sábado, 22 de fevereiro de 2014

desinformação, a um Sábado...



© google | Tomo II


«

[...] 

amanhã, oportunidade para Paulo Fonseca acertar contas com Marco Silva e deixar claro que, apesar do excelente desempenho do pessoal do Estoril, ainda há diferenças significativas entre os dois clubes. em concreto, é o segundo a receber o quarto classificados. próximos na classificação, sem dúvida, mas distantes nas ambições e... nas condições.
o FC Porto precisa de ganhar e o Estoril também, cada qual no "seu" campeonato. depois do ataque de nervos que os alemães lhe provocaram, não se sabe se Paulo Fonseca resistirá a outro golpe de azar...

na Segunda-feira, é a vez do líder receber o sexto classificado. tarefa de relativo grau de dificuldade, nada que o plantel lampião não seja capaz de ultrapassar com sucesso, e se nenhuma noite mal dormida do treinador lhe tolher o talento e desvirtuar a qualidade.
será preciso inventar muito e mal, para impedir que o 5lb volte a ser campeão. [cá está...]

»

autor: fernando guerra 
fonte: pasquim da Travessa da Queimada (2014-02-21) 
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

«

os imperadores não têm sucessores 


a Norte há algo de novo. no Clube e no seu futebol, o FC Porto dá sinais de mudança. preocupantes sinais, embora não totalmente inesperados. 
a equipa que "vendia" saúde psicológica e uma sistemática solidez, oscila, hesita, atemoriza-se, perde-se, desorganiza-se, diminui-se; destrói, num ápice, períodos de nostálgica consagração futebolística, com momentos de desastre súbito.
Clube que antes se recomendava no Mundo como um exemplo de "quero, posso e mando", vai transmitindo, agora, sinais evidentes de desagregação e de desorientação, sendo a recente e brutal saída de competente administrador Angelino Ferreira uma manifestação de ruptura - não necessariamente pela eventual razão, mas pelo modo e pelo tempo em que acontece.

fala-se inevitavelmente num fim de ciclo. [cá está...
não é difícil falar, como não é difícil prever. agora, Amanhã, num Futuro mais ou menos próximo, o ciclo teria de terminar, pela simples razão de que ele assenta na força, no desejo, na personalidade, na liderança de um homem: Pinto da Costa. o problema é que os homens são seres finitos. os bons e os maus. os grandes e os pequenos. os fortes e os fracos. os ricos e os pobres. os santos e os pecadores. [cá está a pequenez do sr. serpa a vir ao de cima... mas há mais. e "melhor"...]
a verdade é que FC Porto não desenvolveu, ao longo de todos estes anos de sucesso desportivo, um sistema presidencialista, antes um modelo que começou por ser monárquico, de um rei absoluto e que logo se transformou num sistema imperial, pelo domínio abrangente de muitos e variados territórios. daí que a questão actual (ou próxima) dFC Porto não seja tanto a queda ou a continuidade de um regime, mas a queda ou a continuidade de um império.
a solução do problema que FC Porto ainda procura desesperadamente fechar dentro das paredes do seu castelo não é pois o da sucessão directa de Pinto da Costa; não é o homem, mas a circunstância. e se FC Porto, dentro de si próprio, não entender esta realidade elementar, então sim, tempos muito difíceis virão...

Pinto da Costa foi absolutista [sim!, continuo a transcrever conforme o texto original, no qual não constam aspas...num determinado tempo histórico, em que o Futebol o permitia e até cultivava; mas, no Futebol como na vida das sociedades, os homens e as suas diversas gerações evoluem, movem-se, tal como Galileu o afirmou, para espanto e escândalo da época.
aqueles que se deitam abnegadamente à descoberta de um sucessor perdem tempo e podem conduzir FC Porto, num futuro de curto ou médio prazo, ao desastre e à ruína.

é tempo de FC Porto mudar. não no essencial do devotado Amor ao Clube, na especificidade da sua relação mais íntima com a Cidade, ou no profissionalismo competente de alguns dos homens da sua estrutura, mas na sua relação viciada e viciante com um conceito de clube e de futebol que, em breve, apenas permanecerá na cabeça e na crença de meia dúzia de cavaleiros de triste figura. [sim!, continuo a transcrever conforme o texto original, no qual não constam aspas... e por aqui me fico...]

»

autor: o "belenense" vítor serpa 
fonte: pasquim da Travessa da Queimada (2014-02-21) 
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.



caríssima(o),

os originais dos escritos acima transcritos (também) para memória futura, só poderão ser divulgados no decurso da próxima semana, pois que em minha casa não possuo recursos para tal (por exemplo, um scanner para digitalizar em tamanho A3).
mas, dos ditos, fica registado o que eu considero ser o Essencial.
e, desde já, refiro que a edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada, deste Sábado, é mesmo um "fartote" em mal-dizer o bom-nome, o prestígio e a história centenária do nosso clube do coração, fazendo jus à minha mais recente revolta acerca de quem por lá "gravita".

e porque o que os "figurões" acima afirmam não deixa de conferir alguma gravidade - pois que só demonstram o quão parciais são e o quanto se estão a marimbar para o código deontológico da profissão que exercem -, as palavras do artigo que abaixo de expõe, da autoria de José Manuel Ribeiro, possuem ainda mais pertinência:

(clicar na imagem para ampliar)



"disse!"




2 comentários:

  1. Ai se o Porto Canal não servisse só para alguns se pavonearem. Estes vigaristas tinham uma resposta à altura, assim fica no ar a dúvida, mas parece que os responsáveis do nosso clube não estão preocupados. Mas eu fico incomodado com tantas calúnias, e ainda mais preocupado fico por o FCP levar e calar.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar


  2. caríssimo Moutinho,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    no fundamental:
    mantenho a firme convicção de que melhores tempos virão. e que voltaremos a ser muito felizes no plano desportivo, do nosso clube do coração.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons