quinta-feira, 20 de março de 2014

do (nosso) necessário contraditório...


© google



«

A mim, não há nada que me surpreenda. Mas, de facto, fiquei um bocado triste, porque entendo que todas as coisas podem ser feitas mas com determinados princípios. Não esperava que o Villas-Boas fosse falar a um profissional nosso, com contrato, nesta altura da época, sem antes ter uma palavra com alguém do FC Porto...

Foi um pouco surpreendente. No Domingo, [Will Coort] esteve com a equipa, em Lisboa, e, na Segunda-feira, comunicou a Antero Henrique [director-geral da SAD do FC Porto] que queria ir embora, porque tinha um convite para ir para o Zenit.
Ficámos surpreendidos e, na Terça-feira, liguei ao André Villas-Boas, a perguntar se seria verdade. O André disse-me que, de facto, tinha falado directamente com o Will Coort para ir para o Zenit e não nos deu qualquer satisfação porque entendeu que não o deveria fazer.
Dissemos 
[a Will Coort] que não aceitávamos a sua saída de comum acordo porque entendíamos que, a dois dias da partida para Nápoles, não era correcto. Mesmo assim, e ao abrigo da lei, rescindiu contrato, pagou-nos a indemnização devida por rescisão unilateral do contrato, e deixou o FC Porto.

»

autor: Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa
fonte: rádio renascença (2014-03-19) 
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

«Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série»

eis o porquê de, na presente temporada, a Lei nr. 9 de Murphy se cumprir à risca. 
e o porquê de, no Presente e para mim, £ibras-Boas "dar lugar" ao Rublas-Boas. 
e o porquê de, passados (quase) quatro anos, e apesar da época mais emocionante e que, à data, mais alegrias desportivas me proporcionou, eu ainda não ser capaz de lhe perdoar a sua traição à «cadeira de sonho» - sequer de compreender as razões que o levaram a desertar, a duas semanas de se iniciar uma nova época desportiva. 
e o porquê de nunca ter entendido a sua comparência nas galas dos dragões de ouro - ele que, para mim, é mais "latão" (pois que é preciso um enorme bidão, uma descomunal cisterna, para se aproveitar desta forma reles, do meu clube do coração)...

depois, consta que o dia de hoje foi pródigo em nova guerra de comunicados. tudo porque o FC Porto (finalmente!!!) resolveu quebrar o voto de silêncio casto a que se tinha remetido.
primeiro, com o comunicado da Administração a dar conta das atitudes legais que já está a providenciar, pela aberrante coacção a que o spórtém sujeitou a arbitragem lusa (pelo menos) durante uma semana. afinal, não fui a única luminária a considerá-lo e ainda bem, pois que não sou ninguém na estrutura do meu clube de sempre, apesar de não pensar com os cotovelos...
posteriormente e a propósito de uma notícia que o pasquim dirigido pelo sr. serpa resolveu empolar - sobre a «cedência» de um camarote, no "estádio" dos calimeros, que terá causado «estranheza» junto do burro do Carvalho e da sua comandita -, surgiu o comunicado de boas maneiras para os viscondes falidos do "reino distante de Alvaláxia.

em «ambos os dois» saúdo a questão de se ouvir, enfim e por fim!, a nível oficial, i.e., do «forno interno do clube», o contraditório do Clube sobre um clima de autêntica guerrilha em que os seus bom-nome, reputação e prestígio, estiveram envolvidos. e que ainda estão!
parece que o burro do Carvalho não gostou de ouvir essas verdades e já respondeu, em moldes que só podem envergonhar, não só o "senhor" em causa, como quem defende os termos em que alegou a sua defesa. 
«O Einstein [mas, andou com ele na escola?!] era um homem extremamente inteligente. Tenho pena que não tenha conhecido Pinto da Costa e a comitiva que o acompanhava, porque em vez de falar de Universo e de estupidez, falaria de uma frase célebre de um treinador português: "um vintém é um vintém e um labrego é um labrego"», é uma das "pérolas" que este autêntico porco de língua brindou a plateia de "pés-de-microfone", para seu gáudio e que certamente, amanhã, bem pela fresquinha, encherá as primeiras páginas de «ambos os três» pasquins desportivos diários lusos. e que só vem corroborar a assertividade do teor do segundo comunicado do nosso clube do coração, no qual não chegámos a ser tão rascas... assim se cumpre o preceito de nunca se discutir com um ignorante, pois que ele (re)baixa-nos ao seu nível e, depois, vence-nos por experiência...

e não seria tão mais "fácil", acessível, eficaz e rápido, se houvesse uma política de contraditório destas alarvidades no Porto Canal? a sério que não compreendo e tenho mesmo muitas dificuldades em aceitar a actual política de comunicação do meu clube de Sempre. com tantos meios ao seu dispor e predispõem-se a utilizar única e exclusivamente comunicados a la "labaredas"
bem sei que estes últimos são úteis e muito menos fúteis, mas não deveriam ser um exclusivo, sobretudo quando há um "papagaio", com um tempo de antena superior a qualquer outro órgão (inclusive de Soberania) em Portugal Continental - pois que, na pérola do Atlântico, não consegue igualar, muito menos superar, o que é concedido ao sr. Alberto João -, que se diverte a insultar o nosso Clube e o nosso querido líder, e a afirmar verdadeiras mentiras...


para finalizar e da edição impressa de hoje, Quarta-feira, 19 de Março, dia do pai, do pasquim da Travessa da Queimada, e caso haja interesse da tua parte, não posso deixar de recomendar, para lá da tua leitura atenta do artigo de opinião de eduardo "cutty sark" bOrroso com o sensacional título "absolutamente fantástico", a continuação da estorieta do camarote no "estádio" dos calimeros até rebentas o balão!») e, num tom mais cómico e informal (apesar de ter sido publicado num jorn... num pasquim com alguma tiragem nacional), a "peça cómico-jornalística" de nuno reis. verás que valerá (bem) a pena. ou então, não.

na segunda parte desta (já longa) "posta de pescada e para memória futura, seguem os textos integrais e sem adulterações no Português, dos comunicados acima referidos.
tudo para desvendar logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas, em «'no pare, sigue, sigue'»...


somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





© google


«

19-03-2014

Há gente que gosta de parecer muito educada e cordata e atira para os outros os males do mundo, como se fossem uma espécie de eleitos ou predestinados. Vem isto a propósito do comportamento, ou falta dele, dos responsáveis do Sporting no clássico de domingo.

​Pela defesa do futebol e até por respeito a todos os adeptos, independentemente da preferência clubística, o FC Porto manteve-se até aqui em silêncio. Mas depois de ver serem plantadas notícias falsas em jornais para quem o contraditório é um imenso mistério, sente-se o FC Porto obrigado a prestar alguns esclarecimentos.

É falso que o Sporting tenha cedido um camarote à Administração do FC Porto. O que aconteceu foi que após verificar que os convites enviados pelo Sporting não respeitavam as mais elementares regras da urbanidade, colocando os administradores separados na tribuna, uma empresa comprou um camarote por dez mil euros e cedeu-o ao FC Porto, para que a Administração pudesse assistir toda junta à partida. 

Separar os elementos da administração de um clube rival é um comportamento sem precedentes no futebol português, mas que deve fazer parte de um qualquer manual de boas maneiras a que só distintos viscondes têm acesso. Só estranhamos as pessoas sentadas nos lugares adjacentes aos que estavam destinados aos nossos administradores, não pareciam saber francês, nem sequer tocar piano. Eram assim como que… qualquer coisa entre o pirata de argola na orelha e o rufia de filme de série B.

Aproveitamos também para esclarecer o Sporting, que o belo Estádio do Dragão é mesmo a nossa casa. É tão lindo, funcional, já nos proporcionou tantos títulos e nunca foi confundido com qualquer outra coisa que estranhamos o envio dos bilhetes e convites para o Vitalis Park, antigo campo da Constituição. Não se preocupem, quando tivermos de lhes enviar bilhetes e convites recebê-los-ão na morada que indicaram à Liga e não no estádio do Lumiar ou qualquer outro sítio que no passado tenha sido a vossa casa.
E, já agora, dentro do prazo regulamentar de cinco dias de antecedência, mas claro que contar até cinco já é uma questão de competência, não de pedigree.
Isto para não falar no vocabulário de gente que não consegue mais do que aparecer escarrapachada em revistas do social, mas que quando abre a boca está muito longe de ter a graça e o encanto das portuenses vendedoras do Bolhão.

Em suma, como dizia Einstein, duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao Universo, continuamos sem ter a certeza absoluta.

»




© google



«

18-03-2014

​O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD, reunido hoje, face aos acontecimentos que precederam e ocorreram durante o jogo Sporting vs. FC Porto, deliberou solicitar ao departamento jurídico efectuar uma participação disciplinar junto da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional contra o Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD e o seu presidente.

​A campanha de condicionamento da arbitragem, com o anúncio da interposição de acções judiciais aos árbitros desta época e da anterior, extensível aos membros dos órgãos jurisdicionais do Conselho de Disciplina e do Conselho de Justiça, a que se juntou a ameaça de acções com pedidos indemnizatórios contra os árbitros dos jogos futuros, como era o caso do Sporting vs. FC Porto, configuram uma intolerável violência moral com a intenção de constranger os agentes desportivos, resultado do presente no artigo 66 do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

»






«

No seguimento da tomada de posição da FC Porto SAD, tornada pública em comunicado de ontem, e das diversas notícias que tem vindo a ser veiculadas durante o dia de hoje, vem a Sporting SAD tecer os seguintes comentários:

1. A Sporting SAD não se revê nas acusações de condicionamento e violência moral que a FC Porto SAD lhe dirige no referido comunicado, estando tranquila quanto a uma eventual participação disciplinar a este propósito;

2. A Sporting SAD limitou-se a dar instruções aos seus serviços jurídicos para procederem litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, 7 pontos no Campeonato Nacional, solicitando que sejam intentadas, nos termos da Lei, todas as acções admissíveis exigindo as compensações devidas a todos os organismos com responsabilidades nas situações verificadas, seja por intervenção directa em matéria de arbitragem, seja por omissões de tutela;

3. O recurso à lei e a meios judiciais para defesa dos direitos e interesses de um clube ou sociedade desportiva corresponde a um exercício legítimo de um direito e não é sequer a primeira vez que sucede na ordem jurídica portuguesa;

4. Com efeito, recordamos que a FC Porto SAD intentou no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, em Abril de 2011, uma acção judicial contra a LPFP e, individualmente, contra os Drs. Ricardo Costa, Jacinto Meca, Jorge Santos, Armando Russo Valente e José Manuel Araújo, à data membros da Comissão Disciplinar da LPFP, no âmbito da qual demanda o pagamento de uma indemnização de € 7,9 milhões de euros, pelo facto de terem sido proferidas decisões disciplinares desfavoráveis à FC Porto SAD e a seus jogadores. Em causa estão dois processos disciplinares de corrupção, em que a FC Porto SAD foi condenado, em Maio de 2008, por tentativa de corrupção de árbitros com a perda de 6 pontos e o seu Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, com 2 anos de suspensão das funções desportivas, bem como um processo disciplinar em que foram condenados, em Fevereiro de 2010, por agressões físicas a “assistentes de recinto desportivo” ('stewards') os jogadores Hulk e Sapunaru;

5. O processo judicial referido no número anterior não foi, em momento algum e por qualquer forma, sindicado quer LPFP, quer pela Federação Portuguesa de Futebol, quer pela UEFA ou pela FIFA, e, concretamente, nenhuma destas entidades considerou o mesmo ilegítimo, nem, directa ou indirectamente, como uma forma de condicionamento, violência moral ou coação;

6. Por esta razão e atento o princípio de igualdade de tratamento aplicável a todos os Clubes e sociedade desportivas pelas referidas entidades, LPFP, FPF, UEFA e FIFA, a Sporting SAD não tem receio de qualquer iniciativa passada ou futura que venha a tomar neste âmbito;

7. Por todo o exposto, sublinhamos o nosso entendimento de que o teor e acusações vertidas no comunicado de ontem é despropositado e infundamentado, bem como a ameaça de participação disciplinar contra a Sporting SAD; contudo nada do que foi dito ou que venha ser feito desviará a Sporting SAD do importante caminho que já iniciou no sentido da reforma do futebol português e da verdade desportiva.

»


2 comentários:

  1. E agora, para aqueles que continuavam a ver o £ibras como um salvador??? Já chega para abrir os olhos???

    Adiante...

    O "Bichano" com voz de bagaceiro, mais tarde ou mais cedo vai dar um tiro na pata... é que convém não esquecer que largos dias tem 100 anos ;)

    Tenho uma confiança moderada para mais logo... a culpa é do Málaga.

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar


  2. caríssimo LOureiro,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    () somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons