segunda-feira, 20 de outubro de 2014

e se mantivéssemos a calma?



© google


caríssima(o),

quem me conhece, sabe que não vivo no mundo dos ses (mesmo que) plausíveis, pois que prefiro a dureza da pragmática Realidade à falácia fantasiosa de um qualquer «suponhamos que»...

e o que aquela duríssima e insensível realidade futebolística actual nos transmite, a propósito do quotidiano do nosso clube do coração, é de que as últimas cinco partidas disputadas (após a goleada ao BATE Borisov, portanto) foram marcadas por alguma inconstância exibicional, à parte os erros de arbitragem que houve naquelas (que foram alguns e em nosso prejuízo desportivo). e, também, por alguma inconsistência em termos de onze-base definitivo - vulgo "rotatividade". e que, nessas partidas, o 'score' de golos foi de 6-7, com alguns dos sofridos a fazerem muitos de nós recuar a um passado recentíssimo...
enfim... não vou ser fastidioso ao ponto de enumerar o muito que tem corrido mal, pois que, quem me conhece, sabe que prefiro encarar a mesma Realidade pela perspectiva do 'copo meio-cheio". e apesar de, tal como a C., estar completamente f*dido dos cornos.

agora e pese embora essas lacunas - ou «esses pequenos detalhes que decidem jogos», para parafrasear Julen Lopetegui -, o que a mim me entristeceu verdadeira e sinceramente, foi ler centenas de comentários, em muitos dos meus locais de referência ness"maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, a autenticamente e sem apelo nem agravo, a tanto «malhar na esquerda conservadora» como «malhar na direita», como «malhar em tudo» o que diga respeito ao FC Porto...
tal como o caríssimo dragão Vila Pouca, o que lamento profundamente é a crítica fácil com que se coloca em causa o muito que já vem sendo construído ao longo destes três meses. uma crítica tão fácil de ser construída como os assobios ao serviço das equipas visitantes ou dos ridículos (por que absurdos) lenços brancos (!!!) que se viram nas bancadas do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, este passado Sábado.
e um crítica que, no meu entendimento, é igualmente desmontável. por exemplo e a propósito do encontro para a Taça de Portugal, convém salientar que:

» doze (repito: doze) jogadores do nosso plantel principal participaram na dupla jornada para encontros de carácter de selecções;

» Julen Lopetegui teve menos de vinte e quatro horas com a totalidade dos jogadores do plantel principal para preparar a partida ante o spórtém;

» Brahimi foi um dos jogadores que regressou da selecção com mazelas físicas.


mais do que encontrar desculpas para uma má exibição, há que perceber que existem variantes que não são mensuráveis, como a percentagem de posse de bola ou o número de passes certos.
assim sendo, pelo exposto e para não ser ainda mais chato do que já sou, subscrevo (na íntegra) o "direito de resposta" invocado por Jeannie Ferrami, no "portistas anónimos", bem como a invocação do "há que reagir!", por parte do RCBC, no "bibó FC Porto, car@go!".

e, tal como Julen Lopetegui (sim!, é este o nome de baptismo do treinador basco do FC Porto) afirmou ao final da manhã de hoje, também eu confio no trabalho desenvolvido e no seu projecto desportivo - que, convém recordá-lo, será de três anos, tantos quantos os anos da duração do seu contrato de trabalho...

nunca mais é Terça-feira, car@go!





pelas razões expostas em Março de 2014 e também a 09 de Outubro de 2014, acho de uma calimera petulância afirmar-se «isto é só o começo!»...
(para além de se conspurcar caixas de comentários de uma cor clubística diferente da de quem nelas (in)tenta nelas escrever e bastante indiferente à "verdade desportiva" de quem a invoca, mormente misturando «fruta» com «bananas» e flatos, e esquecendo-se dos depósitos de cheques no BANIF...)


"disse!"



4 comentários:

  1. Meu caro Miguel!

    Como sempre assino por baixo!

    Fiquei lixado e fiz as críticas objectivas, que tem razão de ser, no meu ver, ao jogo que v, ao vivo, na porta 27... atrás do banco do zbordem... ao lado do meu pai lagarto... enfim.

    Também tive de concordar com o que disse Rodolfo Reis, sobre o desposicionamento dos jogadores e a mudança táctica sobre o joelho...

    Também não posso concordar que ele possa achar que o Athletic é mais difícil que o zbordem... e menosprezasse uma taça tão importante. E um Clássico.

    No entanto estou com o meu treinador. É uma loucura insana lenços brancos e assobios. E ao Adrián. Ele jogou e tentou tanto como o Jackson, desmarcou-se muitas vezes... Haveremos de ver este espanhol jogar muito.

    Não sou de estatísticas mas adoraria ver as estatísticas dos primeiros meses de muitos dos nossos craques! Temos uma equipa em construção caramba! Demora-se tempo a assimilar conceitos e processos e sistemas!

    E até à lavagem dos cestos, é vindima.

    Abraço azul.

    Contra o Nacional, lá estarei. A apoiar.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel,
    Concordo plenamente.
    Também me entristeceu, ainda mais do que já estava, ler os comentários de portistas, a posts escritos por portistas em blogs portistas… Tanto que confesso desisti a meio desse exercício. É que perante um mau resultado, é verdade foi um mau resultado e não há nada a fazer para mudar isso, parece que o treinador passou de bestial a besta. E o pior de tudo, todos os pessimistas saíram a rua - não sei por onde andavam no final dos primeiros jogos da época, aqueles que correram bem. Enfim…
    Mas é como você diz: “e se mantivéssemos a calma?”.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar



  3. caríssima Ana, caro Jorge,

    nunca será demais, para mim, manifestar publicamente o meu muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Ana
    bela análise a um sentimento que também eu tive. e, tal como a Ana, acabei por desistir a meio da leitura.

    @ Jorge
    viste o jogo atrás do banco do spórtém e o burro do Carvalho saiu impune?! és fraquinho, pá! :D

    quanto à «vindima», faço votos sinceros para que os "apanhadores de uva" comecem a arrepiar caminho, que aquela já está em desenvolvimento... não sei se me faço entender... :D


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Pá estava mais preocupado em não levar uns tabefes porque o meu pai estava a gritar golo alto e bom som e a olhar depois para trás a rir-se, como se estivesse em casa!

    Acho que nunca disse tantos "tá calado crlh" como no Sábado... lol

    Já agora, em jeito de review, terei de concordar com o Rodolfo Reis, O Miguel Guedes sei que tem uma costela Boavisteira (ou membros da banda que são) mas não o sabia lagarto - uma vergonha - e o Serrão disse como sempre asneira, mas desta vez respeito a sua dor, desejo que o professor Daniel Serrão melhore e não implicarei.

    Abraçom

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons