quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

vamos conversar um pouco sobre Futebol? vamos a isso?





caríssima(o),

o título da presente "posta de pescada esteve para ser: 
"vamos conversar um pouco sobre o futebol que a nossa equipa do coração não pratica dentro das quatro linhas e esquecer, por momentos, a hipótese de uma mudança de treinador a meio da temporada? vamos a isso? vamos? 'bora lá, então!"

só que, depois de escrito, apercebi-me de uma incongruência, mais do que a sua extensão: eu vou abordar uma questão cujos dois tópicos referidos estão interligados, i.e., o futebol que não se pratica devido ao actual treinador do FC Porto. então, abandonei a ideia inicial e ficou aquele "nico", ali acima - a sua forma muito abreviada, portanto. 
e, não!, não irei abordar a hipótese de uma mudança de treinador a meio da temporada, e analisar as vantagens e/ou inconvenientes dessa hipotética decisão. porquê? porque sim!

antes de começar verdadeiramente a conversar contigo sobre Futebol e arrumada que está a questão do treinador, peço-te um favor: o de observares atentamente a imagem acima.
bem sei que não é uma qualquer gaja boa que não é natural de Ermesinde, mas peço-to na mesma. e porque sei que entretanto estarás distraído a pensar em gajas boas que não são naturais de Ermesinde, volto a reforçar aquele pedido. 
qual pedido? o de observares atentamente a imagem .gif acima. 
já está? ok! estamos prontos para conversar sobre Futebol!

se costumas navegar com frequência por esse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, inclusive pelas suas caixas de comentários, e para lá da insatisfação generalizada da massa adepta portista para com o treinador, já terás percebido que o futebol que a equipa (não) vem praticando, de há... deixa cá ver de há quantos meses até à presente data... ah!, já sei: desde o início de época e descontando as segundas partes dos encontros frente aos Sporting's (o do bruninho e o de Braga), só é comparável com aquela época nefasta de octávio malvado - que, de boa memória, só tem o facto de podermos ter contratado José Mourinho para o substituir (algo com o qual o primeiro ainda não lida muito bem, decorridos que já estão dez anos sobre o sucedido)...
adiante.

o que pretendo transmitir e na minha opinião de adepto profissional de (às vezes de) bancada e (muitas mais vezes) de sofá, é que o problema do "futebol" actual do nosso clube do coração radica na porra do esquema táctico e do raio que parta o duplo-pivôt.
aquela imagem é exemplar da ineficácia que se verifica na equipa, quer a atacar mas sobretudo a defender. repara onde está o Fernando quando o Lucho perde a bola e a "avenida" que se abre para o Marković... assim não há defesa que resista, pois que lances destes acontecem às dezenas por jogo e independentemente do adversário. e não se culpem só os jogadores; estes cumprem ordens e tentam desempenhar o melhor que sabem a função que lhes foi destinada. o desatino do Fernando, no lance em causa, é evidência disso mesmo.

portanto e assim concluo esta (curtíssima, telegráfica) conversa sobre Futebol, com este esquema táctico (que não se coaduna mesmo nada ao ADN portista) fica muito difícil ganhar jogos, pois que a defesa "vive" sempre em permanente sobressalto... 
só é pena que o nosso actual treinador ainda não o tenha percebido. deve ser da sua confiança cega, «penso eu de que»...


[ ainda não me apetece escrever a habitual despedida formal. os motivos guardo-os só para mim, por ora. ]


6 comentários:

  1. Miguel,

    vamos falar de futebol:
    despeçam o "preocupações"! Ontem já era tarde. O post explica e sustenta as minhas razões. Li por aí (penso que no 'Porta19' que bom bom era o Jaime Pacheco. Eu proponho o Capucho. Sempre é da casa.

    vamos falar de futebol:
    jogo no Dragão às 18h30. Com este tempinho e com esse horário, serão mais as cadeiras vazias do que as ocupadas. E o Clube não se impôs perante um horário de jogo destes?! É um completo desrespeito com os adeptos, principalmente com os sócios! Eu vou lá. Mas serei dos poucos. E vou perder grande parte da primeira parte.

    vamos falar de futebol:
    quem vai sair, agora em Janeiro? Eu acho que vai ser o Otamendi.
    E agora pergunto: como é que o Maicon encara esta situação? É profissional, mas também é humano. E se estava a ser regular (em dois jogos bem conseguidos, como que se pode considerar de "regular"), vê o seu esforço ser premiado com... banco, num jogo importantíssimo, como o da Luz.
    Mais: leio por aí (não sei onde) que o Ghilas foi muito caro para o que produz em campo. Mas está tudo doido?! Quantos minutos de utilização é que tem o argelino? Pois...
    Mais: o Quintero disse o que disse; o Defour também "falou", por intermédio do empresário, e bem mais "grosso". Porque é que o colombiano ficou de castigo no Porto? Estou curioso para saber como é que ele vai jogar, hoje (se é que vai jogar) e com que ânimo.
    Mais: Quaresma chega e joga. o Kelvin desespera por uma oportunidade. Quem tem tirado proveito é o Licá, titular quando se arrasta nos relvados. Quem consegue moralizar os jogadores desta forma?

    E podia continuar. Mas o Manuel Serrão "disse" tudo com a «confiança cega» e o António Oliveira também, que partiu a loiça toda na carnachique.

    Abraço
    SdF

    ResponderEliminar
  2. Siga... Bora lá bater no Paulo "Fraquinho"

    Não, não faz muito o meu género e apesar de achar que ele é mesmo fraquinho, casmurro e sem a chama necessária para ser um treinador à Porto, não bato só nele, pois não quero acarditar que seja ele o único culpado... não é mesmo... não pode ser... digo eu... mas que raio, se até à bem pouco tempo era comum "nos" gabarmos que qualquer treinador tem sucesso no nosso clube independentemente daquilo que valha... porque é que agora há-de ser diferente???
    Eu acho, que para além da falta de qualidade notória do rapaz também há algo na "Estrutura" que tem falhado ou trabalhado noutro sentido que não o do "em prol" do FCP. Ponto. PdC, a quem quase tudo devemos, sozinho já há muito que não risca, a comprová-lo, uma recente entrevista do César Peixoto em que afirmava que o único clube de onde tinha sido corrido, tinha sido o FCP e nem PdC o tinha conseguido segurar. Acho que isso diz muito sobre os parasitas que pululam pela "Estrutura" a trabalhar em benefício próprio.
    Enfim, ano de Mundial é fod@!!!

    Abr@ço :)

    ResponderEliminar
  3. FDX... reparei agora que não falei sobre futebol :)

    Mas... é só não estragar aquilo que comprovadamente funciona!!!

    De novo, Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  4. Na mouche! Até a minha avó vê isto e sem óculos.

    ResponderEliminar
  5. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental (e com muito gosto, porque está concorrido):
    vamos lá colocar um ponto de ordem no (salutar) "barulho"

    @ sugus da fruta
    concordo contigo, em especial na questão da gestão das expectativas dos jogadores. acho que os exemplos que referes são aqueles que mais "saltam à vista" (piada fácil, e indo na onda da expressão «confiança cega»).
    já quanto a "pedir a cabeça" ao actual treinador do FC Porto, nisso já não estamos em sintonia, como já o afirmei neste espaço e por mais do que uma vez.

    @ Loureiro
    por absurdo que possa parecer, também estou de acordo contigo - e não é só na questão do «bater no Paulo 'Fraquinho'», como se comprova ali em cima.
    como o caríssimo Vila Pouca costuma afirmar «no meu FC Porto não é o Presidente que ganha e o treinador que perde.». é certo que a SAD também tem culpas neste "cartório". só espero que não se persista muito no "erro" se se constatar que este não tem mesmo solução, i.e., não pretendendo pedir a cabeça de ninguém, se a administração da SAD constatar que Paulo Fonseca não reúne mesmo condições para prosseguir o seu trabalho e por forma a não perdermos todos os objectivos em disputa, que se tome a decisão difícil para todas as partes envolvidas e não se persista na «aposta pessoal do presidente» só porque sim.
    quanto às declarações de César Peixoto, só espero que as tenha proferido sóbrio - não sei se me faço entender...

    @ Azul Dragão
    meu caro, seja bem-vindo! a este espaço.
    acilmente constatará que retribuí a sua gentileza, ali na coluna da esquerda, na secção "o meu maravilhoso mundo da bluegosfera"®
    faço votos para que apareça (e comente) mais vezes :D

    @ André
    "vêmo-nos" pelo poBopoBo, certo? certo! :D

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons