terça-feira, 7 de agosto de 2012

palavras de Presidente e de Director-Executivo da SAD

 

«

mentiras e verdades


[...]

o FC Porto não acabou com o basquetebol; o FC Porto foi obrigado a suspender a equipa profissional.
mais importante do que o Basquetebol é o FC Porto, e uma sucessão de acontecimentos levou-nos a tomar uma decisão que certamente irá contribuir para recolocar a modalidade nos eixos. quando isso vier a acontecer, estaremos de volta!

só para recordar:
(a) como é possível uma equipa desistir da competição, numa meia-final do campeonato, deixando outra semanas sem competir e, depois, não sofrer a mais pequena sanção, num incentivo a que outras ajam (impunemente) da mesma forma?

(b) como é possível as equipas profissionais poderem alinhar com cinco jogadores americanos, naturalizados ou não, destruindo as selecções e o trabalho desenvolvido nas camadas jovens?

(c) como é possível a Federação tornar pública uma nota de culpa, baseada num escrito de um polícia mal-disposto, em que este só refere mentiras, que o próprio delegado ao jogo da Federação confirma não corresponderem à verdade?

a este basquetebol dizemos categoricamente "não!". mas ao Basquetebol dizemos "sim!". e, para isso, já acordámos três anos com Moncho López, que ficará com a responsabilidade de reorganizar a modalidade no clube, para voltarmos quando estiverem criadas as condições na Federação Portuguesa de Basquetebol.
[...]

»

fonte: revista Dragões (edição nr. 314 | Julho 2012), pág. 13.
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


 


«

entrevista a Antero Henrique

(director-executivo da FC Porto - Futebol, SAD)

[...]

como avaliou a decisão de se suspender o basquetebol?
é incompreensível que os melhores clubes portugueses sejam compostos por cincos-base cem por cento americanos!
esta modalidade, tal como todas as outras, tem de estar num nível que o país possa comportar.
vamos refazer o processo, podendo contar com a colaboração do treinador Moncho López e encontrando um novo modelo para a gestão das modalidades do FC Porto - ancorado, como neste caso, numa referência multidisciplinar da modalidade.
há muitos anos que se diz que, em Portugal, a única modalidade é o Futebol. tal é tremendamente injusto para tantos atletas, dirigentes e técnicos. efectivamente as modalidades necessitam de mais investimento, nomeadamente de sponsorização [patrocínios]. noutros países, por outro lado, o Desporto é uma grande aposta do Estado e não apenas dos clubes. isso não se verifica em Portugal. um clube com a grandeza do FC Porto, com uma força de marca impressionante, deveria receber, da parte do Estado, outro tipo de motivação para poder servir um maior número de população e colocar ainda mais atletas a praticar desporto.
no FC Porto, todos queremos as modalidades, mas em condições e para que o clube as possa albergar e apoiar. o nosso intuito é vencer na alta competição e participar ao nível dos escalões de formação.

»

fonte: revista Dragões (edição nr. 314 | Julho 2012), pág. 26.
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o)

se, por um lado, folgo em saber que o que escrevi no ponto 2) do meu escrito de 26 de Julho último não se verificou, por outro continuo a reafirmar que, neste assunto lamentável e penosamente triste, « o que mais me incomoda é que os sócios do clube não tenham sido "tidos nem achados" a se pronunciarem sobre a dita e, sequer!, à data, tenham tido uma palavra de "conforto" e/ou uma explicação convincente por parte de quem de direito! »
e não é um escrito na revista oficial do clube, na página dedicada às mensagens presidenciais, que me fará mudar de opinião.

ps:


sobre o encontro de apresentação da equipa principal aos associados e adeptos do clube, que aconteceu no passado Sábado, o momento mais gratificante, para mim, foi poder bitaitar com o caríssimo Vila Pouca uns bons quarenta minutos antes do início da partida. aprendo muito sobre portismo com ele, tal como aprendi com o meu Avô (à data, o maior portista que já conheci, e de quem não esqueço da sua imensa paixão pelo clube). aliás, actualmente, ir ao Dragão assistir a um jogo «ao vivo e a cores» e não estar com alguns de vós é como ir a Roma e não estar com o colégio cardinalício :D
só tive mesmo pena de não ter pago o fino prometido ao Jorge (do "Porta19"). fica para a próxima Jorge, ok?

do encontro propriamente dito, confesso que, a partir dos 20' de jogo, comecei a sentir umas imensas saudades do nosso Licha - e penso que está tudo escrito, mesmo sabendo que se tratou de um encontro de cariz particular; que o Lyon se contentou com o empate, motivo para distribuir cacete até mais não (com a complacência de Artur Soares Dias); que faltam (pelo menos) dois titulares indiscutíveis; que os níveis de rendimento são baixos; que frente à Académica "a música será outra"; que é preciso dar Tempo ao pouco tempo que Jackson "cha cha cha" Martínez tem no seio do plantel; etc. e tal.


beijinhos e abraços (esperançados numa boa época)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)

2 comentários:

  1. Obrigado na parte que me toca, mas olha que não é fácil. Quando alguns portistas, sem saberem do que estão a falar, dizem as maiores barbaridades, sem nenhuma base de sustentação, é difícil. Portam-se como inimigos e assim, prefiro os inimigos que os falsos amigos.

    Abraço e até à próxima.

    ResponderEliminar
  2. dragão Vila Pouca

    compreendo-o perfeitamente :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons