quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

amigos, amigos, Panteão aparte...


© sweet but wild Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

agora que oficialmente terminou o período de nojo (apesar de o presidente em exercício da "instituição" ter decretado «um ano de luto»...), aparentemente a nossa vida parece regressar à (a)normalidade que, de forma prazenteira, apresentava antes do passado Domingo.

regresso ao tema do desaparecimento do Eusébio «apenas e só» porque ainda mal o seu corpo foi sepultado e a discussão incessante acerca de onde depositar os seus restos mortais parece ter subido de tom.
ao contrário do desejo (nada) secreto da segunda figura política mais importante do País que, ao exprimir publicamente o seu pensamento primeiro (logo e por inerência, o mais verdadeiro), atribuindo a razão discutível dos custos de uma trasladação no local, no tempo e no espaço mais inapropriados para o efeito, voltou a fazer, uma vez mais, uma figurinha ridícula, os líderes parlamentares dos partidos políticos com assento na (suposta) «casa da Democracia da República», por unanimidade, deliberaram que o "Pantera Negra" merece ser trasladado para o Panteão Nacional.

o que a seguir irei afirmar e que é o meu pensamento e a minha razão, que não se deixou manietar e toldar com todo o histerismo colectivo a que temos vindo a assistir na abjecta Comunicação Social lusa, poderá perturbar algumas mentes mais "sensíveis" e provavelmente ainda alicerçadas em mentalidades fortemente enraizadas "no antigamente". tal pensamento em nada contradiz o que desejei à família enlutada do 'king'.
está feito o aviso, pelo que avançarás por tua própria conta e risco. então, aqui vai disto:

eu acho que Eusébio da Silva Ferreira não merece o Panteão Nacional.


para lá do que vem estipulado na legislação - e convém recordar essa importante premissa de que estamos em Portugal, um país latino que não foge a essa (estranha) "tradição" (entranhada na sua sociedade civil) de sempre (in)tentar contornar e/ou encontrar subterfúgios nos textos legais -, considero que o 'king' não prestou assim tantos feitos em prol do país que o adoptou como seu. é certo que, num período específico do séc. XX, foi um dos jogadores que mais levou o nome do Estado do «orgulhosamente sós» além fronteiras, mas não foi o único.
acontece, porém, que ao se abrir o precedente de se escancararem as portas do Panteão Nacional a figuras ilustres da sociedade civil, mormente do Desporto, designadamente do Futebol, assim de repente lembro-me de alguns nomes de futebolistas do universo azul-e-branco que também mereciam tal honra e distinção. por respeito a todos os que poderia ignorar, recuso-me conscientemente a enumerá-los. e, tal como me refiro à nossa cor, escusado será dizer que existem figuras emblemáticas, contemporâneas de Eusébio, no Sporting CP das décadas de '60 e de '70. e até no CF 'Os Belenenses', para gáudio do sr. serpa.

em suma e porque não me caberá tomar a decisão final sobre este assunto (ou será imbróglio?):

»

nada me move contra o futebolista em apreço - e por muito que possa parecer o contrário, e mesmo não tendo esquecido o que proferiu em Dezembro de 2012 -, mas não gostaria de saber que parte dos meus impostos seriam utilizados na trasladação dos restos mortais de Eusébio para o Panteão Nacional.

»

ainda utilizando a argumentação primeira (e primária) da figurinha política anteriormente referida e se, como se aventa que o processo de trasladação «está bem encaminhado», se era este o desejo de alguns nossos concidadãos, com bem mais poder do que eu e tu juntos, então que a deliberação de ontem tivesse sido tomada em tempo oportuno por forma a que se evitassem os custos com um funeral com honras de Estado e sua posterior trasladação.

»

se se verificar a trasladação em causa, fico a aguardar (mas sentado, para não me cansar... muito) por posteriores trasladações para o Panteão Nacional, não só de exímios futebolistas, mas também de treinadores, dirigentes e, já agora, de praticantes de outras modalidades que igualmente levaram  bem longe o nome de Portugal - por exemplo, antigos medalhados olímpicos.


para finalizar, não só esta "posta de pescada, mas também o assunto/imbróglio Eusébio e sua (mais do que) provável trasladação para o Panteão Nacional (prometo que é a última vez que utilizo esta expressão), quero informar os lampiões de serviço que por aqui gravitam e que têm deixado muitos "votos de felicidades" na caixa de comentários deste espaço de discussão pública e que, por princípio, lhes está vedada, que o respeito que tenho pelos seus considerandos é rigorosamente igual ao que mantenho acerca da validação daquele golo ilegal a 20 de Dezembro de 2009.

mais: 

faço votos para que a resposta às vossas arrogância, prepotência e soberba, seja dada dentro do terreno de jogo, no próximo Domingo, pelas 16h, durante 90 minutos (mais os descontos).
e que muitos de vocês desejam ao querido líder do meu clube do coração o que eu nunca teria coragem de desejar a um único atleta que envergou a cor da vossa agremiação, sequer a um vosso familiar!
(mas, sobre este assunto, o precedente foi aberto, em directo e a cores, a partir de 16 de Abril de 2011...)


"disse!"



2 comentários:

  1. Miguel,

    concordo com tudo o que está neste post.
    Também acho que o gajo dos tremoços não merece tal distinção. Por esse prisma, então porque não trasladar o Pinga? Ou o Matateu? Ou qualquer um dos "cinco violinos"?!

    Acho que é necessária muita calma com este assunto. Os me(r)dia nacionais andam histéricos. Então o correio da manha, está um "sininho", com aquela petição sem sentido. E a maralha lampiónica vai na cantiga, e a pulha política vai atrás. Já se sabe que, quando assim é, dá raia...
    É como dizes: abres-e um pernicioso precedente.

    No fundamental:
    Domingo é para ganhar e, no fim, dedicar a vitória a Eusébio e aos seus contemporâneos portistas. Seria ouro sobre azul.

    ps:
    Obrigado! pelo tema para o Google Chrome. Já o transferi. Acho que fazia falta.

    Abr@ço
    SdF

    ResponderEliminar


  2. @ Sugus

    não tens nada que agradecer. fi-lo com gosto e porque também considerei que havia/há uma lacuna nessa oferta.

    sobre o que escreveste, também concordo com a parte «fundamental» do teu comentário :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons