sábado, 26 de maio de 2012

portismo: Nuno "Capucho"


© google | Miguel Lima (Tomo II)

« 

pergunta:
Viu [o jogo da Final de Viena] com a família?
Capucho:
Sim, todos portistas. Os meus irmãos deram muito mais importância à vitória. Sou o irmão mais novo e saí para a rua com eles, porque eram todos fanáticos pelo FC Porto. Em Barcelos não havia muitos portistas, mas saíram todos à rua e foi um grande momento. Na minha memória ficaram sempre o calcanhar do Madjer e as arrancadas do Futre.Em Barcelos há mais portistas agora, mas na altura nem por isso. Lembro-me que, quando o FC Porto perdia, os meus colegas de turma esperavam por mim à segunda-feira. Gozavam-me, mas eu até gostava disso. Era portista por teimosia sobretudo, porque quando as pessoas não gostam de nós, tentamos obrigá-las a gostar.

pergunta:
Quando é que percebeu que era portista?
Capucho:
A minha família era toda portista. O meu pai, os meus irmãos... Logo, eu também era portista.
Joguei sempre no Gil Vicente, mas nunca me imaginava a jogar no FC Porto, até porque só no meu último ano de júnior é que passei a dar importância ao Futebol...

pergunta:
Qual foi o primeiro jogo do FC Porto que viu?
Capucho:
Foi nas Antas, na estreia depois do rebaixamento.
As camadas jovens do Gil Vicente foram convidadas e eu até levei um pedacinho de relva para casa. Foi também a primeira vez que me atirei para um relvado a deslizar, como se festejasse um golo. Foi uma alegria, porque era portista mas nunca tinha ido às Antas.

pergunta:
Passou pelo Sporting CP antes de chegar ao FC Porto. O que os diferencia?
Capucho:
Está muito aquém do FC Porto na mentalidade...
Nós jogamos para ganhar; a vitória é a palavra-chave deste clube, em tudo!
O Sporting CP gosta de bom futebol, mas falta-lhe liderança - o que aqui temos e muito.
Todos sabem quem é o responsável por estes êxitos. Quando aqui se chega, percebe-se a responsabilidade que é representar este clube, o que "pesa" esta camisola.

pergunta:
Quando é que sentiu que a camisola "pesava"?
Capucho:
Logo no meu primeiro ano. Era confiante, mas as coisas não me saíam.
O presidente chamou-me e disse-me que me tinha contratado para eu me "divertir" e para "divertir" as pessoas, não para pensar nos jornalistas e nos adeptos.

[...]

»

fonte: fc porto para sempre (ojogo)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


mais comentários, da minha parte, são desnecessários e estragarão a razão principal de dar ênfase a tão acertadas palavras, proferidas pelo saia travada.

beijinhos e abraços (nada "travados")!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)