domingo, 2 de março de 2014

< sem comentários >



© google


caríssima(o),

devido a afazeres profissionais que (também) me ocupam os finais-de-semana, cheguei atrasado ao início da partida desta noite, em Guimarães, no que se pretendia que fosse mais um bem sucedido "assalto ao castelo".
vim a acompanhar o relato, via TSF, até chegar ao meu reduto familiar. vencíamos por 2-0, notava-se um certo "incómodo" nos comentadores de serviço, e ainda se debatia o golo legal sonegado ao Belenenses, uma hora trás...
assim que obtive um streaming jeitoso e sem interrupções, o Vitória acabava de marcar o seu primeiro golo. passei as mãos pelo rosto, levantei-me e fui por-me mais à vontade - i.e., vestir uma roupa mais confortável (vulgo pijama) e aconchegar o meu regaço com o cachecol da praxe. também aproveitei para compor o estômago, apesar do apetite não ser muito (mesmo para quem já não colocava nada no bucho há mais de seis horas. «não faz mal... alimento-me da minha própria gordura. e da vitória do FC Porto, se tudo correr pelo melhor, que vai!!! só pode dar certo!!!», pensei).

recomeço da segunda parte, confiança redobrada para o "tal" assalto pretendido e novo balde de água fria, à semelhança de outros, nesta época. mais uma "avenida" que se tinha aberto em direcção à nossa baliza e estava feito o empate.
depois... bem, depois houve nova série de equívocos, os quais se têm vindo a repetir com demasiada pertinência para um clube como o nosso, por serem (muitas vezes) demasiado básicos, "infantis", próprios dos escalões de formação. certamente que saberás do que me refiro, se viste a partida em causa e se também "viste" o mesmo jogo que eu acabei de ver...
(assim se justifica a imagem que "embeleza" o início destas linhas...)

«antes não tivesse visto...», foi o meu segundo pensamento, assim que o inexcedível marco ferreira apitou para a ida, em definitivo, para as cabines. o meu primeiro pensamento não pode ser aqui reproduzido, pois que contém demasiado vernáculo; e o senhor do apito foi mesmo "inexcedível", no sentido em que, em caso de dúvida, seria sempre em prejuízo do do FC Porto. e não me venham com a estorieta de ter perdoado o vermelho ao Alex sandro por aquela entrada sobre um jogador vitoriano que já nem deveria estar em campo, tanta foi a "lenha", o "pau", o "cacete" que se fartou de distribuir e sempre com o «glorioso» beneplácito do sr. marco... 
mas, não foi por este último que empatámos e demos um novo passo em frente (quiçá o último...) rumo a esse "abismo" que é o de vermos interrompido o ciclo de quatro conquistas consecutivas do campeonato nacional - vulgo tetracampeonatosim!, porque e por muito que o afirmem até à exaustão, o "tal" «final de ciclo» tão apregoado só pode ser mesmo este.


quanto ao jogo em si, tenho que agradecer ao Danilo aquele corte providencial, aos 86'. não fosse ele, e estaríamos a amargurar a quinta derrota no campeonato...

e agora, com a tua licença, e porque estou demasiado triste para continuar, vou vegetar em frente ao televisor mas próximo, a ver se o sono vem o mais rápido possível. 
estou fisicamente estoirado e psicologicamente cansado, de tantas noites em claro, nos últimos tempos. para além de que ainda recupero das mazelas de uma gripe.

mesmo assim e tal como afirmei no passado Domingo:

«

é nestes momento de crise que costumámos renascer. 
e que regressámos ainda mais fortes, alimentando-nos de toda a maledicência que entretanto se tece em torno do nosso quotidiano e de todos os finais de ciclo que se prevêem.

»



para finalizar e destinado a todas(os) vós, lampiões e calimeros, que já vão fazendo a festa antecipada, e para todas(os) quantas(os) precipitadamente já me vão desejando "muitas felicidades", extensíveis a quem eu mais amo, aquele meu já (re)conhecido « abr@ço fraterno, com votos de que continuem todas(os) a ir p'á g'anda p*t@ que vos pariu ».


"disse!"




5 comentários:

  1. Já nem ligo a qualquer colinho aos lampiões, porque nós, mesmo com todo o colinho do mundo, não íamos lá com este "treinador"!!!

    Entre outras coisas, eu já não aguento mais:

    -o "há que levantar a cabeça"
    -o "há que trabalhar"
    -o "ainda falta muito campeonato"
    -o "fizemos um bom jogo"
    -a voz do mister
    -a cara do mister...

    Resumindo, Paulo Fonseca faça um favor ao FCP:
    demita-se irrevogavelmente, desta vez sem dar a mínima chance do presidente ou qualquer um, de demovê-lo da idéia!!!

    ResponderEliminar
  2. Miguel, tendo eu a CERTEZA ABSOLUTA que amanhã este sr já não vai ser o nosso treinador, peço só ao Libras Boas e ao Marco Silva que mantenham o telemóvel ligado durante a noite porque ele vai tocar... Em relação a este senhor de barba que nos calhou este ano, só tenho "pena" que a carreira dele tenha terminado aqui, penso que o gajo só tem 40 anos... De qq forma o acordo de rescisão deve engordar-lhe a conta bancária com números que nós nunca vamos ver em duas vidas inteiras de trabalho. Que lhe faça bom proveito e que não saia do Barreiro uns bons anos...

    ResponderEliminar
  3. Miguel!

    Política de informação e esclarecimento dos sócios precisa-se
    O motivo porque quando as coisas correm mal aumentar o número de comentários é porque os adeptos querem e precisam de desabafar, entenda-se, dizer aquilo que pensam. E por isso procuram os blogs mais concorridos para manifestar o seu desagrado com a situação existente, e, também pelo facto de que neles se gera mais controvérsia, e por isso, onde existe mais debate de ideias.

    Sou da opinião do Pedro Marques Lopes quando ele afirma que até podemos perder um jogo e sair satisfeitos do Dragão, desde que a equipa se esforce, jogue bem e se veja que perdemos porque o adversário se transcendeu e foi melhor. Agora o que custa é perdermos ingloriamente, porque não nos esforçamos ou porque não produzimos o que está ao nosso alcance, dando motivo a que os nossos detractores se aproveitem dos nossos fracassos para tentarem desmoralizarem-nos.

    É por isso que não aceito, por não compreender, a inércia de quem tem por missão gerir o FC Porto e tentar elevar o nosso amado clube aos píncaros, e, não o faz! Ou seja, pelo menos parece não se dispor a fazê-lo...!

    Quando um determinado funcionário que foi contratado para que com a sua competência e talento prestigie o clube e depois se constata/confirma que se revela um flop, qual é o problema em sugerir-lhe a sua demissão?!

    É evidente que os adeptos portistas não dispõem dos dados todos para construírem um veredicto, mas o que é facto é que se especulamos e eventualmente erramos é porque quem dirige o FC Porto não se esforça minimamente para que a informação correta chegue aos sócios, ou seja, não existe infelizmente, por parte dos dirigentes do FC Porto, uma política de dar satisfação aos sócios e adeptos do clube...!

    É que se existisse evitar-se-iam muitos juízos de valor errados.

    Abraço,
    AM

    ResponderEliminar
  4. Já tenho pena do Paulo Fonseca, o homem quer ir embora, já reconheceu que não tem explicação para os erros que estão a ser cometidos pela equipa, mas não o deixam ir embora, porquê? Foi alguma promessa que fizeram para irmos ao fundo? Começo a ficar preocupado com o nosso rumo, está na hora de irmos para o caminho.
    Qualquer um dos treinadores que estão nos escalões jovens do FCP, fará melhor do que ele neste momento.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar


  5. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ RBN
    bem-vindo! :D
    e seja bem aparecido :D
    apesar do momento e do facto que o levou a comentar, que seja o primeiro de muitos mais - e por melhores razões. :D

    @ doctor J.
    foi um comentário com uma «certeza absoluta» com um atraso de (quase) trinta e duas horas.
    será que o spórtém irá apresentar um comunicado sobre um novo atraso? e será que irá interpor algum processo à Comissão Disciplinar da Liga? ainda nos arriscamos a descer de divisão... :D
    (estou a ser irónico, ok? nada de maus entendimentos :D)

    @ sr. Armando Monteiro
    parece que hoje, Quarta-feira de cinzas, o nosso grande presidente falará à Nação Portista, pelas 19h. parece que será no Porto Canal. para confirmar mais tarde.

    @ sr. Manuel Moutinho
    parece que já estamos a "arrepiar caminho". lá diz o Povo, na sua douta sabedoria, que "mais vale tarde do que nunca"...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons