domingo, 16 de março de 2014

«filhos de um 'deus' menor»




caríssima(o),


entrada forte de ambas as equipas. jogo repartido até à "bomba" do Quaresma à barra, alguns minutos depois de ter "partido os rins" ao nojento do cédric (o qual ainda deve andar à procura dos respectivos. e dos rins, também). novamente um jogo repartido, com intensidade no meio-campo, até que Danilo "cava" uma auto-estrada no corredor direito e cruza milimetricamente para o golo de Jackson, o qual só não aconteceu porque aquele foi impedido pelo calimero do cédric de o fazer. foi um toque subtil, é certo, mas ele existiu. e na cara do golo. na altura não pedi "" o vermelho directo para a besta do cédric, apenas a correspondente grande penalidade (que nem sei se, a ser assinalada, seria convertida. mas que ela existiu, disso não tenho a menor dúvida. é a tal questão do «intensómetro»...). estávamos no minuto 43 da primeira parte, é bom recordar, com a partida empatada a zero...
a segunda parte inicia-se com um fora-de-jogo que não foi assinalado ao irascível andré martins, o qual consegue cruzar para o golo (ilegal) do argelino do spórtém. ao contrário do que previra, a calimerolândia, no seu reino de Alvaláxia, não começou a rasgar as vestes nem a clamar por Justiça Desportiva; antes, explodiu em alegria por mais um golo conseguido em fora-de-jogo, esta época (já perdi o número oficial a esta rubrica). mas, como para aqueles lados, a contabilidade é feita só a se considerar os lances em que eles se julgam prejudicados, estamos conversados...
depois, veio a ruptura total do tendão de Aquiles do Helton. porque sei do que falo (dado que já padeci do mesmo mal, num passado recentíssimo), temo que não seja só o que resta desta época a estar em risco para o guardião brasileiro, mas também a sua carreira (e um final antecipado desta). depois, veio o nosso desnorte, depois regressou a nossa inconstância no ritmo e na qualidade do jogo jogado, ao mesmo tempo que e por incrível que possa parecer a algumas(uns) de vós, sobressaíram a sobriedade e a clarividência de Abdoulaye na nossa defesa. foi numa altura em que havia mais "coração" do que discernimento do nosso lado, o jogo estava "partido", e o spórtém, mesmo jogando no seu reduto mas fazendo jus a essa mentalidade de equipa pequena, limitava-se a apostar no contra-ataque e nas "piscinas" do capel à entrada da nossa área. e depois veio o incompreensível vermelho directo ao Fernando, por dar um "chega para lá" ao montero quando este deliberada e intencionalmente não quis devolver a bola para que se marcasse rapidamente uma falta, ainda no nosso meio-campo defensivo, mas quando estávamos desesperadamente à procura do golo do empate. e depois veio o final da partida.


caríssima(o),

lembras-te da crónica assinada pelo sr. fernando guerra (!!!), a propósito daquele encontro a 03 de Março de 2013, no antro de Carnide, publicada na edição do pasquim da Travessa da Queimada no dia seguinte ao jogo? e recordas-te do que vem sendo publicado desde então, com a propalação ad nauseam do golo em fora-de-jogo do Maicon em contraste com esse «glorioso» esquecimento do penalty do cardozo que existiu mas que não foi assinalado?
pois eu não me esqueço! e confesso-te que estive quase, quase a redigir um escrito a parodiar aquela guerrinha do sr. fernando com o que aconteceu esta noite, em Alvaláxia. mas, depois apercebi-me que basta substituir os intervenientes em causa e manter as ideias-base do texto em si, para que, amanhã de manhã, bem pela fresquinha, tenhamos uma capa do pasquim da Travessa da Queimada num estilo parecido com um destes dois (em que a capa da esquerda merecia ser a exibida, mas temo que surja algo parecido com a da direita):


© pasquim dirigido pelo sr. serpa



para finalizar, é de facto a altura de se dizer "basta!" a este estado de "coisas", mas nunca nos moldes em que os calimeros o fazem, inclusive em público; antes e como muito bem o referiu Luís Castro, ainda "a quente", dentro das quatro linhas, assim como: «os jogadores do FC Porto, pelo empenho e espírito de sacrifício que demonstraram depois do jogo de quinta-feira, vão sempre lutar pela vitória em todos os jogos e pelos objectivos que houver para alcançar».
ah! e o título desta "posta de pescada, apesar de inspirado num filme homónimo da década de '80, não pretende ser um insulto à nossa arbitragem, sequer ao homem do apito da imagem que a "embeleza". o que pretendo fazer valer, com o título em causa, é que a arbitragem nacional, no actual contexto, é, de facto, "filha de um 'deus' menor" porquanto é o elo mais fraco da cadeia que é o nosso comezinho futebol. 
e afirmar que o actual spórtém, com as vergonhosas atitudes extra-jogo e/ou jogo de bastidores que tem vindo a desencadear, é, de facto, "filho de um 'deus' menor" porquanto faz valer esse adágio popular que reza assim "ouve o que eu digo, não olhes para o que eu faço" (já para não referir estoutro "à mulher de César não basta ser honesta; deve parecer honesta").
e que, no contexto actual da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto...) -, o Porto Canal é mesmo um órgão de comunicação "torto", apesar de ser a voz de uma instituição que é tudo menos "filha de um 'deus' menor"...


"disse!"



5 comentários:

  1. Acho que mereciamos claramente na 1ª parte ir para o intervalo a ganhar 0-1 ou 0-2, e isso mudaria a história toda!

    Na 2ª parte as circunstâncias do jogo impediram que fossemos muitas vezes perto da baliza deles, mas atendendo ao que aconteceu foi normal.

    Além disso, acho que o Sporting não jogou um piço, mas continua a lavagem cerebral de que foram melhores, e que jogam bem, e que são o Barcelona do Lumiar. Na prática, andam a ganhar em aflição desde 14/12, dia do célebre 3-0 ao Belenenses que começou com um penalti inexistente e fora-da-área.

    No geral, se tivéssemos ido para o intervalo a ganhar acabaríamos por vencer no final. Não conseguindo, acho que é evidente que merecíamos um empate, nunca uma derrota tão penalizadora face ao que se passou em campo!

    Quanto à arbitragem de hoje, tenho uma visão mais pragmática. Acho o Proença um excelente árbitro. Acho que os dois erros graves foram de uma influência determinante (excluo o vermelho ao Fernando por já ser numa fase que pouco ou nada faríamos). Mas em primeiro lugar nunca diria que estes lances foram premeditados, como bem ouviríamos se os mesmos fossem ao contrário. Em segundo lugar, acho-os de análise com alguma dificuldade: o penalti é visível de imagem lateral, mas do ponto de vista do Proença julgo ser difícil perceber, porque ele não tem a noção do impacto. Era penalti e vermelho directo. O fora de jogo também é evidente, mas tem duas atenuantes importantes visíveis a quem conhece o jogo por dentro: o passe é feito muito junto à linha lateral, obriga o auxiliar a ter um ângulo de visão muito aberto para perceber o momento do passe e a linha da defesa; além disso, o jogador que está em fora-de-jogo está perto dele, quanto mais perto mais difícil perceber, porque perde pontos de referência. Mas o facto do jogador em momento algum "entrar" em jogo não abona muito em relação à atenção do auxiliar naquele momento.

    Mas que fomos prejudicados, disso julgo ninguém ter dúvidas! Bom... Há sempre os sportinguistas, pessoas que conseguem ver mais além do normal... E são pessoas que nunca conseguiriam escrever um parágrafo como o anterior, porque nunca teriam lucidez e honestidade para isso. Este parágrafo é dedicado a eles.


    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos reparos no blog Portistas Anónimos. :) Em relação aos pontos em questão, referia-me ao facto de ganhando eles três, não ganhamos nós, daí os seis pontos virtuais. Ganhando nós estaríamos 1 ponto à frente deles neste momento, com a vitória deles estamos cinco atrás.

    ResponderEliminar



  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ magro
    excelente! comentário. e bastante pertinente também. nem sonhas a quantidade de comentários calimeros que tenho apagado com "lições de moral" sobre arbitragens. sem exagero e para a média de visitas diárias que este espaço recebe (cerca de setecentas), já foram quinze...
    (um fartote, portanto)
    estão cá com uma "fezada" em regressarem ao segundo lugar... fod@-se! eu estou f***do porque, no mínimo, não serei campeão... é esta a diferença de mentalidade que nos separa...

    @ Augusto
    não há que agradecer. foi com imenso gosto e com brio por um espaço que me merece o máximo respeito e consideração.
    (e com algumas cautelas também, por não perceber se as ditas seriam bem aceites - dado que há quem não as acolha com essa abertura de espírito)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Devíamos e merecíamos ter vencido.

    Da péssima arbitragem e conferências de imprensa, retiro que o:

    a) "basta" de não sermos favorecidos;
    b) o fundamental são os 3 pontos;
    c) o importante é vencer, seja de que forma fôr;
    d) etc., etc.

    É universal!!!

    Ufa... afinal somos todos iguais, não existem os "tais" diferentes ;)

    PS: "Andamos" mansos... muito "mansos"... se é que me entendes ;)

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  5. @ Loureiro

    muito obrigado! pela tua visita e pelas tuas gentis palavras!
    (sabes que estou a ser sincero)

    concordo e subscrevo, na íntegra, o teu post scriptum.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons