sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

das penalidades máximas (por assinalar)...



© Google | ojogo
(clicar na imagem para ampliar)

 
então «ultimamente tem havido uma equipa que tem jogado com dois guarda-redes», afirmou o «leitor»?
então houve duas penalidades máximas por assinalar contra o FC Porto, em outros tantos jogos e curiosamente protagonizadas pelo mesmo jogador - uma ante o SC Braga (para a Taça de Portugal) e outra contra o Moreirense (para o campeonato)?
então o «sistema» volta a atacar e a «Verdade Desportiva» a ser ultrajada?
muito bem...

o que mais detesto é essa memória selectiva que é intrínseca a quem é lampião, de tal forma que pretende sonegar a Realidade, destacando desta o que mais lhe convém e relegando o que lhe é desfavorável para "debaixo do tapete" e/ou para um qualquer túnel que mais lhe aprouver.

assim sendo e para relembrar os "manuéis" que por aqui gravitam:

1)

5lb 2-1 SC Braga, 01 de Abril de 2012. 

(não!, não foi mentira...)

árbitro: 

João «pode ser o João» Ferreira



 © Google
(clicar na imagem para ampliar)


2)

5lb 2-3 FC Porto, 02 de Março de 2012

(sim!, nós ganhámos com um golo em fora-de-jogo; mas este lance aconteceu antes. e com uma igualdade no marcador...)

árbitro:  

Pedro Proença



 © Google
(clicar na imagem para ampliar)

 
3)

FC Porto 5-0 visitante, 07 de Novembro de 2010. 

(sim!, ganhámos. de forma esclarecedora. e arrebatadora. daí termos ainda mais credibilidade e legitimidade para reclamar.)

árbitro:  

Pedro Proença

 

 © Google
(clicar na imagem para ampliar)


4)

5lb 1-3 FC Porto, 20 de Abril de 2011. 

(sim!, ganhámos. e contra o "xistrema", conseguimos a "reserBa" para a final no Jamor. e depois para Dublin. já os milhafres...)

árbitro:  

Carlos Xistra



 © Google
(clicar na imagem para ampliar)



para finalizar, quatro breves notas finais:

i)

escrevo estas linhas sem recorrer a jogos a preto-e-branco e/ou com os postes quadrados e/ou a campeonatos "polémicos", ganhos com subterfúgios como "túneis", "estorilgates" e outros quejandos.
e nem me referi ao jogo FC Porto 1-1 5lb, de 08 de Fevereiro de 2009, a que se refere a capa de OJOGO, acima. ou a esse recorde que aconteceu no ex-estádio da Lucy e a que se referiu Vítor Pereira, de três grandes penalidades assinaladas em menos de meia-hora...

ii)

e aproveito para esclarecer que não me enganei quando "postei" a imagem do SC Braga vs. 5lb da época passada, em "dessas (gloriosas) tendências de se pretender ver mais além...", pois efectivamente foi assinalada grande penalidade contra a agremiação lampiónica de Carnide.
agora, o que não me esqueço foi das (digamos assim) "atenuantes" invocadas pelos lampiões para que a dita grande penalidade não tivesse sido assinalada. curiosamente (ou talvez não), são coincidentes com os argumentos por nós invocados para "ilibar" o Alex Sandro...

iii)

sobre o "tal" jogo do penalty que custou um castigo exemplar a... Lisandro López, recordo o que escreveu Jorge Maia, em OJOGO, a 10 de Fevereiro de 2009:

«

Ensaio sobre a cegueira

Há uma estranha relação entre as grandes penalidades e a cegueira - especialmente a pior estirpe de cegueira, que é aquela que afecta os cegos que não querem ver. Assim sendo, ninguém quer ver uma grande penalidade que prejudique o seu clube; mas, curiosamente, toda a gente vê as que o podem beneficiar.
Explica-se:
os portistas viram todos (e muito bem) a grande penalidade que Reyes cometeu sobre Lucho aos 18' (quando o jogo estava empatado a zero), e os que têm melhor acuidade visual até são capazes de ter conseguido ver a de Yebda sobre Lisandro aos 70' (quando o 5lb vencia por 0-1). Em contrapartida, os benfiquistas não viram nenhuma delas.
Com algum distanciamento percebe-se que uma existiu e a outra não; que uma foi marcada e outra não, e que Pedro Proença, para mal dos seus pecados, cometeu dois erros. No primeiro lance deixou-se iludir pelo voluntarismo de Lucho González, que fez questão de seguir o lance apesar de ter sofrido falta; no segundo lance foi vítima da propensão para o dramatismo de Lisandro. Num erro prejudicou o FC Porto e no outro o 5lb.
Não acho que os erros funcionem de forma matemática e na arbitragem menos por menos não dá mais. Mas pretender concluir que só existiu um erro é ser cego. E daqueles que não querem ver.

»

 

iv)

em tempo (já não tão) útil, disponibilizarei o que de melhor e sobre o nosso quotidiano se escreveu nas últimas três edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada


beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. Michael, não te esqueças do épico golo do Saviola contra a Académica com a mão, em fora de jogo e na sequência de um livre. Aqueles lances em que "o fiscal de linha não vê porque não quer. Aliás, ele vê, só que não quer marcar"...

    O pormenor da mão do Salvio é muito bom. Ninguém se lembra disso porque aconteceu no jogo épico, mas podia ter sido um escândalo ainda maior..

    ResponderEliminar
  2. caríssimo,

    referes-te a este "clássico", certo?
    um escândalo (para nós); uma justiça da verdade desportiva para os outros, os coisinhos...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons