sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

sobre o "quem desdenha quer comprar" [actualizado com 'brasão abençoado' e outras estórias]


© google


caríssima(o),

consta que é até às 24h, mas parece que será até às 18h de hoje, Sexta-feira. o próprio site oficial do Sindicato dos Jogadores confirma-o
o que é certo é que o término não será coincidente em todas as ligas de clubes sub a tutela da UEFA, tal como aconteceu no último Verão, num momento que se repete de há (pelo menos) uma década. assim sendo, as ligas Russa, Polaca, Búlgara, Norueguesa e Sueca, são as que vêem ser prolongada esta "janela de oportunidade" para que os seus clubes "retoquem" os plantéis. «é por causa do clima e tal...», alega quem de direito. pois... exacto... «conta-me histórias / daquilo que eu não vi»...

onde é que eu quero chegar com este intróito?
a um ponto muito sensível, pelo menos para alguns adeptos que, tal como eu, não consideram o jogo "football manager" adaptável à Realidade, i.e.: que há muitos pormenores e imensos pormaiores que não são do conhecimento público, logo e por associação de ideias, que ultrapassam a qualquer um(a) de nós - pois que o Futebol Clube do Porto, com esta Administração e por mais "reflexões" que se postem, é gerido de dentro para fora e nunca o inverso. 

exemplos daqueles pormaiores (pormenores?) não faltam, mas seleccionei a pertinência destes três: 

i)

a natural ambição de um jogador descontente com a sua situação de suplente e que não se resigna, sobretudo em ano de Mundial; 

ii)

a dificuldade em renegociar um novo contrato de trabalho devido à intransigência do empresário do jogador, mais interessado nas comissões e/ou em colocá-lo num outro campeonato mais rentável do que o nosso, muitas vezes mandando "às malvas" os objectivos desportivos do jogador em detrimento dos encaixes financeiros; 

iii)

a percepção, por parte da SAD, de que é mais vantajoso colocar o jogador a "rodar" num outro clube, mesmo que de menor dimensão, mas com garantias de que terá mais minutos de competição do que (inclusive) na equipa B.


assim sendo, pelo exposto e por mais que os pasquins do costume já nos tenham vendido meia equipa (ou será a totalidade do plantel?), há algo que eu sei:
mesmo numa época desportiva cujas exibições têm deixado muito a desejar, o plantel do Futebol Clube do Porto tem Qualidade e, acima de tudo, um factor que não encontra paralelo em Portugal e é bastante apreciado "nesse imenso país que é o Estangeiro"®: o hábito salutar de Vencer, incutindo-o desde que o jogador chega ao clube e independentemente do escalão de competição.
assim, numa possível transferência, quem adquire os seus direitos desportivos já sabe, de antemão, que o jogador em causa está mais do que habituado a lidar (também) com a pressão de ter que ser bem sucedido na sua nova aventura.


finalizo esta "posta de pescada e mesmo sabendo que há meia Europa há procura do talento que existe no plantel do FC Porto, com as três certezas que mantenho sempre, nestas alturas; a saber:

1)

quem gere os destinos do Clube, há mais de trinta anos, percebe mais "disto" de olhos fechados do que toda a massa adepta junta e de olhos bem abertos. 
para além de que é tão portista quanto nós, pelo que só deseja o Bem para o Futebol Clube do Porto.

2)

não há ninguém insubstituível e por mais carisma que tenha; o nome do Futebol Clube do Porto perdurará para além de todo e qualquer jogador que já tenha envergado o seu manto sagrado; os interesses do emblema do Clube cosido na frente da camisola estão sempre mais acima do que os objectivos individuais do nome de um qualquer jogador estampado nas suas costas; o sucesso do Clube, traduzido em títulos conquistados, também beneficiará o curriculum desportivo de qualquer um dos seus atletas.

3)

independentemente de quem saia e/ou entre, o Futebol Clube do Porto apresentar-se-á em qualquer campo, até ao final da temporada, sempre com uma equipa constituída por onze jogadores.


actualização às 13h47m:


a propósito do que (também) de "melhor" se publicou na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de hoje, e para lá do último artigo de opinião de Pedro Marques Lopes, em BRASÃO ABENÇOADO ("moralização do futebol português"), o qual subscrevo na íntegra:

» josé couceiro e sérgio abrantes mendes assinam dois artigos de opinião tipicamente calimeros; felizmente que não são de página inteira, ou o choradinho teria sido ainda mais difícil de suportar... 

» josé carlos de sousa, em relação à hipotética venda de Mangala (pelo menos em relação à hora a que redijo estas linhas...), assina uma "peça jornalística" de altíssimo níBel... de mediocridade intelectual e da mais rasteira parcialidade clubísti... jornalística.

» a imagem que "embeleza" a notícia da lesão do jogador do marít'mo - o que provocou a grande penalidade que selou a nossa passagem às meias-finais da "ex-taça da bjeKa e que tanta celeuma (ou azia?) causou lá para o reino distante dos viscondes falidos de Alvaláxia -, é muito elucidativa sobre a existência da dita falta. registo-a também neste espaço de discussão, para memória futura e para refutar quem por aqui passou a afirmar, em tons muito civilizados, sobre a «simulação grosseira» do jogador argelino:

© pasquim do sr. Serpa
(clicar na imagem para ampliar)



"disse!"



6 comentários:

  1. Até será mais cedo do que isso... O Porto segue a meio da tarde para a Madeira, não há como esconder quem vai viajar. E se viajarem, das duas uma: ou não vão para lado nenhum em Janeiro, ou as negociações estão tão longe de ser consumarem que até à meia-noite é dia!

    ResponderEliminar
  2. Ah, já agora, o meu palpite: não sai Mangala nem Fernando!

    (a não ser que o magnata banque os 50M€ do Mangala e ele queira ir)

    ResponderEliminar
  3. @ magro

    «
    Lista de 18 convocados para o encontro frente ao
    Marít'mo:

    Helton e Fabiano (g.r.); Danilo, Maicon, Reyes, Mangala, Alex Sandro; Defour, Josué, Herrera, Carlos Eduardo; Varela, Licá, Quintero, Quaresma, Kelvin, Ghilas, Jackson
    »

    fonte:
    FC Porto

    ResponderEliminar
  4. Palpite em cheio... Nunca me pareceu que estivéssemos "desesperados" por dinheiro nesta altura! E continuo a achar que se o Presidente disse para não nos preocuparmos com o Fernando, então não nos preocupemos!

    De resto, destas últimas 48h tenho uma coisa a lamentar: a quantidade de portistas de atacaram, ameaçaram, agrediram verbalmente e vilipendiaram o Fernando, só porque alguém lhes meteu na cabeça que ele afinal tinha rasgado o acordo e que queria sair à força. São esses que agora vão enfiar a viola no saco e fingir que nada disseram sobre isso...

    Basta abrir um qualquer forum de "portistas" que mais parecem adolescentes.

    ResponderEliminar
  5. Estou agora a ver nas notícias que adiaram (sine die) o jogo das meias finais da taça da liga com o Benfas. Isto vai permitir aos papoilas descansarem depois do jogo com o Sporting para o campeonato. Que conveniente. Quase que aposto que a decisão (favorável a nós) sai na segunda feira depois desse derby, e o jogo será remarcado para data conveniente aos vermelhos. Esta mafia que se apoderou da Liga há muito deveria ter sido posta na rua. Escumalha.

    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ magro
    a acreditar nas notícias, parece que esteve muito próximo de acontecer - mas num cenário estilo "2x1", com os direitos desportivos do Fernando a serem incluídos no "preço" final dos de Magala...
    é como já li por aí: saldos, só na Segunda Circular. podemos criticar muita coisa, mas não o rigor da gestão financeira do Clube.

    @ doctor J.
    nem entro por essas teorias. da forma como (não) estamos a jogar, até poderíamos descansar uma semana seguida...

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons