terça-feira, 11 de dezembro de 2012

de uma Nortada em tempos de (lampiónica) exaltação...


 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

estamos em pleno período de exaltação nacional, ao ponto de a Crise e a TroiKa serem tal e qual como uma pequenez de uma ilhota perdida num Oceano (nada) Pacífico. 
tudo porque o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto - sim!, eu não me esqueço desse enorme guarda-redes que deu um "lucro" do cem mil euros aos cofres lampiónicos - venceu o clube vizinho e eterno rivalzinho - um clube dito «grande», mas que actualmente está a apenas dois singelos pontos daquela linha que separa os que permanecem na Primeira Liga dos que militam para àquela subir...

tudo começou no dia de ontem, com um dossier especial de quinze paginas (!!!) (capa incluída) dedicado ao «'derby' que nunca dorme», publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada - mas sem os dramas e as incidências do último derby dos «mónsters» ingleses.
continuou com o êxtase dos radialistas de serviço da TSF no relatar dos dois últimos golos dos lampiões (órgão de comunicação que sintonizei faltavam dez minutos para terminar o encontro em causa).
prosseguiu, com toda a «gloriosa» pompa e circunstância, pela difusão da «liderança isolada», propalada pela maioria dessa abjecta, muito parcial e demasiado facciosa  Comunicação Social nacional.
(ainda) está em andamento com o dossier especial de dezasseis páginas (!!!) (capa não está incluída) sobre aquela partida - onde tudo, mas mesmo tudo foi escalpelizado (menos as alarves declarações do «leitor») -, com o destaque de duas páginas (!!) ao debate que se sucedeu na 5lbtv2 (vulgo BolaTV), com o editorial do belenense vítor serpa "águia pujante, leão decrépito..." e com a última guerrinha do sr. fernando "e agora, go(r)dinho?".
e prossegue com as (im)pertinentes perguntas, de alguns colegas de trabalho, se estou com algum torcicolo (ao que lhes pergunto pela marca da pomadinha que têm utilizado nos últimos dois meses).

de facto, é só bazófia para os lados da agremiação lampiónica de Carnide - o que não é de estranhar, vindo de coisinhos que acreditam, por exemplo, não só na inocência do seu actual Presidente (quando é por demais conhecido que o "dumbo" é um condenado pela Justiça, um penhorado e um caloteiro), mas também em notícias como "Ola John: Ferguson já o tem debaixo de olho" (um delírio de gonçalo guimarães), ou na descrença de "5lb a marcar passo" (no hóquei, e para muita tristeza de antónio barros - com destaque para o último parágrafo da crónica).
porém, há sempre quem esteja atento e os desminta. refiro-me, não só ao nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, na sua NORTADA com o título, "entre o Sonho e a Realidade", mas em especial ao (delicioso) "das mentiras...", da autoria de António Simões. «ambos os dois» desmistificam (a farsa que foi) o embate entre os lampiões e a equipa do todo-poderoso Barcelona (tipo) C.

para quem (eventualmente) já possa estar a desesperar por invectivar contra este estado dito «glorioso», relembro que há umas certas e determinadas cores dominantes na (abjecta) Comunicação Social e com as quais temos que aprender a lidar e que há um gráfico, da autoria de Bruno Sousa, que explica de uma forma sucinta, prática e exemplar o (epi)fenómeno a que actualmente assistimos e que mais uma vez não resisto a partilhar (pelas suas irreverência e pertinência):


 
(clicar na imagem para ampliar)



parece que, à data (2012-12-11), estamos no ponto 4., com o ponto 3. ainda por se verificar.


para finalizar esta primeira parte, informo que a segunda, com o que de melhor se publicou nas duas últimas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada, segue logo depois do símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...».

beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





 © Google



nesta segunda parte, principio pela boa notícia do dia: via "45 minutos à Porto", no "Porto Canal", fiquei a saber que, no dia de Natal, haverá um programa especial dedicado ao nosso mágico Deco.
penso que será a não perder.

sobre o nosso quotidiano, e para lá do singelo dossier de oito páginas dedicado ao rescaldo da vitória ante o Moreirense - e com especial relevância para os casos de arbitragem destacados pelo pasquim em causa -, da crónica (num tom muito triste) "um míssil a Ferraz e fogo" (da autoria de hugo costa e dedicada à esfuziante vitória ante o 5lb em andebol), e dos paupérrimos dossiers de três páginas de 10 de Dezembro (sem nada de destaque) e de 11 de Dezembro (com a notícia do provável regresso das trivelas ciganas ao Estádio do Dragão), há a destacar as declarações de André £ibras-Boas em defesa de Helton (mas publicada no jornal diário desportivo OJOGO, e a 06 de Dezembro).
e, já agora e de certa forma, o último escrito de Paulo Futre "sócio, nunca mais faças isso!" (onde aborda o que define a união de um grupo de trabalho, de um balneário), as notícias do epílogo (será?) da saga do nosso Incrível em terras de rublos e de gás natural (com a do perdão e a do seu saneamento), e o artigo sobre a genialidade de Falcao vs. Messi.


para finalizar esta segunda parte, destaque para os artigos de (i) "Ética, Desporto e Jornalismo" (da autoria de sidónio serpa e muito a destempo, claro!), (ii) "quatro europeus de volta a casa" (da autoria de paulo "há-os aos" montes), (iii) "Inglaterra é o paraíso dos empresários FIFA" (da autoria de Paulo Anunciação), (iv) "o abuso do 'twitter'" (da autoria do sr. com apelido de prato de bacalhau), e (v) da notícia do grave problema financeiro que atravessa o hóquei do Limianos.


beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)