sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

de uma Sexta-feira em que se (des)espera por Domingo...


© Google | Miguel Lima (Tomo II)



caríssima(o),

considero que o título da presente "posta de pescada"® "diz" tudo: estamos todos ansiosos por Domingo e pelo que nos reservará o encontro para a "ex-taça da bjeka.
quem consultar esse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, mormente as suas caixas de comentários, (pres)sente essa estranha forma de se vibrar com o nosso clube do coração: enquanto a redondinha não corre sobre o gramado, temos receio de que algo de mal possa vir a acontecer. são superstições (porventura) tolas, mas, por exemplos, quem de nós não "sente" que é melhor não saber nada sobre o desenrolar do jogo do arqui-rival, quando este nos está a ser favorável? ou que, num jogo de casados contra solteiros (e não me refiro a alguns dos últimos encontros do FC Porto...) entra sempre em campo com o pé direito? pois... é que, aqueles (legítimos) receios vão desde a forma física com que alguns dos nossos atletas se apresentarão no Olival, para os dois treinos que antecedem a visita ao reino de Alvaláxia, até ao profissionalismo e competência que a eles se exige e por vezes não se vislumbra. no fundo, o meu maior desejo é que não se repita o que aconteceu em Fevereiro de 2009, na única visita que fizemos àquele antr... àquele coiso que (dizem) se assemelha a um estádio de futebol, e no qual, pela nossa cor, também alinhou... Josué (à altura, ex-júnior do clube)...

já na edição impressa de hoje, do pasquim da Travessa da Queimada, esta ("diz que é uma espécie de) ansiedade é transmitida, de uma forma generalizada, em dois artigos que se debruçam no facto pernicioso desta interrupção do campeonato para compromissos natalícios - algo que já é mais tradicional do que racional. e, em «ambos os dois» ("o que representa o 'boxing day'" e "o fim da classe média do futebol português", da autoria de Pedro Marques Lopes) porque a época assim o faz recordar, é recorrente a inevitável comparação ao very british "boxing day".
apetece-me bradar: "é o 'futebol moderno', estúpido!". mas não me vai adiantar de muito. vou ficar afónico e quem de direito persistirá em desrespeitar o Público que sofre e ama por Futebol - e não!, não me refiro aos constantes atropelos (desrespeitos?) da FIFA para com este último, de quem é o seu máximo representante...


sobre o quotidiano do nosso clube do coração, publicado na mesma edição impressa, fica difícil ultrapassar a verdade de dois factos, segundo o "jornalista" paulo pinto:

» Fucile auferia «um milhão de euros anuais». é muito dinheiro para ficar (sequer!) aquém de um banco de suplentes...

» os direitos desportivos de Iturbe custaram ao FC Porto «quatro milhões de euros, mais duzentos mil euros de comissões, que entretanto alienaram quinze por cento do passe do argentino [detendo "apenas" quarenta e cinco por cento do mesmo. se a AS Roma avançar com os dezasseis milhões de euros aventados, tal significa que o clube encaixará sete milhões e duzentos mil euros. estou curioso para perceber que "cobras e lagartos" escreverão alguns reflexivos sobre tal assunto...

» estou em total desacordo com o que escreveu Pedro Marques Lopes na eventualidade de Fernando não renovar contrato com a SAD do nosso clube do coração. eis o meu feeling sobre este assunto: o actual luso-brasileiro vai renovar contrato, por curta duração (um a dois anos), mantendo a cláusula de rescisão nos trinta milhões de euros e, na próxima época, rumará a outras paragens - para um campeonato «com maior visibilidade» -, sendo, de imediato, convocado pelo socolari. é que, enquanto este "burro" casmurro estiver ao comando da canarinha, nenhum brasileiro que envergue o nosso manto sagrado terá mais uma internacionalização AA que seja.


para finalizar, e depois do que disseram algumas "vedetas" do actual plantel, eis que surgem as primeiras "bicadas" - como o mauzinho "selvagem", do sr. joão (nada) bonzinho...



«este é o nosso destino»:  
«a vencer desde 1893»! | winning since 1893!


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



3 comentários:

  1. Miguel, mais que Roma, Juventus, Braça, Liverpool, Fiorentina e tantos outros que têm interesse em Iturbe, importa é saber quem se chega à frente na hora da verdade. No Verão veremos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O "tudólogo" Marques Lopes estava a ir bem na croniqueta até se espalhar ao comprido com a história do Fernando...então o homem não tem toda a legitimidade - ou pelo menos a mesma que Falcões, Moutinhos, Quaresmas, Luchos, etc. etc. etc. tiveram no passado - de pretender sair para um campeonato mais competitivo e mais bem pago?!
    Apetece-me praguejar contra este tipo de intelectuais de pacotilha, saudosos do futebol de antigamente em que os jogadores eram amarrados aos clubes para a eternidade! Que besteira! Todo e qualquer profissional, por muito que isso nos custe como adeptos de um clube, tem o legítimo direito a aspirar a mais e a melhor. Sobretudo quando é bom, como o nosso Polvo.
    Abraço

    ResponderEliminar


  3. caríssimos Vila Pouca e Nelson,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!
    (e desculpem-me por só vos responder agora, mas "passou-me" - de todo)

    no fundamental:
    anseio por voltar a sentir que:
    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons