quarta-feira, 10 de abril de 2013

das (diferentes) comemorações «dos dez anos»...



© Google

caríssima(o),

e a "tal" boa notícia do dia é que hoje (re)vi um Amigo, um de vós, portista indefectível dos quatro costados, e aqueles dez minutinhos de prosa foram como que um bálsamo ao longo deste dia (demasiado) cinzento, pois (para mim) não há como falar de Futebol e do nosso FC Porto com quem sabe da p(h)oda.

depois, felicitar a "C." por mais um brilhante texto, dirigido a todos os portistas, no "lá em casa mando eu". dele, retive a seguinte parte, não por nela me rever, mas por a associar a alguns visitantes (esporádicos?) do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos:

«
viste ontem aquele jogaço em Dortmund?
sabes o que teria acontecido no Dragão se o Eliseu tivesse marcado aos 85 minutos? tu terias saído. não aguentarias. tinhas mais o que fazer... no dia seguinte trabalhavas e ainda nem sequer tinhas jantado.  
que vida horrível terias tu se fosses obrigado a ver aquilo até ao fim, não era?
tu podes decidir e decidirias por sair mais cedo porque a equipa estava a ser dominada, o treinador não era o que tu querias e tu não tinhas de ficar para ver aquela humilhação. "Oh, que chatice!", mas a tua equipa dava a volta nos descontos e tu não vias.
 
deixa lá, qual é o mal? quando a Taça fosse tua ias para os Aliados gritar aos microfones das televisões que estiveste sempre lá, que sempre acreditaste, que sempre soubeste que ias ganhar, mesmo quando estavas a perder a cinco minutos do fim...
»
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


 
© Google


como ela bem assinalou - mas não esteve sozinha -, faz precisamente hoje dez anos que os portistas puderam assistir a um dos melhores jogos do nosso FC Porto - no meu caso, em diferido, na televisão, depois de uma jornada de trabalho. mesmo sabendo do resultado final, a visualização do encontro foi como se tivesse sido em directo.
será, para Sempre, um dos jogos da História do nosso clube do coração.


num outro diapasão - diametralmente oposto à comemoração que se refere acima -, também por estes dias se estão a comemorar os dez anos do "Apito Dourado" - essa pífia investigação que a lampionagem tanto gosta de nos fazer avivar a memória, inclusive o jacinto paixão. quem trouxe à liça essa "efeméride" foi o mais recente canal de televisão do grupo cofina, com a revelação de novas "escutas" e tudo!
sincera e honestamente não pretendo perder muito tempo com este mal menor, que só serve para alimentar discussões com adeptos coisinhos da «gloriosa» "verdade desportiva". como afirmou o caríssimo Vila Pouca, naquela (breve) mas muito produtiva conversa matinal, o que o grupo que emite de um edifício que foi construído num terreno que a EPUL adquiriu aos lampiões por um valor que o tribunal de Contas, em 2011, considerou estar «muito acima do valor de mercado, configurando-se como uma forma de apoio financeiro ao clube» do regime, para se obterem as devidas audiências, nada como "bater" no FC Porto
não poderia estar mais de acordo. e tal é a sofreguidão em fazer recordar esse "momento festivo", que na ânsia de o difundir, "esqueceram-se" de divulgar as seguintes escutas, mas que também existiram e (que eu saiba) são as únicas onde se moveram "influências" para se escolherem árbitros para jogos de futebol:



(clicar na imagem para ampliar)



 
(clicar na imagem para ampliar)



por último, quando ouço falar em escutas, recordo-me sempre deste (intemporal) anúncio de televisão.



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



3 comentários:

  1. Miguel, nem sei que dizer...mimas-me muito.

    É óbvio que os adeptos do Dortmund são extraordinários, mas são culturas diferentes e mesmo na Alemanha nem todos são assim.

    Quem tem um blog pode constatar todos os pelos comentários de adeptos de outros clubes, principalmente benfiquistas, que eles babam-se com certas notícias, mesmo que sejam requentadas, descontextualizadas, fora de prazo de validade. Assim, é natural que quem tem de ter audiências, vender papel, utilize a táctica da palha para burro comer. Está mal, é uma vergonha, mas como este país é assim, temos poucas possibilidades de alterar as coisas. No entanto, continuemos atentar, não se perde nada.
    Às vezes sinto-me um bocado D.Quixote, mas passa logo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estive a ouvir estas novas pólvoras secas e há uma pérola: Pinto de Sousa pergunta se há problema em nomear o Jacinto Paixão e o Pinto da Costa diz que não se importa, desde que ele não seja primeiro convocado para a Casa Pia....

    ResponderEliminar

  3. @ dragão Vila Pouca

    caríssimo,
    prezo por tratar bem quem (também) me respeita.

    quanto aos "nossos" amiguinhos lampiões, gosto deles assim: fanfarrões (mas sempre a afirmar o contrário, do alto da sua gloriosa soberba, que lhes é tão característica).


    @ doctor J.

    tenho saudades "desse" Pinto da Costa...


    abr@ços a «ambos os dois»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons