terça-feira, 17 de dezembro de 2013

uma ilha num deserto de ideias? (Nortada incluída)



© Google



«

Muitos portistas falam do fraco plantel. Não concordo. Para mim, o plantel não é fraco. Temos bons jogadores, a nossa defesa já joga junta há mais de um ano; sabem jogar (e bem) futebol (ou pelo menos sabiam).
Na nossa equipa o que acho preocupante é o facto de não haver tabelinhas, triangulações ou passes a rasgar
; de serem raros os livres perigosos ganhos perto da área adversária; de as nossas bolas paradas serem "canja" para a defesa adversária; acho preocupante o nosso avançado ter só duas ou três oportunidades para rematar à baliza por jogo. 
Aliás, acho que temos uma avançado fantástico.
A quem não concorda, proponho que conte o número de bolas que o Jackson Martínez recebe dentro da área (e em condições) e quantos golos marca. O Montero é actualmente o melhor marcador do campeonato, mas em média, por jogo, recebe mais 50 a 70% de bolas do que o 
Jackson Martínez. O 5lb, sempre que ataca mete sempre e no mínimo, três tipos na área (um no primeiro poste, outro no segundo e um terceiro na marca de penalty). Já o nosso avançado está quase sempre isolado da restante equipa e não recebe bola, e quando a recebe são bolas cruzadas do meio-campo pelos laterais ou pelos centrais.  
Para terminar, o mais frustrante é a "qualidade" que demonstra o nosso treinador. Até podia manter lá a opinião dele antes do jogo; mas, com o desenrolar deste, acho incompreensível as opções que tem tido: as substituições que faz são sempre homem-por-homem; só tem uma táctica para o jogo (para mim, jogar com quatro avançados quando está a perder não é táctica nenhuma); e não percebe que é óbvio que jogadores que não jogam nas suas posições de origem não rendem tanto quanto se jogassem nas ditas.
Em suma, a nossa equipa faz de conta que é uma equipa: os nosso laterais fazem de conta que são extremos; os nossos extremos fazem de conta que são médios (pois vêm para dentro quando os laterais avanças); os nossos médios fazem de conta que são laterais (têm de fazer as costas dos laterais quando estes sobem); e os centrais são os distribuidores de jogo (que basicamente despejam bolas para o ataque). 

»

autor: tapy machado
fonte: reflexão portista (2013-12-12)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.



caríssima(o),


eis uma análise "fria" e que, no meu entendimento, resume o tipo de jogo portista a que infelizmente assisto nas últimas partidas - inclusive contra o SC Braga e contra o Rio Ave FC. então a análise à qualidade do nosso máximo goleador está muito objectiva - e sem se considerarem aquelas situações "extra-futebol", que certamente (também) influenciam o seu rendimento dentro do campo.
portanto, só tenho que concordar com o que nela é descrito, pois também eu sinto essa frustração. mas, como sou (um) crente - que não lorpa e/ou morcão e muito menos morcãozola -, acredito que ainda seremos capazes de dar a volta "a isto" - tenha "Preocupações Fonseca" o bom senso de deixar a sua teimosia em casa, de cada vez que vai orientar a equipa profissional de futebol do nosso clube do coração. este é o meu mais profundo desejo para este Natal, como é do conhecimento público.



© Google



"qual o motivo para uma segunda imagem, nesta "posta de pescada"®?"


simples. só terás que ler a mais recente NORTADA do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "varridos da Europa", sobretudo o seu ponto 2..
sobre a sua análise ao actual panorama do comezinho futebol luso, não posso estar mais de acordo; quanto "ao resto", mormente a questões do nosso quotidiano, enfim...


para finalizar, estou a ultimar uma "posta de pescada em torno de (mais) uma análise ao nosso plantel. será para breve (pelo menos, é essa a minha convicção). :D



[ ainda não me apetece escrever a habitual despedida formal. os motivos guardo-os só para mim, por ora. ]




2 comentários:

  1. Obrigado por facultar semanalmente à grande nação portista essa réstia de brilhantismo literário-futebolístico que é a Nortada de MST. O homem não perde a oportunidade de estimar os seus ódios, o que diz bem da sua impecável (pelo menos, para ele) honestidade intelectual! Justiça lhe seja feita: tem toda a razão na questão do museu do “mais melhor egocêntrico-narcísico jogador do mundo”. Sobre o resto, o facto do futebol nacional ser enfadonho, pouco competitivo e sistematicamente varrido da Europa (com honrosas excepções nos títulos europeus do grande Porto) não é propriamente novidade; e a sua obsessão por “varelices” só terá solução, quiçá, psiquiátrica.
    Recuperando o post, não podia estar mais de acordo com a análise ao desempenho do Jackson. É o melhor avançado da Liga, sem dúvida, mas é igualmente o mais mal tratado. Recebe, em 90% dos passes, a bola de costas para o marcador directo (mesmo assim, inventa soluções como o célebre golo de calcanhar aos lagartos), não tem um cruzamento, uma tabela, um passe de ruptura, nada, zero, em todo o jogo e ainda faz 11 golos. É obra! A solução há-de estar na fonte de alimentação e no técnico de manutenção, coitado, que continua a não ter mãozinhas para a coisa. Mais uma jornada de apagada e vil tristeza. Só espero que não nos dê mais um jogo-pastelão com o Olhão antes da consoada!
    Abraço

    ResponderEliminar



  2. @ Nelson

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    1)
    não tens que agradecer a (re)publicação das Nortadas; faço-o com gosto e porque sei que é "útil" para quem não compra as edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada.

    2)
    sim!, concordo que as «varelices» de Miguel Sousa Tavares já só terão solução psiquiátrica. é que consegue ser mais teimoso do que o "nosso" Paulo Fonseca :D

    3)
    análise ao desempenho do Jackson e expectativas para Sexta: mais dois pontos em que estamos de acordo :D

    no fundamental:
    penso que ganharemos todos com uma exibição sólida, na Sexta-feira

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons