terça-feira, 10 de dezembro de 2013

da minha descrença...

© fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)



caríssima(o),

não serei hipócrita. nem mentiroso. nem me irei "armar aos cucos" e (in)tentar demonstrar-te, por escrito, uma coragem que efectivamente não possuo.
para o encontro de amanhã à noite, em Madrid, quatro anos depois da nossa última visita, estou temeroso. no fundamental, só não quero ser humilhado, como em Março de 2010. e em Setembro de 2008. e também em Novembro de 2007e este meu receio não é infundado. explico sucintamente.

apesar da vitória final, ainda não esqueci aquela primeira parte do encontro ante o SC Braga. para quem a presenciou, foi má demais. e, se é verdade que surge numa série de jogos menos conseguida do nosso clube do coração, as declarações de Paulo Fonseca, no final daquela partida, não me deixaram mais animado, antes pelo contrário.
é certo que como portista devo acreditar sempre que os profissionais que envergam o emblema do meu clube do coração tudo farão para nos dar «mais uma alegria, mais uma vitória». mas se a disposição táctica persistir nesse aberrante 4-2-3-1, efectivamente temo o pior para nós. quero acreditar no contrário destas palavras, que soam a "mijinhas", mas o sentimento de apreensão é superior a uma fé inabalável na conquista dos três pontos que nos farão sonhar com uma difícil passagem aos oitavos da Champions.

também só peço que o nosso treinador não seja "choninhas", teimosinho q.b. e sobretudo coninhas. só no passado mês de Novembro, tivemos dissabores em número suficiente até ao final da presente temporada, graças às suas confusões tácticas & afins...
que a sua «crença cega» me faça engolir estas palavras e ter que escrever uma "posta de pescada a retractar-me.


para finalizar em beleza, e acatar a sugestão do cachecol da fotografia acima, como gostaria de ter sido o autor das seguintes linhas (a reter, para memória futura):

«


[...] 


Não é melhor a sorte do FC Porto: precisa de vencer o Atlético Madrid e, mesmo assim, fica dependente do resultado do Zenit. Será muito difícil travar a mudança para a Liga Europa, tal como acontece com o 5lb
No resto da época, a diferença entre ambos vai fazer-se notar, sobretudo, no quadro interno e aí, como escreveu o "belenense" vítor serpa no seu editorial de Domingo, a «força do dragão», expressa em segunda parte soberba com o SC Braga e festejada em abraço do tamanho do mundo, cobre de vergonha uma «águia descrente e preguiçosa» - este ano, como nos anteriores. 

Já nem se trata de uma questão de estrutura, antes de filosofia: Paulo Fonseca combate as suas ingenuidades e sinceridades, mas, apesar de só há meia dúzia de meses no FC Porto, já interiorizou que o treinador não é importante; importante, sim, é o clube
Jorge Jesus vai para cinco anos no 5lb e continua a dizer o que diz e a pensar precisamente o contrário: primeiro ele e depois a instituição que generosamente lhe paga.

»


«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



6 comentários:

  1. Miguel, eu, ainda que sem uma fé inabalável, "acardito" que saíremos do Calderon com uma vitória!!!

    Aquilo em que não "acardito" é na passagem à próxima fase da "UEFA GAZPROM LEAGUE"... se é que me entendes ;)

    ResponderEliminar


  2. @ Loureiro

    compreendi-te perfeitamente :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Eu também não acredito, mas também não acreditava que ganhávamos o último campeonato, e o Kelvin fez o favor de me contrariar, enquanto há vida...
    Vamos à luta depois logo se vê.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  4. Estou muito triste. Péssima táctica na qual se insiste e que os jogadores não interpretam bem. Péssima saída do Helton no segundo golo. Não está isento no primeiro também. No restante, algum azar, péssima marcação de penalti do Josué, jogo muito esforçado do Jackson, obrigado a recuar porque esta mer... de táctica não lhe dá bolas dentro da área. Enfim, enquanto tivermos esta cópia mal amanhada de Vitor Pereira ao leme, seremos efectivamente uma equipa mediana de Liga Europa e no campeonato lutaremos por voltar à Champions (espero que com outro treinador ou com este treinador depois de deixar de ser teimoso). Saudações portistas.

    ResponderEliminar


  5. @ doctor J.

    já somos dois, João.
    mas acredito que seremos muitos mais...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Dassseee... PQP... Devo por este meio vir reconhecer que me encontrava plenamente equívocado relativamente à teoria da "Gazprom League"!!!

    Nem assim... estou possuído... Com o "aspirante a JJ" do nosso Clube e com as "donzelas" que envergam o nosso Manto Sagrado... e mais não digo pq apesar de já terem passado umas horitas ainda era capaz injustiçar alguém!!!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons