domingo, 12 de janeiro de 2014

de uma série de equívocos...





... desde o futebol desgarrado, mormente sem um qualquer fio-de-jogo que se possa afirmar que é fruto de um intenso trabalho semanal;

... passando pela insistência (mesmo depois da entrada do 'Mustang') em fazer cruzamentos para o ponta-de-lança mal se ultrapassasse a linha do meio-campo, voltando a "alugar-se" aquele espaço que é predilecto dos extremos para "rasgar" a defesa contrária e que, no FC Porto actual, dizem que é uma espécie de mito: as alas no meio-campo adversário;

... até à preferência por um sistema táctico que (no mínimo) é confuso e complicativo para o ADN que sempre nos caracterizou, e onde a posse de bola é só uma das suas consequências e onde não poderá ser o objectivo fundamental;

... mais uma vez, numa defesa que esteve irreconhecível, tendo em linha de conta os seus históricos pergaminhos, pois que foram "avenidas" atrás de "largas alamedas" a convidar ao golo adversário (então Mangala... deve ter percebido que ainda tem muito para crescer);

... que Artur Soares Dias, para mim, esteve irrepreensível, apesar de todos lhe irem cair em cima pelo perdão de duas grandes penalidades, uma para cada lado e que existiram no meu entendimento: a primeira, por evidente mão na área de Mangala (momentos antes do segundo golo), a segunda por carga de Garay sobre Quaresma (sendo que foi tudo menos ombro-a-ombro, já que o jogador portista pode ser baixo, mas as suas costelas dificilmente poderão ser consideradas aquela parte do corpo humano onde é legal um adversário usar de toda a sua força) - sendo que, em ambas, o árbitro estava muito bem posicionado no terreno de jogo.

... terminando nesse estranho sentimento de que, mais uma vez, foi por demérito próprio que concedemos a perda de importantes pontos para a conquista do terceiro tetracampeonato do nosso historial.


e mais não escrevo porque estou de cabeça quente e com um estado de espírito que não recomenda a escrita de longas "postas de pescada...


antes de finalizar, duas breves notas:

1)

uma para, mais uma vez, afirmar que não me revejo neste estado actual de "coisas" estranhas no nosso quotidiano e que, neste espaço de discussão pública, não serei eu a pedir a cabeça de ninguém nem lerás, sobre seja quem for no universo azul-e-branco, que «é finito» ou coisa que o valha;

2)

a outra para recordar aos lampiões de serviço que a sua visita a este espaço não é mesmo bem-vinda. mas, porque não o entendem e porque a isso fui "obrigado", lá terei que descer ao seu nível rasca para que efectivamente compreendam o meu Português. aqui vai:
"amiguinhos" que venceram só um jogo e retomaram a liderança a quinze jornadas do final do campeonato em disputa (sobrando mais 45 pontos para vencer, portanto): 
para lá daquele "abr@ço fraternal" e parafraseando o caríssimo "bLuE bOy"«com votos de que continuem todas(os) a ir p'á g'anda p*t@ que vos pariu», também vos desejo que continueis a ir para o car@**o que vos f*d@ a todos. e agradeçam ao Eusébio por mim.


"disse!"



10 comentários:

  1. Boa noite Miguel!

    Artur Soares Dias e Paulo Fonseca deram a vitória ao Benfica
    Cada um à sua maneira, Soares Dias e Paulo Fonseca, contribuíram para que os Dragões perdessem o jogo!
    Artur Soares Dias porque teve medo de marcar duas grandes penalidades na Luz contra os visitados: empurrão por trás ao Quaresma e outro empurrão também por trás ao Danilo dentro da área do Benfica. Com a agravante de sancionar injustamente o Danilo com o segundo cartão amarelo quando o portista foi deliberadamente impedido de prosseguir com a jogada, sendo falta portanto!
    Estes dois lances marcaram o jogo, porque a serem ajuizados correctamente teriam ditado um resultado diferente. De facto os encarnados lutaram que se fartaram e quiseram ganhar o jogo, mas a ajuda de Soares Dias também facilitou-lhes a vida!
    Quanto ao Paulo Fonseca: claro que não estava-mos preparadíssimos, mas isto já eu venho a notar e a reclamar há muito tempo...! E é na minha opinião uma aposta perdida de Pinto da Costa, mas não sou só eu que o digo: Pedro Marques Lopes é um dos notáveis adeptos portistas que é da mesma opinião .
    A equipa portista continua a jogar a passo, a errar passes sobre passes e a estratégia utilizada pelo treinador (táctica) é definitivamente ineficaz.
    Desta vez o Jorge Jesus ao colocar a carne toda no assador logo de início surpreendeu e mostrou ao seu opositor, colega de profissão, como é que se ganham jogos!
    Uma particularidade táctica da equipa do Benfica foi que os avançados benfiquistas nunca deram tréguas aos defesas e médios portistas. Foram sempre como que um primeiro filtro da sua equipa, pois nunca permitiram que os dragões trocassem cá trás a bola tranquilamente, com serenidade.
    Mas e apesar de tudo esperemos por melhores dias. FC Porto sempre!

    Abraço,
    AMonteiro

    ResponderEliminar
  2. A minha intervenção centra-se na arbitragem:

    Em primeiro lugar, acho-o um bom árbitro, com qualidade para ir muito longe. E acho-o honesto, não vejo que se engane com segundos propósitos. Mas isso não implica que não possa apontar-lhe os erros.

    Na primeira parte ao nível técnico esteve bem, ao nível disciplinar esteve horrível. Há lances de violência extrema, como 3 entradas sobre o Carlos Eduardo (2 do Matic e 1 do Siqueira em tesoura!), que o árbitro deixou passar sem cartão. Isto não é controlar o jogo, é abrir precedentes para deixar dar pancada à vontade. E isso condicionou absolutamente as nossas saídas para o ataque na 1ª parte, já que eles podiam fazer o que queriam.

    A segunda parte começa com o penalti do Mangala, que na sequênca do canto dá golo. Por isso, a única coisa que o benfica pode alegar é um cartão amarelo por mostrar nesse lance, porque se marcasse penalti não havia canto! E já agora, querem trocar? Eu troco, voltamos ao 1-0 e marque-se penalti.

    Depois o festival de disparates: o corte do lance do Jackson isolado é qualquer coisa nunca vista na última década. Além de nos tirar um lance claro para reduzir para 2-1, deu-nos 1 amarelo ao Danilo por protestos. É inadmissível!

    Depois o festival mudou para dentro da área: primeiro com o lance do Danilo Para mim não é falta, mas NUNCA é simulação porque houve carga! Mas até há benfiquistas (honestos, raros...) que dizem que foi nas costas e seria penalti. Dou isso de barato, a questão da expulsão injusta é muito mais evidente e muito mais influente no resto do jogo. Até já tínhamos um ponta-de-lança para entrar e massacrar nos últimos 20min. Mesmo com menos 1, passamos o tempo no meio campo deles.

    Ainda dentro da área, mais uma falta evidente do Garay que passou em claro. Mais uma oportunidade gigante para fazer o 2-1 anulada. Só estes 2 lances dariam hipótese de empatar, e de pôr aquela gente toda a tremer como habitualmente.

    Para terminar, a cereja. Enzo isola-se, Mangala faz um corte limpíssimo, o árbitro pára o jogo... Ninguém entende o que marca, dá amarelo ao Enzo, e repõe a bola em jogo com bola ao solo! E mete-a nos pés dos jogadores do benfica, quando após o corte do Mangala a bola estava em nossa posse! I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L!!!

    Espero que o Soares Dias reveja este jogo e aprenda com os erros, porque ele tem qualidade para muito melhor do que isto!

    E espero que não venha a ter influência na classificação final, apesar de eu achar que este folclore habitual (este ano em Janeiro), passará a depressão em Maio, com a festa a fazer-se de azul.

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ César
    só te permiti o comentário porque és meu cunhado :D
    (mas, sê bem-vindo! na mesma)
    quanto ao "resto", já falámos por telefone.

    @ sr. Armando Monteiro
    não retiro uma vírgula ao seu comentário. concordo em absoluto.

    @ Magro
    não vi o jogo todo, devido ao sinal do streaming. estive parte da segunda parte a vê-lo aos soluços.
    assim sendo, perdi os lances (i) da expulsão do Danilo e (ii) do corte do Magala.
    mesmo assim, não retiro o que escrevi sobre o árbitro, pois acho que não foi por ele que perdemos o encontro. mas respeito (e muito) a tua opinião.

    ps só para ti:
    continuo à espera do teu contacto de e-mail. obrigado!


    no fundamental:
    sem sobrancerias e arrogâncias bacocas, o que me dói, para lá da derrota - por números que remontam a 1993/1994 -, é o facto de, mais uma vez, termos tido o pássaro na mão e deixámo-lo fugir, i.e.: a vitória esteve sempre ao nosso alcance (pois que este 5lb é mansinho, mansinho. e frágil), mas devido à teimosia do treinador (aquela insistência no dulo pivôt já nem tem adjectivação) fomos nós os que saborearam o travo amargo da derrota.
    pode ser que, um dia, Paulo Fonseca aprenda o ADN do clube que o aceitou como treinador. pela minha parte, já aceitei (de forma relutante, claro) que, esta época, as desilusões serão «uma constante da Vida».

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Miguel,

    desculpa lá mas eu não vou pelo politicamente correcto.

    Paulo Fonseca "já era". A melhor notícia, depois do desaire deste final de tarde, que poderia ter amanhã era ler que a SAD portista tinha rescindido contrato com ele e já estava a trabalhar na sua substituição. Por quem? Não sei! Tenho o nome de Vilas-Boas a soar-me, mas ainda não consegui perdoar-lhe a traição. MAs que ele está ali à mão de semear...

    Quanto ao «irrepreensível» soares dias, desculpa lá mas não viste o mesmo jogo do que eu. fez-me recuar aos tempos do Carlos Valente, pá! E só não digo do Calabote porque não sou desse tempo. Mas que tresandou a arbitragem caseirinha, disso não tenho a menor dúvida.
    Repara que houve três entradas duríssimas sobre o Carlos Eduardo e nem um cartão; os lamp's atiravam-se à descarada para a piscina e o apito soava no imediato.
    E o que dizer do lance anulado ao jackson? E da reposição com bola ao solo directamente para o jogador do Carnide? é certo que não jogamos um caralho, mas também é certo que nunca ganharíamos com um lance de arbitragem, caso este fosse de carácter duvidoso.

    Mas, concordo contigo: foi mau demais. E é preciso recuarmos a 1993/1994 para ver-mos uma derrota por números iguais. E, com o empate do zmerding, perdemos uma soberana oportunidade de nos isolarmos na liderança do campeonato outra vez...

    Vou dormir muito mal, esta noite. Aliás, nem vou dormir sequer...

    Abr@ço
    SdF

    ResponderEliminar
  5. Mike, concordo com a generalidade dos que comentaram antes. Os benfiquinhas estão todos inchados por terem sido "muito superiores" mas contam com um fora de jogo duvidoso apitado contra eles e o possível penalti do Mangala (penso que tal como no caso do Rodrigo na segunda parte o árbitro viu e achou que os dois seriam involuntários devido à proximidade do adversário, não foi uma questão de não ver, penso eu). No nosso caso temos o escândalo do Jackson isolado (que deu amarelo ao Danilo), temos o penalti do Quaresma, o segundo amarelo ao Danilo (penalti aqui seria discutível) e a inacreditável bola ao solo quando só tínhamos o Helton a disputá-la (FORA DA ÁREA!!!) e não tínhamos defesas preparados. Tivemos uma sorte incrível nessa bola ao solo. Portanto, não venhamos dizer que foi uma boa arbitragem porque não foi. Outra história é a nossa exibição. Foi de facto fraca. O treinador amarra sempre dois médios a uma posição muito fixa e para azar dele (e nosso) este ano os laterais parecem os dois muito mais inaptos a atacar... Ou seja, estamos a gramar com as desvantagens teóricas desta táctica mas não estamos a beneficiar das vantagens que deveria trazer (melhor compensação defensiva à subida dos médios). Só os burros é que não mudam, e se este senhor não mudar muito rapidamente (tipo, no próximo jogo) será negligência grosseira mantê-lo em funções. Nota final: é ccom muita tristeza que verifico que o grande Lucho não aguenta um jogo completo e enquanto está em campo joga 50% do que jogava (lembro-me que vi a nossa equipa jogar em 2007 na Luz, com enormes combinações Lucho-Lisandro-Quaresma). Sendo assim, talvez fosse de pensar numa opção de jogo sem Lucho, e nesse sentido penso que é essencial a entrada de mais um médio de construção (o Anderson em saldos seria uma opção). Até já

    ResponderEliminar
  6. Apetecia-me vociferar considerandos tripeiros. Uma exibição de merda, uma arbitragem caseiríssima, habilidosa, nojenta, perante o mais alarve antijogo (os jogadores do Salgueiros são gladiadores a bater e bonecos de porcelana a levar) à moda do caga farelo treinador de ginástica que se limitou a aproveitar o pior Porto dos últimos 20 anos (sinceramente, nem o do Palmelão de meio metro, nem o de Fernandez e de Couceiro…este é pior).
    Estou re-70dido. Fomos fazer de bombos da festa fúnebre.
    Mas eu não aponto culpas ao treinador. Os incompetentes, inaptos e incapazes só têm que ir para a rua ou para a reciclagem. Um clube como o FCP é que não pode servir de mestre-escola para alguém tão impreparado. Se a SAD consente este triste espectáculo há 5 meses, então estão encontrados os responsáveis. E o desfecho já se está mesmo a ver…

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda "tou fudido de caralho" mas vamos lá a isso:

    Não vamos escamotear a derrota com a arbitragem... mas... fodaaaa-seeee... o que é demais é moléstia... aquele fdp do ASD ia com a lição estudadinha... ai ia... ia...

    Quanto ao resto, salvo uma outra excepção, os nossos rapazes não jogaram nadinha. Na baliza é mais do mesmo, i.é, a enterrar nos momentos cruciais vai para 10 anos. A defesa é uma anedota, nem vale a pena entrar muito por aí dado que está à vista. O meio campo tem potencial mas está mal montado (vai para o caralhinho ó Paulo Fraquinho). Licá e Varela não foram convocados e sem ninguém que o sirva Jackson nada pode fazer. Não foi o jogo ideal para Quaresma regressar à competição mas do pouco que fez demonstrou que a genialidade ainda lá está... welcome home RQ7 :)

    Para memória futura e porque nos próximos dias pode haver dança de cadeiras, deixo desde já claro que não quero cá £ibras de regresso nem Marcos Silvas no meu clube!!!

    ResponderEliminar
  8. P.S.: Ninguém merece ter um cunhado assim :)

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar


  9. [às 16h20m]

    caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ sugus da fruta
    partiste a loiça toda, pá!
    não me interpretes mail, mas foi a pensar no que escreveste e outros como tu, nas caixas de comentários desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, que redigi o post "de uma espiral recessiva".
    não estou a afirmar que estás(ais) errado(s); só não me revejo nalguns dos vossos desejos - como é o caso da (à data e hora) hipotética mudança de treinador.

    @ doctor J.
    tenho acompanhado o teu sentimento pelo que (também) tens escrito no "faceboKas"®. estando de acordo com o que referes, só acho que não é só o Lucho a estar mal nas mais recentes fotografias, há outros mais. mas como o descalabro é geral, não aponto nomes, para não ser injusto.
    também considero que não será com este esquema táctico que se "vai lá" e que a moral dos jogadores seja a melhor, no Presente, mas isso são "outros quinhentinhos" (expressão querida a muitos dos lampiões de serviço (também) deste espaço, e que usei para lhes dar um agrado mais, pos que sou um querido e «que assim» :D ).

    @ Nelson
    efectivamente fomos «fazer de bombos da festa fúnebre», que é o que dói mais (para lá do resultado).
    sobre o teor do conteúdo do teu comentário e sem querer falsas interpretações, mantenho o que escrevi para o "sugus".

    @ Loureiro
    começo pelo fim: a irmã dele é que me agradou mais (com o "bónus" de ser portista como nós :D ).
    sobre o teor do teu comentário, sabes que dele não discordo - mormente da referência às "£ibras-Boas", como é do conhecimento público.


    no fundamental:
    penso que, após o ciclo "preocupações Fonseca" estar concluído, iremos retomar o trilho do Sucesso.

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons