segunda-feira, 28 de maio de 2012

de uma imensa saudade...


© google

caríssima(o),

das minhas primeiras recordações do Estádio das Antas consta o FC Porto vs. 5lb, de Junho de 1988, tinha uns tenrinhos doze anitos.
à data, estávamos na última jornada da época 1987/1988, pelo que fechámo-la da melhor forma e num plantel onde pontificavam nomes como Best, Barriga, Raudnei e Jorge Plácido (!!!). este fora treinado por Tomislav Ivić, ao qual, finda a dita, e mesmo com quinze pontos de vantagem para o segundo classificado naquele campeonato - o tal do futuro caso "Guarda Abel" - e a conquista de troféus internacionais (como a Supertaça Europeia - a duas mãos - e a Taça Intercontinental), foi-lhe "pedido" para rumar para outras paragens - mormente devido a (i) ter tido a ousadia de "encostar efectivamente ao banco" o (até então intocável) bi-bota Fernando Gomes e de (ii) as exibições da equipa não terem sido convincentes para a esmagadora maioria da nossa (exigente) massa adepta, principalmente no "tribunal das Antas".
(é só fazer o paralelismo para a época em curso...)

o porquê desta recordação justifica-se por, para além do seu ambiente fantástico (que se (pres)sentia já da Fernão Magalhães e/ou da Praça Velasquez), pelo que guardo na retina do aquecimento de um (então) símbolo da «gloriosa» agremiação de Carnide, mas que viria a reconhecer que o seu apogeu futebolístico aconteceu nosso FC Porto: Silvino de Almeida Louro.
como vi esse jogo na Superior Norte, local onde se concentravam os (já na altura ilegais) adeptos lampiónicos, e onde havia sempre bate-bocas e outro tipo de (em)bates, pude assistir in loco ao nervosismo que deixava transparecer no guardião setubalense naquele aquecimento e que se viria a revelar fatal no decurso da partida, principalmente no segundo golo (pelo penalty que cometeu sobre... Domingos, suplente do bi-bota na partida em causa).

por último:
i) para percebermos um pouco mais da história do Estádio das Antas, recomendo a leitura do post dedicado no "estrelas do FC Porto";
ii) sobre o ambiente que descrevi, recomendo a visualização deste vídeo, da autoria de "lusitaniaTV";
iii) a visualização da fotogaleria que se segue.

beijinhos e abraços (com uma imensa saudade)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)



© google


© google


© google



© google


© google


© google
      

© google


© google


beijinhos e abraços (com uma imensa saudade)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

1 comentário:

  1. grande Miguel, nao pude ir ao cafe guarany como gostaria por motivo de trabalho e baby-sitting... no entanto realço naquele magnifico livro a cronica do jogo de sevilha pelo cristiano pereira, jornalista do JN que por razoes musicais eu conheci ha uns anos. épico será o mínimo para descrever o jogo e esta prosa. até já. J

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons