quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

de um meu desejo para 2014



«

1.º 

Ostenta sempre na lapela o emblema do [ FC Porto ] como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas. 

2.º

Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear. 

3.º

Quando envergares a camisola [ azul-e-branca ] lembra-te que a colectividade te honra, distinguindo-te como seu representante. Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida. 

4.º

Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas. 

5.º

Lembra-te que os Directores [ são vários ] e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o Bem de uma instituição que é tanto tua como sua. 

6.º

Nunca, em público, amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao [ FC Porto ], enaltecendo-o. 

7.º

Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do [ FC Porto ]; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos. 

8.º

Quando o [ FC Porto ] disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença. 

9.º

Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O [ FC Porto ] não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns [ milhões ] de corações. 

10.º

Quando os homens do [ FC Porto ] triunfam, em qualquer competição, dizes sorridente: "Ganhámos!", porque o teu procedimento justifica a palavra.


»


* "posta de pescada telegráfica adaptada de um texto calimero, datado de 1924, escrito por José Salazar Carreira, numa altura em que o Desportivismo e os 'gentlemen' faziam parte do quotidiano luso. e que foi publicada devido à sua pertinência, pois que, mesmo tendo em linha de conta as devidas "correcções", quer-me parecer que que é um texto que ainda continua muito actual. 



4 comentários:

  1. Viva, isso foi antes do calimerismo, agora já não se pode por isso em prática. Ver declarações de Jefferson que ainda agora chegou...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Miguel, estou agora a ler que o Defour "voltou a reclamar por ser suplente no FCP, num plantel sem João Moutinho". Li agora no DN online. Este palhaço, se arranjarem quem o leve por 5 milhões, por mim leva um chuto no traseiro. Jogadores "esforçados" e "raçudos" de certeza que se arranjam muitos na equipa B e não temos que aturar estes tiques de super-estrela que nunca fez nada que se visse no nosso clube. Não basta ser um dos jogadores preferidos do Vitor Pereira para se manter no plantel. É preciso mostrar que quer tornar este clube ainda maior. Senão, como disse atrás, já vai tarde...

    ResponderEliminar
  3. algumas sugestões:

    1)
    e sempre que vires o teu clube jogar (seja em casa ou no estádio ou no café central) não te esqueças de usares um adereço - o mínimo é um cachecol e uma camisola

    2)
    i.e., não perguntes o que o Clube pode fazer por ti mas o que podes fazer em prol do clube

    3)
    i.e., «o símbolo bordado na camisola é mais importante do que o nome estampado nas costas da dita»

    [...]

    8)
    i.e., deixa os fdp's dos assobios em casa enquanto a tua equipa do coração está a jogar

    9)
    i.e., a não ser que sejas o MST e enquanto for matematicamente possível, não escrevas textos a elogiar antecipadamente um virtual campeão

    10)
    mas não sejas só um Portista de vitórias; lembra-te do disposto nos pontos anteriores.

    [Miguel, tentei plagiar-te ao máximo. Acho que consegui :D]

    abr@ço
    SdF

    ResponderEliminar
  4. caríssimos,

    antes de tudo, um próspero 2014, para vocês e para os que vos são mais queridos.
    depois, muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras! - que são sempre bem-vindas e muito apreciadas :D


    @ dragão Vila Pouca
    o que eu realmente pretendia era que este quadro de valores, referentes ao Portismo (mesmo que adaptados, é certo, de um texto calimero), fossem colocados em prática por todos os portistas e sobretudo por quem enverga a nossa cor, todos os finais-de-semana e independentemente da modalidade em que representa o clube mais emblemático da Cidade InBicta e que transporta o seu nome além-fronteiras

    @ doctor J.
    meu caro, o teu comentário, com o qual concordo na íntegra e em absoluto, serviu de fonte de inspiração para uma (pertinente) "posta de pescada"® bem a propósito.

    @ sugus da fruta
    sim, conseguiste. todas as expressões utilizadas são "filhas de um mesmo pai".


    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons