domingo, 22 de dezembro de 2013

desse jornalismo de sarjeta... [actualizado e rectificado]



© Google


caríssima(o),

esta "posta de pescada é mesmo "fresquinha, fresquinha", aparece no seguimento da publicada no final do dia de ontem, depois do encontro no reino de Alvaláxia, e será ligeiramente extensa - o que, penso, não será um problema de maior; afinal, hoje é Domingo...
vamos, lá então! e por partes, para simplificar.



início da rectificação #


ontem, manifestei publicamente a minha curiosidade para perceber o que iriam publicar «ambos os três» pasquins diários desportivos cá do burgo, depois do Nacional empate que se verificou naquele reino. 
induzido erroneamente pelo que o site zerozero refere na classificação do campeonato, alertado por dois de vós ("magro vai ao ataque" e "ke frô"), e desconhecendo o teor do ponto nr. 3, do artigo 13º, escrevi o seguinte, pelas 13h de hoje:


como comprovei à saciedade, até 12 de Janeiro de 2014, iremos estar líderes do campeonato ex aequo com as agremiações da Segunda Circular, mas, mesmo assim, líderes do campeonato. só que - e há sempre um aborrecido, de um chato com um F bem maiúsculo, de um «mas...» em todas as estórias, não é?... -, nem todos interpretam o disposto no artigo 13º, do Regulamento das Competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional (a páginas 07), mormente a alínea a), do seu ponto nr. 1 e que estabelece que:

« 

Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que, no final das competições a disputar por pontos, se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade: 
a) número de pontos alcançados pelos clubes empatados no jogo ou jogos que entre si realizaram; 
b) maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; 
[...] 

»



portanto, foi sem espanto que, para além da página oficial da LPFP o contradizer, pude constatar que todas as edições impressas, de todos os órgãos de Comunicação Social, sem excepção (inclusive «ambos os três» pasquins diários desportivos cá do burgo), nos colocaram em segundo lugar na classificação, alterando a prioridade estabelecida, no disposto no documento legal que atrás se cita. e, não!, ninguém mo contou nem soube por interposta pessoa; eu tive o cuidado de o constatar, no quiosque perto da minha residência.


reconheço o meu erro. fui precipitado. deveria ter lido o artigo 13º na íntegra e não o fiz. é que o seu ponto nr. 3 desmente-me categoricamente:

« Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior nr. 1. »


portanto, os critérios referidos no nr. 1 e citados anteriormente não se aplicam para o caso em apreço. por te ter induzido em erro, desde já apresento as minhas desculpas.
porém, não mudo uma única vírgula ao texto que se segue, originalmente escrito para a presente "posta de pescada. apesar de a premissa inicial e que me levou a redigi-la já não se aplicar, o que subjaz das intenções da esmagadora maioria da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto...) - mantém-se válido.



fim da rectificação #




eu bem sei o quanto dói não sermos o primeiro classificado no campeonato. eu bem sei o quanto custa estarmos numa posição em que temos que olhar para cima. eu bem sei o quanto se sofre por termos que "gramar" com o adversário e arqui-rival no topo, e detestarmos tal situação. eu bem sei o quanto se padece com os energúmenos comentários das abéculas afectas ao arqui-rival, felizes da vida porque estão encantadas com aquela classificação (sim!, que os verdadeiros adversários respeitam-se mutuamente e não comparecem nas caixas de comentários de blogues afectos a uma cor que não é a sua, a destilar o seu ódio básico, primário e reles pelo rival - mais do que o Amor pelo seu clube do coração. pelo menos, não é essa a minha postura)
mas eu sou só um adepto de um clube de futebol que (também) manifesta o seu carinho pelo seu clube de Sempre através da escrita; eu não sou jornalista, nem trabalho para um pasquim, onde indirectamente dou conta das minhas preferências clubísticas, quando deveria (in)tentar tudo ao meu alcance para ser imparcial - um dever a que se está "obrigado", enquanto representante daquela profissão, pois que vem consagrado nos seus Código Deontológico. porém, nem sempre é assim que acontece.
vejamos bem e com a devida atenção:


© pasquim do sr. Serpa Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)



na edição impressa de ontem, do pasquim da Travessa da Queimada, tivemos que suportar a (in)contida) alegria de paulo jorge santos, nuno paralvas, antónio barroso, filipa reis e gonçalo guimarães, pelos tais «quinze minutos à 5lb» (seja lá o que isso for...);  "gramar" com a desfaçatez e a azia de antónio casanova, pascoal sousa e nuno pedro fernandes, pelo jogo que fizemos ante um adversário «ideal para levantar a auto-estima de qualquer equipa»; ler o desejos de eduardo marques e a felicidade de pedro figueiredo, acerca do que se passa em Alvaláxia.

na edição impressa de hoje, do mesmo pasquim, temos todo o unânime inconformismo pela nossa liderança ex aequo, pelas penas de vítor serpa, joão pimpim, miguel cardoso pereira, fernando urbano, eduardo marques e pedro figueiredo.

assim sendo, aquelas capas, reproduzidas na imagem acima, são só o começo do que os textos de cada um destes "jornalistas" revela à saciedade, colocando-os à tua disposição, quanto mais não seja para memória futura.



© Google


«


Devo dar os parabéns aos presidentes dos clubes que estão connosco em primeiro lugar, porque conquistaram dois pontos hoje. E é isso que faz deles bons presidentes, e de mim mau. O problema deste jogo não é um lance. Isso é fazer de nós parvos. Houve uma violência tremenda na primeira parte, e isso condiciona. Houve uma agressão ao Jefferson que nem falta é, foras de jogo mal assinalados, várias jogadas que roçam a violência, e depois um lance em que é preciso uma capacidade de visão muito boa para ver qualquer falta. Há que dar os parabéns a quem ganhou dois pontos aqui.

[o árbitro estava condicionado à partida?] 

Condicionado estou eu, com dor de garganta. O árbitro não faço ideia. Mas hoje senti vergonha por pertencer ao mundo do futebol.

[que disse ao árbitro no final do jogo?] 

Desejei-lhe um bom natal. Se foi só isso? Foi muito mais, mas aparecerá no relatório. Não tenho medo do relatório. Disse o que digo aqui: que tive vergonha hoje de pertencer ao mundo do futebol. Sinto vergonha. Há pessoas que não, mas eu sinto. Já dei os parabéns aos presidentes que ganharam aqui dois pontos. Eles são excelentes, eu não.

[qual o motivo pelo qual dá os parabéns ao Orelhas e a Pinto da Costa?] 

Não actuaram aqui e ganharam dois pontos. O Jefferson leva amarelo depois de uma agressão, o André Martins sai lesionado...

»






© Google
(clicar na imagem para ampliar)



e por "falar" em memória futura, estas declarações do bruninho também ficam arquivadas, aqui neste espaço de discussão.
estou certo que serão úteis a curto e/ou médio prazo. tão certo como, desde 2001/2002, o spórtém nunca ter chegado à quadra natalícia no posto mais cimeiro da classificação e de que o relatório do árbitro será tudo menos esclarecedor.


para finalizar, as mais recentes declarações de Quintero - e com o (mais do que) merecido agradecimento à Ana Ferreira, do "FC Porto para sempre", por as ter disponibilizado.
seria muito interessante que o colombiano colocasse os seus olhinhos nas declarações de um seu colega de equipa e de balneário, que surgem um pouco mais acima das suas, na mesma página onde são reproduzidas. e, já agora, que "sossegasse a passarinha"
é certo que tem talento; é certo que já foi decisivo, neste campeonato (em Setúbal e em Arouca); é certo que o início de época não foi o desejado; é certo que merece ser potenciado pelo treinador; é certo que 2014 é ano de Mundial de Futebol e que são legítimas as suas expectativas. mas também não deixa de ser certo que já possui mais minutos de jogo do que James Rodríguez em igual período, na sua época de estreia com o nosso manto sagrado (466' contra 292' deste último).


«este é o nosso destino»:  
«a vencer desde 1893»! | winning since 1893!


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. amigo portista,

    quanto à classificação, e enquanto todos o cãopeonato não acabar, aplica-se o seguinte:

    "Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para
    efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1. (DO ART. 13).

    infelizmente o zporting é memso primeiro...

    ResponderEliminar
  2. Era o que ia dizer. Mudaram isto penso que há dois anos porque havia um vazio legal. Acho que pouco importa. Vamos mas é concentrar-nos nos nossos jogos e deixar os outros discutir quem lidera...

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons