segunda-feira, 10 de março de 2014

dessa Alegria que voltou (e que nunca se deveria ter exilado)...




caríssima(o),

uma arreliadora otite levou-me a uma consulta, de urgência, num hospital perto da minha residência. este foi o motivo principal pelo qual não pude dar o meu contributo presencial, na minha cadeira de sonho, no meu teatro de sonhos azuis-e-brancos, ontem à noite, na partida ante o FC Arouca. e logo ontem, quando estava tão motivado, como te "disse", inclusive tendo sido gentilmente convidado, por um de vós, para assistir a esse reencontro com um antigo Capitão que muito prezo e admiro... 
esta foi, também, a causa maior para ter falhado o compromisso de não te ter apresentado, em tempo oportuno, um texto original sobre o que aconteceu, ontem à noite, no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos. pelos (eventuais) transtornos causados, desde já te apresento as minhas mais sinceras desculpas.

apesar do infortúnio que aquele mal-estar físico me proporcionou (e ainda proporciona), ainda fui a tempo de assistir, via net, ao jogo em causa. e, tal como tenho a absoluta certeza de que o meu mal-estar será debelado, também estou firmemente convicto de que a "enfermidade" de que o nosso FC Porto padecia será debelada em breve. aqueles trinta minutos iniciais ficaram-me na retina, tal como à esmagadora maioria da massa adepta portista indefectível - e como é notório e observável, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, sobretudo nas suas caixas de comentários.
confesso-te que estive quase, quase a escrever uma telegráfica "posta de pescada sobre o assunto; mas, com receio de poder perder e/ou enfraquecer o streaming que entretanto ia recebendo e de forma fluída, sem aquelas irritantes interrupções, optei por conter a minha felicidade e expô-la apenas no final do jogo. só que, como "de boas intenções está o Inferno cheio", depois veio o que já te referi e... aqui estamos, com um atraso superior a dezanove horas... surpreende-me como o spórtém ainda não intoxicou a Opinião Pública com um comunicado sobre este (novo) atraso...
adiante.

aquela minha inabalável certeza alicerça-se em algo que foi evidente durante toda a partida, inclusive naquele período da segunda parte em que a equipa resolveu "ligar o complicómetro" - que é algo bem mais complexo do que o famigerado «intensómetro», no sentido em que este último é algo que só o sr. burro do Carvalho poderá explicar, enquanto que aquele é tão-somente um regresso a um Passado recente que não se pretende e para o qual já se vislumbra uma cura. uma cura lenta, com certeza (pois que a "maleita" é congénita à presente época), mas mesmo assim uma cura (pois que a dita "maleita" é recurável).
como referia, antes de o meu pensamento ter sido interrompido por gentinha que não me merece respeito e pela qual (já) nutro um asco só comparável ao que senti aquando da presidência do actual sacristão do Estabelecimento Prisional da Carregueira, aquela minha inabalável certeza alicerça-se em algo que foi evidente durante toda a partida: uma Alegria imensa em jogar à bola e em todos os jogadores da equipa. e essa Alegria, mesmo na fase de maior desacerto, fez com que a redondinha não tivesse voltado a "ganhar picos", a ser "um paralelepípedo" e voltasse "a queimar" nos pés dos jogadores, como num Passado recente. e, se dúvidas houver do que afirmo, basta consultar esta galeria de imagens e tirar as devidas conclusões nas expressões dos jogadores. até o Defour exultou com o golo de belo efeito do Carlos Eduardo - ele que, em Janeiro último, amuou quando fez o mesmo...


© rtp | Tomo II


o outro factor em que fundamento a minha (mais do que) crença, a minha firme convicção de que iremos "dar a volta a 'isto' tudo" e que ainda iremos conquistar troféus, na presente temporada - e para lá da Supertaça Cândido de Oliveira -, é na arrogância e/ou menosprezo e/ou bazófia e/ou achincalho e/ou fanfarronice e/ou jactante prosápia a la Segunda Circular que os nossos rivais nos vão brindando.
não!, não me refiro aos adjectivos empregues pelos "jornalistas" do pasquim da Travessa da Queimada nas crónicas aos encontros que «ambos os três» clubes (ditos) «grandes» se viram envolvidos - o "belenense" do sr. serpa no jogo que se realizou no "estádio lã-pião" («enorme eficácia defensiva»«mais forte»«qualidade do sistema criado por jorge jejum», ...) o "excremento" do Delgado no jogo de Setúbal («tire-se o sentido de uma qualquer cabala anti-leonina, perpetrada por vasco santos, da AF Porto (o mesmo que dirigiu o FC Porto vs. Estoril, com vitória dos canarinhos por 0-1), para favorecer terceiros e em vésperas de 'Clássico'»«foi golo, não foi? vistas e revistas as repetições televisivas, apenas uma certeza é possível identificar: do sítio onde se encontrava, o árbitro auxiliar joão santos nunca poderá garantir que a bola entrou na totalidade. teve um 'feeling' e foi por ali. certo? errado? impossível afirmar»«noite negra de vasco santos que penalizou vitorianos e calimeros»«os lances de maior perigo dos leões apareceram na sequência de um futebol prático e directo, que teve Slimani como destinatário», ...) josé carlos de sousa no jogo do Dragão («fracos sinais de melhoras, com resultado gordo tremendamente enganador»«registos positivos... ainda que com a tremedeira do costume»«inúmeras oscilações da equipa ao longo da partida, inúmeras precipitações, quedas em vazio profundo - alturas, mais ou menos prolongadas, que fizeram regressar em força os fantasmas de um passado recente», ...).
refiro-me, isso sim, ao que acabei há muito pouco de ouvir, em diferido, no programa de ontem do "TRIO D'ATAQUE", e que foi proferido pelas bocas de um cachalote lampião e de um calimero trinca-espinhas (sendo que este último já me mereceu mais respeito como comentador). bem sei que se (in)tenta passar a mensagem de que as opiniões lá expressas são-no a título individual e sem influências externas dos clubes; mas, como não sou «santinho», não posso deixar de as generalizar, por perceber que, muito do que por lá se afirma é a mais pura maledicência que se escuta e/ou lê vindo da massa adepta das agremiações afectas à Segunda Circular, e sempre com a conveniente conivência do lambe-cús do huguinho gilberto (o lacaio de e ao serviço do lampião de Paredes).
confesso-te que, se eu estivesse lá, não me conteria e, tendo em conta o programa em causa, para além de deixar o trio em causa a falar sozinho (e como já aconteceu no Passado, com outros intervenientes), não deixaria de o(s) mandar para dois ou três sítios que eu cá sei - e que acabei por fazer, mas em privado.


© google


para finalizar, não sei se te terás apercebido, mas a "posta de pescada anterior a esta foi a milésima desde que estou neste espaço de discussão, após o precoce desaparecimento do (já falecido) TOMO I - i.e., desde Julho de 2011. como o Tempo voa...
porque não quero ser ainda mais fastidioso, reafirmo o que escrevi aquando da minha quinquacentésima "posta de pescada, estávamos em finais de Agosto de 2012, parafraseando o caríssimo Jorge:

«

O maior desafio não está em encontrar motivação para continuar mas em inovar. Não preciso de ganhar dinheiro com 'isto'… Quer-se dizer, não sou, rico mas perco mais sono do que dinheiro e faço-o com todo o gosto. Não preciso de grandes publicidades e enormes números de visitantes.
Gosto de escrever e vou continuar a fazê-lo enquanto me der gozo. No entanto, seria um gigantesco hipócrita se dissesse que não fico sensibilizado com as palavras simpáticas que recebo da vossa parte e com a forma como o blogue tem vindo a deixar uma marca positiva, não só na bluegosfera, como também no resto deste mundo virtual.
Assim sendo, cá estou. Espero que também cá estejam.

»




«este é o nosso destino»:  
«a vencer desde 1893»! | winning since 1893!


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





2 comentários:

  1. Mil posts é obra!
    Parabéns e venham mais mil.

    Abraço

    ResponderEliminar


  2. caríssimo,

    muito obrigado! pela visita e pelas suas gentis palavras!

    espero ter forças para mais mil. e o apoio da família. e a receptividade que tenho tido por quem me visita por Bem :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons