domingo, 19 de janeiro de 2014

de um final-de-semana sem (poder ver) futebol...





caríssima(o),

antes de tudo, quero parabenizar o nosso grande Lucho 'el comandante' González pelo seu trigésimo terceiro aniversário. há quem já os considere «velhos» e não só para jogar à bola ao mais alto nível; a autênticos jovens e nesta flor da idade, eu prefiro apelidar-lhes de jogadores 'vintage'.

depois e devido a situações várias, mormente de cariz familiar, cá por casa, este foi um final-de-semana (in)tranquilo relativamente a assuntos do esférico rolando sobre a relva. é que nem tive oportunidade para ver cinco minutos do encontro que opôs o nosso clube do coração ao Vitória FC, de Setúbal.
portanto, tudo o que (não) sei foi graças às leituras do que se vai publicando nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, inclusive pelas suas caixas de comentários, nas crónicas ao jogo, e no resumo da partida. pouquíssima informação para tanta "sede", é certo; mas valha-nos a existência da primeira opção, em cujo rol já não conto com o que o renovado sítio oficial do clube e o Porto (torto?) Canal disponibilizam, depois da autêntica "palhaçada informativa" que aconteceu em relação ao encontro no ex-estádio da Lucy.

contudo, o facto de me ter sido "forçosamente" privado de qualquer contacto, em tempo real, com o mundo da bola não significa que tenha estado alheado do mesmo, antes pelo contrário.
começo por aquele que, para mim, foi o dislate destes últimos dois dias: as ridículas declarações do actual presidente daquele clube cujo seu ex-vice, ao que consta, depositou dois mil euros na conta de um árbitro auxiliar na véspera do clube dos viscondes defrontar o «clube do guardanapo», na pérola do Atlântico. eis o que proferiu a abécula em causa, transcrito para memória futura:

«


Há poucos dias foram anunciados os filmes para os Óscares deste ano e, realmente, há pessoas que deviam ser consideradas para o prémio de melhor actor. Pessoas que têm feito, do seu Passado, um aproveitamento daquilo que é as debilidades do sistema desportivo [sic] e que têm beneficiado tanto, com tantos erros e com tantas situações que continuam com falta de transparência... Realmente é digno de Óscar. E a realidade é que há clubes do Norte que efectivamente têm beneficiado muito, com muito dos maus dias da arbitragem.

[motivos da irritação de Pinto da Costa?] se calhar o facto de ter que olhar para cima!

[um possível boicote dos árbitros aos jogos do FC Porto, como aconteceu com o spórtém no início da época 2011/12] faria falta ao futebol. A minha preocupação não são "cenas de Hollywood". A arbitragem fará o que achar que deve fazer perante os comentários de Pinto da Costa. 
Portugal tem bons árbitros, mas tem outros que, de facto, não merece, porque não fazem boas arbitragens. Não há só seres demoníacos de um lado e seres angélicos do outro. Fico contente que já se tenha percebido que os árbitros também podem ter uma má actuação. Repito: há clubes do Norte que têm beneficiado muito, com muitos dos maus dias da arbitragem.

»


só lastimo que o mesmo não se tenha pronunciado, em iguais modos, sobre o benefício de que o seu vítim... perdão, sobre o escandaloso benefício de que o seu clube foi alvo, no lance que precedeu o canto que deu origem ao golo que proporcionou o empate (aqui, aos 16'07''). curiosamente (ou talvez não) um lance que a esmagadora maioria da Comunicação Social não refere nas imagens do resumo da dita partida...
como tenho a certeza absoluta de que quando este indivíduo cair - e vai cair! e ainda esta época desportiva! -, fá-lo-á com um estrondo que passará despercebido ao nosso querido líder (pois que este «não conhece» aquele de lado algum), até esse altura (e a existir) reservo para mim o direito de ir expurgando as minhas mágoas também em nome do nosso Clube do coração, só para que as mesmas não caiam no esquecimento.

e por falar em cair, depois da grande queda de joelhos, esta foi quase, quase de queixos:






tal aconteceu hoje, Domingo, na partida que opôs o clube vítima do momento Kelvin ao d«clube do guardanapo» da pérola do Atlântico, e onde aconteceu um golo em fora-de-jogo, mas que não foi assinalado pois «não foi porque não viu, foi porque não quis»:



© google
(clicar na imagem para ampliar)


note-se que a linha de fora-de-jogo acima indicada representa a argumentação que muitos lampiões de serviço sustentam sobre o porquê de o mesmo não ter sido assinalado.

tivessem estes dois lances acontecido com um «clube do Norte» e a choradeira sobre as arbitragens seria ainda pior do que já é...


"disse!"



2 comentários:



  1. Miguel,

    Também concordo que o bruninho vai cair com muito estrondo; mas que eles estão a jogar melhor futebol e que parecem estar com melhor organização de jogo do que nós, disso não tenho dúvidas.

    Em que é que isto se relaciona com o que disse o buninho? Simples: está com bazófia. Fala de cima da burra, como se diz na minha terra. A nossa função é "tirar-lhes essa tosse" - missão espinhosa...
    Veremos o que nos reservará a viagem à pérola do Atlântico, para defrontar-mos o «clube do guardanapo»... Depois do que disse Pinto da Costa, não auguro nada de bom (e já devem estar a prepará-la pela "calada")...

    Quanto ao "jejum", vozes de burro (mesmo que seja «catedrático» e dê aulas na universidade) não chegam ao céu. Pena que não tenha afocinhado por completo...

    PS:
    És o único espaço da "bluegosfera" que aceita os meus comentários. Ainda não perceberam que o meu perfil é uma ironia aos que nos acusam de sermos o «clube da fruta» e outros quejandos...
    Obrigado!

    Abr@ço
    SdF

    ResponderEliminar


  2. @ sugus

    começo (e termino) pelo teu post scriptum:
    não tens que agradecer e desde que respeites os outros comentadores. sabes ao que me refiro. e eu desde o início que apareceste neste mundo da "bluegosfera" que percebi que o teu perfil de blogger era irónico

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons