestes dias, o Moutinho desaprendeu de jogar » - depois da sua alarve «posta de pescada» de ontem.

e esta é que é, para mim e no meu entendimento, a questão-chave e que o seleccionador se recusa a admitir, na eventualidade da "coisa" correr mal, sobretudo a nível desportivo (e em relação ao FC Porto), e por muito que afirme «o João jogou porque quem faz o onze na Selecção Nacional sou eu e mais ninguém! ».
é que, caso ele venha a ter uma recaída da lesão que (estou certo e convicto) ainda o afecta, aquele a quem actualmente ainda está em estado de graça na abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão, certamente que será o primeiro a fugir com o "rabinho à seringa". é que, se a Selecção «facilita» quando não deve, o que impedirá o seu timoneiro de ser o primeiro rato a abandonar o navio, se este estiver a naufragar?
sinceramente, penso todo este imbróglio só não foi prontamente solucionado em sede da FPF (com o devido e merecido repouso do atleta) pois ele não é representado por Jorge Mendes; fosse este o seu empresário e certamente que a « concordância com o departamento médico e com o jogador » seria noutro sentido. e que, assim, noutro diapasão, seria ainda mais « fácil perceber porque tomámos essa decisão; e quem não entende vai continuar a mandar postas de pescada * como fez ao longo do ano »...

*  tal como o nosso grande presidente, estou seriamente preocupado com a eventualidade do seleccionador nacional ser leitor deste espaço de discussão pública, e de se apropriar de formas de expressão que se coadunam (bem) mais com este que vos escreve :D



 
© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



eu não sou adivinho, sequer astrólogo. ou tarólogo.
e a Maya, para mim, é uma abelha de quem o Calimero gostava muito (de acordo com o Jaimão).
"isto" para (re)afirmar, ao estilo "eu bem avisem", o que escrevi ontem:
« então, depois destas declarações que amanhã farão a delícia da redacção do pasquim da Travessa da Queimada, "é só amôre" | «it's just loBe»... »

e a capa acima já indicia o que por aí vem. é que, como escreve o sr. com apelido de prato de bacalhau, "zangam-se as comadres"...
vamos lá, então!

principio pela mais recente NORTADA, do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "e hoje, também não é decisivo?".
velará bem a pena dispensar um pouco de tempo na sua leitura para se perceberem melhor as razões desta indignação e de acordo com a visão mais azul-e-branca do imbróglio.
e, como se constata, é só - pois que o dossier dedicado ao FC Porto e o artigo de António Simões "Frank... quê?!", na sua coluna de opinião habitual COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO e. 


depois... bem, depois vem "o outro lado" da perspectiva de toda esta trapalhada.
e, desde já, te peço desculpa por não poder divulgar à saciedade o que foi escrito na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada  do passado Domingo. um "acidente infantil" impede-me de tal...
mas, a última guerrinha do sr. Fernando ("as vezes do leão") "vale (bem) a pena" e como que (re)mete aqueles escritos para segundo plano, ofuscando-os com todo o seu «glorioso» brilho. atente-se bem na seguinte passagem:


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



em suma e para não perder muito (mais) tempo com este (não) assunto:

o sr. Fernando Guerra, para lá de um palhaço, é um mete-nojo de um anti-portista primário.
e padece de uma doença que, para mim, não tem cura, pelo que morrerá com ela (e devido a ela, certamente): uma tremenda dor de cotovelo por, de há trinta anos a esta parte, a História do Desporto Nacional estar a ser escrita nesse bom tom que é o azul-e-branco.

onde ele vê a «fruta», os «rebuçados» e o raio que o parta, eu (pres)sinto inveja pelo Sucesso, reconhecido para lá das fronteiras políticas (e desportivas) deste "rectângulo à beira-mar (im)plantado.
onde ele vê o triunfo do «Sistema», eu (pres)sinto o lamento pelo declínio da "verdade desportiva" de alguns.
onde ele vê o «senhor que foi designado dirigente do século, no Planeta Terra», eu (pres)sinto o seu maior pesadelo e o temor pelo seu clube do coração não almejar encontrar alguém que, num Futuro próximo, o consiga suplantar.

portanto, só assim se compreende que saia a terreiro em defesa de um treinador que, quando gravitava do lado de lá da Segunda Circular, era um dos seus odiozinhos de estimação.
efim, é um triste que esteve para merecer o envio de um e-mail a dar-lhe conta deste meu profundo lamento mas que, pela sua insignificância, não passou de um fugaz pensamento - tal como o desejo de que corra tudo muito bem aos desígnios "nacionais" da "equipa que (decididamente não) é de todos nós, consegundo o apuramento para o Mundial em terras de Vera Cruz.


 © GoogleMiguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar) 


para finalizar e tendo aceite o repto de um leitor no "anti-lampião", resolvi actualizar o "ficheiro" desse « emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto ».
assim, a imagem acima reproduz os factos que, à data (2013-03-26), ocorreram em termos de (supostos) benefícios para «ambos os dois» clubes que lideram a tabela classificativa, com indicação do árbitro das partidas em causa.
as ilações, as deduções, as conclusões, os considerandos e os comentários que dela se poderá inferir, deixo-os ao teu cuidado critério.
(sendo que, para quem estiver interessado, aqui encontra a listagem dos encontros referentes ao 5lV - de Vítor com mais pormenor e aqui encontra a listagem dos encontros referentes ao FC Porto com mais pormenor)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



3 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Nesta complicação toda envolvendo Moutinho, Paulo Bento e Pinto da Costa, só tenho três coisas a dizer:
    A primeira é que só espero que o João Moutinho chegue ao Dragão em condições de ser utilizado por Vítor Pereira no próximo encontro do FC Porto.
    A segunda, Paulo Bento não tem razão nenhuma e para mim acabou por meter os pés pelas mãos.
    E, finalmente, a terceira, esteve muito bem o presidente Pinto da Costa nas respostas ao seleccionador nacional.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Possível conversa entre o Guerra e o Pinto da Costa:

    PC: "Nandinho, tenho aqui uma lista dos meus trofeus em 30 anos. Agora mostra os teus..."
    FG:"...."
    FG:"...."
    FG:"...."
    FG:"...."
    FG:"...."
    FG:"Ah! Já sei! Fui eleito o gajo com mais almoços pagos pelas direcções dos clubes de Lisboa nos últimos 5 anos! Ganhei!"

    Fim da conversa.

    ResponderEliminar
  3. @ Ana Andrade

    «esteve muito bem o presidente Pinto da Costa nas respostas ao seleccionador nacional»

    caríssima,
    como lerá na «posta de pescada» de hoje (2013-03-27) e apesar de concordar com o teor presidencial das ditas, não é esse o meu entendimento...


    @ Ribeiro

    T-O-P!
    (ainda enxugo as lágrimas de tanto me rir)


    no fundamental:
    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons