quinta-feira, 10 de maio de 2012

do final de época e início de preparação da próxima temporada

 

«
Com mais um campeonato da Liga ZON Sagres a chegar ao fim e com a equipa do FC Porto novamente campeã Nacional, agora é tempo de começar a preparar a próxima época, para que a equipa esteja ao seu mais alto nível e, assim, o possa voltar a ganhar - e, quem sabe, mais algumas competições, onde os azuis-e-brancos vão marcar presença.

É bom lembrar que a equipa do FC Porto sagrou-se bicampeã nacional há duas semanas atrás, e que no último fim-de-semana, já como campeão nacional de 2011-2012, recebeu a equipa do Sporting no Estádio do Dragão, venceu o Clássico com os leões por 2-0, e fez a festa do título, em sua casa, diante dos adeptos, como era desejo do nosso grande presidente.
Com apenas mais uma jornada para se jogar na presente temporada, a nossa equipa desloca-se a Vila do Conde para jogar ante o Rio Ave; mas, apesar de já sermos campeões, o FC Porto terá que entrar para ganhar, para conseguir somar mais uma vitória às muitas que conseguiu esta época - e onde, à data, ainda só averbou uma derrota (!!).

Em relação à equipa para o próximo ano desportivo, muito se tem falado da saída e da chegada de novos jogadores - para lá de se questionar a continuação do actual técnico no comando da equipa azul-e-branca. Contudo ainda nada se sabe ao certo: que jogadores poderão sair e entrar, e qual será o técnico que vai orientar a equipa na próxima época.
O nosso grande presidente do clube, ao seu (bom) estilo, pouco tem revelado sobre a próxima temporada - o segredo é a Alma neste negócio -, mas garantiu que a direcção da SAD já a está a preparar.
Mesmo assim, muitas notícias têm saído sobre algumas possíveis saídas de jogadores do clube - a mais recente é a possível saída do lateral esquerdo Álvaro "Palito" Pereira, que nos últimos jogos da equipa não tem feito parte dos jogadores titulares eleitos pelo técnico portista. Aliás, Vítor Pereira tem dado preferência ao jovem Alex Sandro e, ao que me parece, este poderá mesmo vir a ser o futuro titular daquela ala na futura equipa.
Com esta situação de "desconforto", alguns clubes já têm demonstrado interesse na contratação do jogador uruguaio; entre esses clubes está a equipa francesa do Paris Saint-German e a equipa inglesa do Chelsea. Contudo apesar da especulação, o empresário do jogador, Alejandro Savich, afirma ainda não ter sido contactado por nenhum clube.

Outro jogador que tem estado em relevo nas notícias de futebol como possível saída do Dragão é o internacional português João Moutinho - no clube desde 2010 e um dos jogadores mais influentes na equipa portista. Aliás, parece deixar a ideia de que poderá mesmo sair, já que afirmou recentemente que tem a ambição de experimentar novos campeonatos: «Todos os jogadores pensam em experimentar outros campeonatos. Mas estou bem e com muita alegria por estar num grande clube da Europa. Se surgir alguma oportunidade, logo se verá», disse o jogador da Selecção Nacional.

Ainda na lista de saídas do FC Porto parece estar o Incrível Hulk, já que os maiores clubes da Europa sonham em ter o internacional brasileiro na sua equipa.
Hulk é um dos jogadores mais influentes da equipa do FC Porto e, sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogadores do plantel azul-e-branco. Já há algumas épocas que tem sido notícia pelos vários interesses dos "tubarões" da Europa; até agora não aceitou qualquer proposta, mas, ao que me parece, esta poderá mesmo vir a ser a época em que o Incrível abandonará o clube que o projectou para o estrelato.

No entanto, vamos esperar para ver o que o mercado de transferências de Verão vai trazer para a equipa do FC Porto.
O que para mim é certo é que, saia o jogador que sair, o FC Porto vai-se reforçar muito bem e vai estar ao seu melhor nível na próxima época, para dar luta em todas as frentes que estiver inserida.
»

ps:
o Tomo II agradece ao caríssimo David Simples esta prestimosa colaboração, no que é a sua estreia absoluta neste espaço ;)
bem-vindo, David! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)