segunda-feira, 21 de maio de 2012

agradecimentos públicos





ao caríssimo João Nuno Coelho, pela ousadia da publicação "FC Porto (1987-2012): 25 anos no topo do Mundo" - uma obra que, estou certo, engrandecerá (ainda mais) a já de si extensamente rica biblioteca portista.

e, claro está!, ao Jorge Bertocchini (do "Porta19") por ter aceite participar na dita publicação, com um seu seu escrito que, ou muito me engano, fará (uma salutar) rivalidade com os de (entre muitos outros, num total de 34): Álvaro Costa, Álvaro Magalhães, Carlos Tê, Daniel Deusdado, Hélder Pacheco, João Bonifácio, Jorge Manuel Lopes, Júlio Magalhães, Luís Oliveira, Miguel Carvalho, Miguel Guedes, Orlando Mesquita, Ricardo Alexandre, Rui Moreira.


 
 © Getty Images | uefa


aos heróis de Sevilha, faz hoje precisamente nove anos, pelo empolgante jogo que nos proporcionaram - à data, um dos melhores (se não mesmo o melhor).

e, claro está!, a toda a estrutura portista que, nessa altura, possibilitou que um perfeito desconhecido no mundo do Futebol (agora dito «especial»), tivesse oferecido tamanhas "flores" a toda uma massa adepta sedenta da repetição de novo êxito (e reconhecimento) internacional.


 


aos sub-17 (vulgo juvenis) da formação portista, por terem acreditado que a vitória final no campeonato da sua categoria seria sempre possível, mesmo (segundo consta) quando havia quem não partilhava da sua crença e do seu Querer vencer.

e, claro está!, ao Nuno "Capucho" - que, enquanto jogador, sempre admirei pelo carácter que demonstra(va) e como treinador, a dar os seus primeiros passos (mesmo que imberbes), já leva alguma "fruta no cesto" - uma (boa) sina de quem trabalha no nosso clube do coração.




ao andebol portista, no seu escalão sénior, pela conquista histórica de um tetracampeonato na modalidade, para o FC Porto. um feito que se ressalva ainda mais pela "limpeza cristalina" com que o tem almejado (sobretudo) ao longo destes dois últimos anos, sempre com um enorme brio, profissionalismo e muita humildade na hora da vitória.

e, claro está!, ao, para mim, principal obreiro deste sucesso: Ljubomir Obradovic, um verdadeiro condutor de homens.
tal e qual, sem ponta de dúvida!



 © abola


ao basquetebol portista, por tão brilhante vitória no lampiónico reduto (e sempre difícil) da agremiação coisinha de Carnide.
esta vitória - que, por motivos profissionais, só pude visionar em diferido, mas com enorme emoção, car@go! - foi ainda mais saborosa (porque sofrida) tendo em linha de conta a gritante dualidade de critérios da arbitragem, que tudo (in)tentou para que não houvesse mais uma "negra" - esta Quarta-feira, pelas 21h, no Dragão Caixa.

e, claro está!, a Moncho López, um treinador que, nas palavras do nosso grande presidente é (efectiva e comprovadamente) «garantia de grande qualidade».
não duvido!  ;)





à briosa equipa da Académica de Coimbra, por terem repetido um feito notável, para um clube da sua dimensão (e sem qualquer desprimor, atenção!), setenta e três anos depois.
desta feita, a vítima foi o "outro" clube da Segunda Circular, mas o que não é tido como «glorioso».

e, claro está!, ao "nosso" Pedro Emanuel - um treinador que acredito que (não me enganarei em afirmá-lo peremptória e categoricamente) ainda dará muitas alegrias à massa adepta azul-e-branca, num futuro próximo.


teço estes elogios fora de tempo, é bem verdade!, mas convicto de que a minha gratidão para com todos os intervenientes não é pífia, nem fruto do Oportunismo e/ou Imediatismo.


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

4 comentários:

  1. Mega Miguel gostava bastante de estar presente nesse evento. A entrada será livre ou é só pra convidados? Vai estar n'O Jogo e JN só nesse dia? Até já

    ResponderEliminar
  2. Miguel, a este propósito não sei se podes mexer algum cordelinho para que estejam presentes alguns dos heróis (leia-se jogadores e/ou treinadores que não o Octávio) de Viena neste convívio. Não sei se conheces o autor do livro mas seria uma oportunidade de honrar quem tantas alegrias nos deu. Eu vou tentar lá ir e levar o meu Jzinho para ele usar a sua nova camisola azul e branca. Até já

    ResponderEliminar
  3. caríssimo,

    a entrada é livre e os lugares reserBados para os primeiros que lá chegarem ;9

    infelizmente:
    i) por motivos profissionais (aos finais-de-semana), não poderei estar presente;
    ii) os meus conhecimentos (entenda-se: «cordelinhos») são bastante limitados - pelo que nem sequer o octávio conseguirei contactar para que ele não compareça no evento que «tu sabes do que estou a falar» :D
    iii) a avaliar por publicações (e dissabores...) anteriores, parece-me que a em causa esgotará nos jornais referidos - daí já ter feito uma reserva adiantada da dita ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. obrigado, rapaz, ainda não li nenhum dos outros textos mas estou em crer que ainda tenho de crescer muito como autor para chegar ao nível de alguns senão todos os participantes no livro.

    ainda assim é um orgulho!!!

    um abraço e tenho pena que não estejas lá, o nosso reencontro fica marcado para o arranque da época ;)

    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons