terça-feira, 21 de janeiro de 2014

'vox populi' | tem lugar a voz de quem comanda [o epílogo]




«


Fizemos um bom jogo, com grande intensidade na primeira parte, com várias ocasiões para marcar, pelo que a vantagem foi natural. Na segunda parte gerimo-la de forma inteligente e criámos algumas situações, nunca consentido ao Vitória uma hipótese para chegar à nossa baliza.

A equipa vinha em crescendo e quis mostrar isso mesmo hoje. Foi conseguido.

Nos últimos cinco jogos, em casa, marcámos dezanove golos e não sofremos nenhum. É um registo notável, só possível com um grande poder ofensivo. Aliado a isso, somos a equipa mais rematadora da prova. 

Ganhámos de forma determinada, controlámos completamente. Jogámos mais próximos da baliza adversária.

Trabalhamos para sermos a melhor equipa do campeonato. Sempre disse que ia ser uma luta a três e está a provar-se. É muito importante não perder pontos nesta altura.

»

autor: Paulo Fonseca
fonte: menosfutebol (2014-01-19) 
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

vou repisar o que escrevi a 19 de Novembro de 2013, sem "reciclar" qualquer vírgula e/ou ponto final, de tão actuais que as palavras abaixo se encontram.
so acrescento que, face ao cenário que novamente se repete, esta será uma época atípica: no sentido em que o sofrimento estará presente de forma bem mais acentuada do que o "arrefecimento" que já se (pres)sente nas (entretanto) gélidas bancadas do Dragão.

mais uma vez, confesso a minha ignorância perante a sapiência técnico-táctica que só "preocupações Fonseca" descortina, pois, do banco de suplentes, com certeza que tem um ângulo privilegiado de visão que lhe possibilita observar um jogo completamente diferente, não só de mim, mas dos demais adeptos portistas - inclusive dos que se deslocam ao nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, inclusive em dias de autêntico dilúvio (e de que os testemunhos recolhidos na primeira parte desta "posta de pescada são só um exemplo do pulsar portista actual).

tenho muita pena que não haja ninguém na estrutura portista que "dê voz" ao que a massa adepta (que não pertence às claques) sente. e não seria preciso muito, nem requeria um esforço (financeiro, de meios humanos, de recursos físicos)  por aí além. bastaria, por exemplo, que houvesse um programa semanal no Porto (torto?) Canal que desse visibilidade aos adeptos e à sua visão crítica...


«

"e qual é o fito de toda esta prosápia?", estarás certamente a pensar (ou então, não).
simples, afirmo eu: de que nos adianta estarmos a rasgar cartões de sócio, enviar lenços brancos virtuais e outros quejandos, dentro desse espírito derrotista e contra-natura ao "pulsar" actual do nosso clube do coração? nada! não vai adiantar nada! só nos iremos consumir ainda mais. para além de que, é do conhecimento público, a actual direcção do nosso clube não o gere de fora para dentro, pelo que é imune (pelo que insensível, para alguns, mas não para mim) às críticas dos adeptos. é ela - a direcção - que estabelece o ponto de ruptura.
«partantos», a «modos que»tal como o fiz com Vítor Pereira no comando do leme da nau portista, e por muito chateado e aborrecido e contrariado e irritado e zangado e entediado e agastado e enfadado e em suma: lixado com um F bem maiúsculo, com o futebol praticado pela nossa equipa do coração, neste espaço de discussão pública (excepto para os teimosos dos lampiões que persistem em gravitar onde não são minimamente desejados, e actualmente de alguns calimeros armados ao cagalhõ... aos cágados, armados aos cágados...), só poderás contar com apoio a Paulo Fonseca.

reafirmo o que escrevi em Março de 2012 e que se mantém muito actual, mas com protagonistas diferentes:

«

para finalizar:


"ser Porto" também é sabermos estar nas derrotas, felicitarmos o adversário e aguardarmos pacientemente (com alguma impaciência) pelo próximo desafio, com a esperança de o superar.

"ser Porto" é termos um estado de alma capaz de suplantar emoções, de mantermos a nossa cabeça bem erguida, de apresentarmos o nosso melhor sorriso às provocações - que já se (pres)sentem - e de prosseguirmos com o espírito crente (e ciente) de que, no final, venceremos!

"ser Porto" é, nesta altura de aperto e por muitas divergências que tenhamos para com quem lidera o nosso clube do coração, sermos capazes de o apoiar incondicionalmente, remando (com todos) para um mesmo lado, numa mesma direcção e com um fito comum: a conquista do campeonato nacional!

assim e até ao final do presente campeonato, não haverá, da parte deste que vos escreve, mais críticas ao desempenho de quem honra as cores do meu clube do coração - dos jogadores, ao treinador, passando pelo corpo dirigente.
temos que ficar unidos, por forma a atingirmos o objectivo atrás identificado.

o clube necessita do meu apoio e eu estou na disposição de o dar, contribuindo da melhor forma que sei e posso - sendo este espaço de discussão pública uma delas e a mais visível.

(também) conto contigo nesta missão conjunta! ;)

»


»



«este é o nosso destino»:  
«a vencer desde 1893»! | winning since 1893!


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





2 comentários:

  1. Junto ao vox populi mais uma opinião: não acho que as coisas estejam tão mal quanto a maioria dos portistas pintam. Mas a maioria é a maioria...

    Mas pode ser só o meu lado optimista a vir ao de cima! :)

    Com isto, sinto-me obrigado a reformular a habitual frase nestas alturas: "espero que vocês estejam enganados" (e eu não!) :D

    ResponderEliminar


  2. @ magro

    eu também desejo estar enganado. considero até que é um desejo comum à maioria, «penso eu de que» :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons