sexta-feira, 28 de março de 2014

da necessária acalmia, pela voz do Presidente...


© google


«


No campeonato, só o primeiro lugar nos interessa. Nesta casa, é assim que se pensa. 
O FC Porto cometeu erros, toda a gente os comete. Mas é difícil esquecer que, quando estávamos só com vitórias e com cinco pontos de vantagem para o segundo classificado, perdemos dois pontos com o Estoril da forma como se viu, com o sr. Rui Silva a apitar. Perdemos com um penalty fora da área e um golo em fora de jogo, ou seja, teríamos vencido por dois a zero. Esse jogo tinha muito significado para nós e abalou a equipa», começou por declarar o dirigente de 76 anos.
E depois, em Alvalade, num jogo em que estava em discussão pelo menos o segundo lugar, o FC Porto perdeu com um golo completamente irregular. Não estou a dizer que foi um erro intencional, mas esta é a realidade. Só gostava de saber quais seriam os títulos de alguns jornais de Lisboa se tivesse sido ao contrário... 
Espero que, quando terminar o campeonato, ninguém se esqueça do que aconteceu nos jogos com o Estoril e em Alvalade. Mas estas são as contingências do futebol, que acontecem aos melhores, como foi o caso em Alvalade. Agora, os factos são estes: perdemos cinco pontos por erros de arbitragem em dois jogos que eram cruciais para nós

Uma boa época, aqui no FC Porto, é quando se ganha o campeonato ou uma prova internacional.
A Liga Europa será muito difícil de vencer e o campeonato está praticamente decidido, até pelas razões que já expliquei. Mas é muito difícil voltar a vencer a Liga Europa. Aliás, acho que será muito difícil para quase todos os clubes que ainda estão na prova, porque há um grande favorito, que é a Juventus. Eles têm uma grande equipa e ainda por cima vão jogar a final em casa. À partida, são os grandes favoritos.

Muita gente dava o favoritismo ao Frankfurt depois de ter empatado a dois no Dragão; também davam o favoritismo ao Napoli depois de terem perdido em nossa casa – aliás, considerei exagerado o favoritismo que lhes deram para o jogo em Nápoles, estava toda a gente com uma confiança absoluta de que iriam ser eles a passar, e isso acabou por ser positivo para nós. Bem, mas o certo é que somos nós que continuamos por cá... 
Para já, não podemos pensar na final, temos é de pensar no Sevilla, que é uma boa equipa; ainda agora venceu o Real Madrid depois de ter estado a perder e isso diz muito da qualidade da equipa. Mas vamos é preocupar-nos com um jogo de cada vez.

O Luís Castro é um homem da casa e foi uma escolha minha. Nunca, em nenhuma circunstância, dei a minha opinião ou qualquer palpite antes de falar com os treinadores para tomar uma decisão deste género, pelo que não é agora que vou abrir uma excepção. 
No entanto, o Luís Castro não foi chamado para a equipa principal como um remedeio, mas antes porque lhe reconheci capacidades, caso contrário teria tido a oportunidade de contratar outro treinador. Aliás, houve muitos disponíveis para treinar o FC Porto, alguns que, se eu dissesse quem são, as pessoas até ficariam surpreendidas.
Luís Castro foi uma opção consciente e está a fazer um excelente trabalho. A equipa joga como toda a gente tem visto... Por exemplo, a defesa era acusada de sofrer muitos golos, mas só permitiu um que qualquer equipa sofre se valerem golos em fora de jogo, tal como aconteceu em Alvalade. De resto, temos apresentado uma grande solidez e a equipa tem jogado bom futebol, como ficou demonstrado no jogo com o 5lb. Quanto ao futuro, tenho as minhas ideias, que seguirei na altura própria.

»


autor: Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa
fonte: zerozero | FC Porto para sempre (2014-03-28) 
psos negritosos itálicos, e os sublinhados são da minha responsabilidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)