quarta-feira, 5 de março de 2014

em Quarta-feira de cinzas... [actualizado]


© neyeniKevin Corrado


caríssima(o),

é oficial: no dia do seu quadragésimo primeiro aniversário, Paulo Fonseca deixa o comando técnico da equipa principal de futebol do nosso clube do coração. é a suprema ironia do desenlace de toda esta novela, que tem por título primeiro "a época desportiva do FC Porto 2013/2014", e por sub-título "comando técnico". desconheço o seu epílogo e porquanto todos os balanços se devem fazer no final de cada exercício, só no final da dita é que tecerei mais comentários. entretanto, mentiria se afirmasse que me sinto mais "aliviado" com toda esta bagunçada; não sinto, antes pelo contrário. mas como também confio no nosso querido líder e nas suas decisões, estou ligeiramente sossegado (apesar da intranquilidade do meu espírito inquieto).

já aos protagonistas principais desta nova etapa, os meus desejos sinceros são idênticos aos teus:

» Luís Castro, que seja capaz de gerir com argúcia, proficiência, "Almae muito Querer, o balneário à sua disposição; que mentalize a equipa para a conquista dos troféus ainda em disputa, tangíveis e para os quais depende dela própria: Taça de Portugal, Liga Europa, "ex-taça da bjeKa (por minha ordem de preferência); que confronte o plantel e as suas "vedetas" com os quatro pilares que definem o sucesso do nosso FC Porto: Competência, Paixão, Ambição e Rigor.
a tarefa não será fácil, mas é nestas alturas mais complicadas que sobressaem os Homens da nossa casa.

» Paulo Fonseca, que seja muito feliz no seu Futuro profissional, apesar deste "infortúnio", deste revés na sua carreira enquanto treinador - i.e., de não ter tido tanto sucesso no FC Porto quanto desejava (e o Clube nele depositava).

» Pinto da Costa, que continuará a merecer todo o meu crédito, estima e consideração; mal seria se assim não fosse, tantas foram as alegrias que me/nos proporcionou. e não tenho a menor dúvida de que iremos arrasar na próxima época.


entretanto e ao contrário do que é habitual neste espaço de discussão, a última "posta de pescada foi bastante telegráfica
a razão para ter sido tão conciso surge no decurso destoutro aqui, de 26 de Fevereiro: em contraste com o silêncio (ensurdecedor?) da voz de comando do nosso clube do coração, perante algumas matérias que seriam merecedoras de uma explicação à Nação Portista, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, inclusive nas suas caixas de comentários, há muito «doutorado» a "fazer ver" os que se arvoram como «catedráticos» no Futebol. como eu já confessei publicamente a minha ignorância futebolística, estou perfeitamente à vontade para me remeter a um estratégico e consciente estado em que me abstive de tecer considerandos sobre o que (des)conheço. dessa forma, evitei cair no ridículo, como não o fizeram alguns "reflexivos" daquele mesmo mundo maravilhoso...
 tal


para finalizar esta primeira parte, mais informo que estou a ponderar seriamente a hipótese de me apresentar, no próximo Domingo, sensivelmente pelas 19h, no meu teatro de sonhos azuis-e-brancos, na cadeira que sempre desejei possuir, para mais uma vez e pese embora algumas dificuldades (inclusive financeiras), apoiar o meu clube do coração.
se há momentos em que todos os portistas devem afirmar "presente!", este é só mais um. e independentemente de quem esteja sentado no local mais à esquerda do banco de suplentes. porque mais uma cadeira vazia no nosso estádio será sempre sinónimo de mais um adepto a apoiar o clube que nos visita. adaptando uma famosa citação, "não perguntes o que o Clube pode fazer por ti, mas o que podes fazer em prol do Clube".


na segunda parte desta "posta de pescada e para quem tiver esse interesse, seguem alguns considerandos sobre o que (também) "de melhor" se foi publicando nas últimas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada.
tudo para desvendar logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas, em «'no pare, sigue, sigue'»...


somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)








» edição de 02 de Março de 2014, Domingo

para lá das declarações de José Mourinho sobre o que fará «se um dia for seleccionador de Portugal» e da antevisão de Paulo Fonseca ao encontro de Guimarães - onde realço a confiança do vitoriano Maazou em marcar um golito (e que se viria a confirmar...) -, das notícias sobre o nosso universo, há a destacar tudo o que não foi descrito por edite dias a propósito da nossa derrota ante o spórtém, nos quartos-de-final da Taça de Portugal, em andebol.

depois, não poderia deixar passar em claro essa delirante entrevista de Carlos Pereira, actual presidente da Mesa da Assembleia Geral da actual Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional, a (in)tentar desculpabilizar quem já não tem desculpa, com o estafado recurso ao argumento de «um dos "rostos do Sistema"» pelo facto de o FC Porto «estar em terceiro lugar no campeonato»... a todos os títulos, patético. e ridículo. e fastidioso.

também recomendo a leitura da crónica ao encontro de hóquei em patins do «campeão europeu em título» da modalidade, em Turquel e como «manteve o segundo lugar com uma vitória polémica, obtida no último minuto», por gabriela melo.

mas, o supra-sumo desta edição vai, por inteiro, para a forma como os "jornalistas" paulo pinto, rui miguel melo e pedro figueiredo apresentaram as contas oficias dos clubes (ditos) «grandes», cada um deles com o que escreveu acerca do que lhe "calhou em rifa" e representado a negrito.
"pinte-se" da forma que se entender melhor, faça-se o pino se assim houver necessidade; mas, quer se queira, quer não, esta é a actual realidade desses três clubes (ditos) «grandes» e tendo em conta o que a FC Porto SAD (fonte aqui)5lb SAD (fonte aqui) e spórtém SAD (fonte aqui) comunicaram à CMVM, a 28 de Fevereiro último:


© Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)



» edição de 03 de Março de 2014Segunda-feira

para lá do rescaldo ao "assalto falhado ao castelo de Guimarães", pelas penas de pascoal sousa, nuno pedro fernandes, paulo pinto e miguel cardoso pereira, antevisão de Paulo Fonseca ao encontro de Guimarães; do editorial de santos neves "o suicídio do tricampeão" e do novo "orgasmo" do "excremento" do delgado "será que a culpa é só do treinador?" (o segundo artigo dedicado ao nosso clube do coração em duas semanas... vê lá, ó "excremento"! não te "engasgues" com tanta alegria!), não posso deixar de passar em claro a vergonha sobre o que se passou em Belém. 
mais do que terem sonegado um golo limpinho, limpinho, ao clube do Restelo, "incomoda-me" o silêncio dessas "virgens púdicas" sobre o facto de Miguel Rosa ter sido impedido de alinhar por ordens emanadas por quem já não é seu "patrão" e só detém direitos económicos numa eventual transferência do jogador em causa - as mesmas "virgens" que muito se ofenderam com o facto de Aboulaye não ter alinhado pelo Vitória, em Novembro último...



» edição de 04 de Março de 2014Terça-feira

para lá da última NORTADA, do nosso enfant terrible, sob o título "a conspiração da liga de clubes", e das notícias (entretanto desactualizadas) sobre o quotidiano do nosso clube, destaco as mais recentes declarações de Super Mário e da sua luta diária contra a doce tentação das drogas.

depois e num plano abjecto, realço a notícia dos prémios que o novel presidente "da agremiação lá para o reino muito distante, dos viscondes falidos de Alvaláxia, o estulto burro de Carvalho, atribuirá se esse "clube" atingir a Champions pela via directa, i.e., se ficar em segundo lugar no campeonato; o editorial "que soluções para o Dragão?", do "belenense" do sr. serpa e a última guerrinha do sr. fernando, sob o título "no lugar de Paulo Fonseca, saía".  



13 comentários:

  1. Miguel,

    Ontem já foi tarde demais. O Paulo Fonseca é bom moço mas um desastre de treinador para um clube como o nosso.

    Desconheço as razões porque Paulo Fonseca só hoje abandonou o nosso barco, mas para se ter encontrado esta solução interina não poderia ter sido há mais tempo? Assim, aí por alturas depois do encontro no galinheiro?...

    E desculpa lá, mas não partilho do teu optimismo para a próxima época. Consta que há salários em atraso no clube e desde Dezembro... E que quem manda na SAD é quem apelida o nosso grande presidente por «o velho»... E que Angelino Ferreira saiu, não por questões de transferências de jogadores, mas por discordar do rumo que se pretende para o clube: dar ouvidos aos empresários (inclusive o filhinho do papá) e aos jogadores que se impõem ao treinador para que sejam titulares...
    Isto não está fácil, Miguel, antes pelo contrário...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Miguel!
    Finalmente...
    Paulo Fonseca já não é treinador do FC Porto
    É um desfecho já há muito anunciado. Paulo Fonseca apesar de, segundo tudo indica, ser uma excelente pessoa, desde muito cedo se notou que não tinha envergadura, em termos de competência técnica, para tão exigente projecto !
    Esta foi portanto, na opinião duma grande maioria dos sócios e adeptos do FC Porto, a melhor solução, só pecando por tardia.
    Nunca alinhei com aqueles que acreditam que com a estrutura e organização do FC Porto qualquer um pode ser treinador vitorioso. Acredito sim, que para atingir o objectivo de ser campeão e ter uma boa prestação na Champions League os Dragões têm de ter os melhores jogadores e as melhores equipas técnicas.
    O que é facto é que aqueles que se revelam competentes vencem, os que pelo contrário ainda estão a aprender, soçobram.

    Luís Castro o técnico que estava a fazer um trabalho muito meritório com a equipa "B" vai, interinamente, desempenhar o cargo de treinador principal em substituição do treinador que cessa funções.
    Dado que é uma pessoa esclarecida e um técnico estudioso, resta-me desejar a Luís Castro as maiores felicidades neste novo cargo de responsabilidade elevada que vai agora assumir, crente de que a situação da equipa a partir de agora vai produzir melhores exibições, com tradução nos resultados e por isso, progredir na classificação geral.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Espero que agora haja tranquilidade, que deixem as pessoas trabalhar. O Porto precisa de menos ruído, talvez menos exposição mediática nas próximas semanas. Cerrar fileiras, unir-se internamente.

    Não podemos passar a vida a responder às conjecturas colocadas pela imprensa, temos de nos limitar a acreditar só no que o clube veicula.

    Com silêncio e reserva, ainda podemos conquistar coisas esta época.

    ResponderEliminar



  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ sugus da fruta
    obrigado! pelo pertinente reparo; já actualizei a "posta de pescada"®

    @ sr. Armando Monteiro
    concordo com o seu comentário, na íntegra.
    e só mesmo lá para os fundilhos da Segunda Circular e dos pasquins que veneram as agremiações a ela inerentes, é que se acredita que qualquer "vassoura" pode ser campeã no nosso clube - sem desprimor para Paulo Fonseca obviamente...

    @ magro
    não poderia estar mais de acordo contigo.
    é claro que não estarei em silêncio; mas não contes/contem com este espaço para fazer "ruído".

    no fundamental:
    penso que ainda iremos sorrir esta época.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar


  5. @ glorigozo

    muito obrigado! pela vossa visita; o mesmo já não posso afirmar sobre o teor das tuas palavras!
    explico.

    como referi no comentário acima, não contes/contem com este espaço para fazer "ruído" - sequer para dar azo a boatos.
    como já deverás ter reparado, neste espaço cita-se o que se afirma, referem-se as fontes, "porque sim!" e porque é o mínimo que se exige a quem quer ser credível.

    assim sendo, terás que fazer o favor de concretizar o que afirmaste, i.e.:
    (i)
    qual a fonte onde te baseias para afirmares despudoradamente que «há salários em atraso no clube e desde Dezembro»

    (ii)
    qual a fonte onde te baseias para afirmares alarvemente que «quem manda na SAD é quem apelida o nosso grande presidente por «o velho»»

    (iii)
    qual a fonte onde te baseias para afirmares despreocupadamente que «Angelino Ferreira saiu, não por questões de transferências de jogadores, mas por discordar do rumo que se pretende para o clube»

    acredita que, se não o fizeres e se tudo não passar da difusão de boatos que não li em mais lado algum, esta caixa de comentários ser-te-á vedada, tal como o faço para qualquer lampião e/ou calimero.
    seria a primeira vez para um portista; mas há sempre uma primeira vez para tudo...

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. glorigozo 5lb e Miguel

    É exactamente a isso a que me refiro. Pega-se num boato, caído de um forum qualquer com pseudo-insiders, e cria-se uma história negra. Depois acrescentam-se pormenores que não fazem sentido.

    Primeiro, estratégia: que sinal daríamos se despedíssemos o treinador depois do jogo da luz? Era entregar-lhes a moral toda de borla!... Não é preciso ser um génio para perceber isso! Além disso, o Porto cultiva a segurança aos treinadores para os deixar trabalhar. O PF só sai porque quis mesmo muito sair, porque se sentiu impotente para virar o clima. Não foi despedido! Qualquer treinador que venha a seguir sabe que tem uma SAD que o protegerá nos maus resultados, tal como protegeu ao PF. E isso é um primeiro ponto a favor para os melhores treinadores, os que pensam no trabalho a longo prazo, sentirem-se confortáveis a aceitar. Pensem nisto: quem quer treinar o Braga hoje? Dos conceituados, ninguém! Porque sabem quem em menos de 1 ano são despedidos... O Presidente tem muitos anos disto, não reage como um adepto! Reage como um estratega!

    Segundo, os boatos: qualquer adepto minimamente informado sabe que não é possível ter 2 meses de salários em atraso, porque dá direito a rescisão. Se tivessem desde Dezembro, podiam rescindir em Fevereiro e ir para a Russia. Por que carga de água iamos cobrar 12M pelo Otamendi ao Valência, já em Fevereiro, se ele podia rescindir e ir pelo próprio pé de borla?

    Depois o Angelino Ferreira: o homem está tão chateado que AINDA É Administrador, e só sai no dia 31/03. Tão chateado, que até foi com a equipa à Alemanha!!! A sério, é para discutir isto???

    Usem a cabeça para filtrar esse esterco de pseudo-informação que circula na net.

    Miguel, fazes muito bem em filtrar de forma forçada. É preciso educar os Portistas que o Portismo não pode convergir para aquilo que os outros são! Porque nós nunca fomos como eles, nem queremos ser!

    ResponderEliminar


  7. Miguel e "Magro",

    se eu vos dissesse que o que ouvi foi em plena Torre das Antas, que não na 'Loja do Cidadão', acreditavam? Não, pois não? Mas a verdade é que foi mesmo lá.
    (E mais não digo porque não posso)

    Espero mesmo que 'isto' dê uma grande volta. Até o Sol regressou.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Prezado Miguel Lima!

    Relativamente ao novo Líder da equipa técnica, esperemos que as coisas lhe corram bem e tenha a maior sorte do mundo!
    Agora aqui para nós que ninguém nos ouve: já tive ocasião de falar com o Luís Castro há uns três anos atrás quando o encontrei no Norte Shoping e fiquei com muito boa impressão dele. Revelou ser uma pessoa acessível e capaz de ouvir os outros.
    Como sabes no FC Porto a treinar vedetas é preciso alguém com estatuto e amigo mas de pulso firme, tipo JMourinho.
    Se o Luís Castro for capaz de se impor aos jogadores teremos treinador, caso contrário os fracassos poderão continuar.
    É que não é só ser competente nas metodologias de treino, também é preciso saber motivar e que os futebolistas respeitem o treinador e confiem nas suas estratégias, a fim de se conseguir o sucesso.

    Veremos, porque vamos ter no futuro ocasião de aquilatar quanto à competência/ habilidade do mister para levar as coisas a bom porto.

    Abraço,

    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  9. glorigozo 5lb

    Desculpa a insistência, não tenho nada contra ti, que fique claro. Mas a SAD do Porto saiu da Torre das Antas há largos anos, estando agora sedeada em pleno Estádio do Dragão.

    Além disso, o local onde ser ouvem os rumores não torna esses mesmos rumores mais ou menos verdadeiros. Continuam a ser rumores sem fundamento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. caríssimos,

    muito obrigado! pelo retorno das vossas visitas e pelas vossas gentis palavras!


    @ sr. Armando
    obrigado! pela partilha da sua experiência. e as suas são também as minhas expectativas para o último terço desta época.


    @ magro
    comentário certeiro, mais uma vez.


    @ glorigozo
    meu caro, neste espaço estás "out".
    fica-te pela caixa de comentários do "anti-lampião", é o meu conselho para ti.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  11. Miguel,
    Já tudo foi dito sobre a saída do Paulo Fonseca. O único pensamento que me assola é: porque raio foi necessário perder o campeonato para deixar sair o treinador?…Enfim…é uma questão retórica que nunca será devidamente explicada.
    Mas, francamente, acho que a coisa atingiu proporções preocupantes. Não interpreto a entrada de um “interino” de outra forma que não seja a de estarmos a abdicar do que nos resta para ganhar. Senão vejamos: passará pela cabeça de alguém que um “interino” vá trazer algum aporte de confiança e de motivação aos jogadores? Os atletas vão dar mais de si próprios, sabendo que não vão ter qualquer “vínculo” com este treinador depois do final de temporada? Tenho sérias dúvidas. Espero que o tempo me desminta, mas soluções interinas foi coisa que nunca deu grande resultado…
    Por fim, a “hipótese” Marco Silva. Acho que é tempo – e já o disse noutro blogue – de abandonar o modelo “coqueluche”, o jovem promissor e irreverente que fez boa figura num clube outsider. Se a coisa resultou com Vilas Boas (e em certa medida com Mourinho, depois do U. Leiria), foi uma desgraça total com Fonseca e “assim-assim” com Vítor Pereira. O FC Porto é um clube de dimensão europeia, que não pode andar atrás de experimentalismos…para isso tem de ter os melhores, tem de aspirar a mais do que ganhar o campeonato ao clube do regime, da Liga e da imprensa abjecta. Vamos lá ser arrojados como fomos antes e dar uma bofetada de luva aos sacerdotes do “fim de ciclo”.

    ResponderEliminar
  12. @ Nelson

    não!, meu caro. nem tudo tinha sido dito sobre a mudança de treinador no nosso clube do coração: faltava o teu comentário :D

    portanto, muito obrigado! pela tua visita e pelas tuas gentis palavras!

    i)
    sobre a questão «interina»

    tenta vê-la por este prisma: quem é que estaria disponível para aceitar a "batata quente" nesta altura do campeonato? quem é que estaria disponível para (eventualmente) se "queimar"?
    (e atenção que eu estou optimista quanto ao que ainda temos para conquistar e que depende exclusivamente de nós, i.e., todas as taças em que estamos envolvidos, mesmo a da "bjeKa" - pois que o campeonato, apesar de matematicamente possível, está um pouco mais complicado...)
    portanto, eu penso que a solução encontrada é a mais viável, face a tais circunstâncias (e que se demorou demasiado tempo a escolhê-la, também)

    ii)
    sobre a questão «modelo coqueluche»

    não poderia estar mais de acordo e principalmente porque, ainda hoje, não consigo esquecer este episódio aqui


    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons