domingo, 26 de janeiro de 2014

« 'ké ké' isso, ó meu?! » * [actualizado]




caríssima(o),

este foi um Sábado decepcionante para mim.
começou com o anúncio da partida de "el comandante" rumo ao Qatar. continuou com a humilhação no hóquei em patins, com um resultado final, em pleno antro lampiónico, que muito nos desilustra e que faço votos para que sirva de reflexão. e terminou na paupérrima exibição, no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, em que a nossa equipa do coração, com o seu melhor onze em campo, viu-se e desejou-se para vencer a equipa B do marít'mo.
sincera e honestamente: mau demais.

sobre o encontro propriamente dito, não me irei alongar muito. apenas digo que não gostei e que, apesar de termos vencido, os males que a vêm enfermando, de há longos (e penosos) meses a esta data, e nos têm infernizado o nosso humor, continuam todos; todos, sem excepção. como diz "o outro", «vocês sabem do que estou a falar»...
mais: no meu entendimento e tal como o Pedro Sousa escreveu no "bitri", foi «imerecido», numa partida em que o resultado foi bem melhor do que a exibição, e onde, como já o referi, defrontámos «apenas e só» o marít'mo B; a (não) jogar assim, nem quero pensar como será no próximo final-de-semana, em que teremos que vencer a sua melhor equipa, no seu reduto...

portanto, é facilmente perceptível que me recuso a alinhar no discurso final do treinador, mormente do que está assinalado a negrito, quando afirmou:
« Esta foi uma vitória "à Porto", com alma e grande atitude. Entrámos bem no jogo e, até ao momento em que sofremos o golo do empate, mostrámos sempre grande ascendência. Defrontámos uma equipa muito forte, exímia no contra-ataque e em duas ocasiões fizeram-nos dois golos. Houve muita gente a fazer a festa da qualificação do spórtém antes do tempo. Durante a semana, para muitos, só faltava saber quantos golos é que o spórtém iria marcar... Foi uma grande demonstração de Querer da nossa parte. »

o actual treinador do FC Porto que tenha lá a santa paciência, mas ele não sabe o que é uma "vitória à Porto", pelo que e no meu entendimento, ficou-lhe mal afirmá-lo. 
o que se assistiu, esta noite, no Dragão, foi a um pré-descalabro da presente época e que só não teve maiores proporções porque houve uma ingenuidade da defesa do marít'mo B, essa «equipa muito forte», mesmo ao cair do pano, que nos possibilitou o golo da vitória. é que, a partir dos 60', o esférico que rolava sobre a erva do dragão voltou a "ter picos" e a parecer um paralelepípedo nos pés de alguns dos nossos; os assobios voltaram em força; a confusão táctica também; o descontrolo emocional idem (então o de Defour, sentado no banco...). e só não continuo porque estou de cabeça (muito) quente e quem me conhece sabe que este não é o meu estilo: o de "desancar" no treinador. 
mas que porra!!! foi uma partida para a "ex-taça da bjeKa!!! como será quando for para o campeonato?, é o que me pergunto...

já agora, e sobre o lance que decidiu a partida, nos manteve em prova e provocou uma tremenda azia lá para os lados do "reino dos viscondes falidos de Alvaláxia, eu acho que foi mesmo grande penalidade. e, já agora, que, uns trinta minutos antes, houve uma outra que não foi assinalada (por carga nas costas sobre o Carlos Eduardo). curiosamente e sobre este lance, com motivos fortes para poder ser assinalado castigo máximo, o árbitro interrompeu a partida para "assistência médica" ao guarda-redes do marít'mo e posteriormente decidiu-se por uma bola ao solo em plena grande área insular (!!!). foi um bom momento "de humor", diga-se, que, por alguns minutos, me fez lembrar um outro desporto que nasceu a partir do futebol: o rugby.

em suma e aqui que ninguém nos ouve, apesar de não querer (nunca!), seja em que circunstância for, que o nosso FC Porto perca, depois desta exibição que foi tudo menos «à Porto», eu desejei a nossa vitória mas que fossem os calimeros a passar à fase seguinte. 
explico sucintamente: a jogar assim, temo que vamos ser humilhados pelo 5lb. outra vez. e sem ser na Luz [o meu "muito obrigado!" ao L. pelo pertinente reparo, via e-mail].


actualização pertinente às 10h40m:


vale o que vale, mas não deixa de ser mais uma sustentação do que atrás se afirma relativamente a questões de arbitragem:

(clicar na imagem para ampliar)


não poderia estar mais de acordo...

© ojogo | FC Porto para sempre
(clicar na imagem para ampliar)


* expressão celebrizada por Jorge Perestrelo.


"disse!"



4 comentários:

  1. Olá Miguel,

    Antes de tudo quero dizer que me revejo no seu "post", ou seja, subscrevo na integra!Muito Bom!

    Mas mais:
    Foi uma vitória muito suada do FC Porto, com a equipa do Marítimo muito bem organizada a dar boa conta de si! Por sua vez os dragões tiveram muita dificuldade em impor o seu futebol devido à estratégia dos maritimistas e pelo facto de se ter verificado um défice de entrosamento, de entendimento na equipa azul e branca que viveu mais dos lances individuais dos seus excelentes jogadores do que do colectivo. Na equipa de Paulo Fonseca as jogadas de laboratório, de entendimento entre os sectores, praticamente não existiram pelo que o futebol jogado é de progressão lenta (mastigado), resultando que dá sempre muito tempo ao adversário de se reorganizar, ou seja, de se aglomerar em frente à sua baliza dificultando ao extremo qualquer possibilidade de finalização, remate com êxito à baliza contrária (Maritimista).

    Abraço,
    A. Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel, (outra vez)!

    26/01/2014 - Porque não Jackson e Ghilas na frente de ataque?!
    Paulo Fonseca quando se vê aflito lá recorre ao eficaz recurso, diga-se de passagem, de aumentar o poder de fogo da equipa portista acrescentando Ghilas ao ataque. Se em casos de emergência é assim, porque não colocar de inicio o Ghilas com o Jackson a jogar no ataque, hipótese 4x2x4?! Claro que com este sistema os avançados portistas teriam de se mentalizar de começar a defender logo à saída dos contra-ataques dos adversários, marcando os defesas e médios contrários, impedindo assim o possível êxito desses lances.
    Até porque o Jackson já referiu que jogava atrás do ponta de lança quando jogava no México.
    Mas mais, é que duma maneira geral as equipas vêm jogar ao Dragão à defesa (autocarro dinâmico) e explorar o contra-ataque.
    É que o Ghilas com a sua velocidade e técnica dá outra alma à equipa!

    Abraço,
    AMonteiro

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,
    Esta foi uma importante vitória, num jogo onde a equipa portista esteve longe da perfeição.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar


  4. caríssima Ana, caríssimo Armando Monteiro,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Ana
    exactamente o que também penso.

    @ sr. Armando Monteiro
    subscrevo a sua análise ao jogo. foi o que eu também vi.
    a sua pergunta, no segundo comentário, é a que eu também faço. mas, isso e como também (e tão bem) refere, obrigaria a mudar o sistema táctico. e como o 'duplo-pivôt' tem dado tão bons resultados, com «vitórias 'à Porto'» e tudo...

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons