sábado, 26 de maio de 2012

portismo: Jorge Costa



© google | Miguel Lima (Tomo II)

«


pergunta:
onde estava a 27 de Maio de 1987?
[o jogo da Final de Viena]
Jorge Costa:
Em casa, na Foz, a ver o jogo pela televisão. Morava num bairro onde 99% dos habitantes eram portistas. Quando acabou o jogo viemos todos para a rua festejar.
Era o primeiro título internacional do FC Porto, conseguido noutro contexto: não havia crise, as pessoas eram mais felizes. Foi um momento de grande alegria!
Depois, fui para a Avenida dos Aliados, com mais dois colegas. Eu levava vestida uma camisola do Zé Beto, que era de um colega meu. Só que era verde [risos]...
Andámos a noite toda a festejar...

pergunta:
Em que momento é que percebeu que era portista?
Jorge Costa:
Portista sou desde que me lembro.
Os clubismos têm a ver com influências familiares, principalmente dos pais. Depois vai-se ganhando a paixão.
As minhas recordações são sempre azuis-e-brancas.

pergunta:
Tinha a imagem de duro e continua a ser considerado um exemplo de "um jogador à Porto".
O que é
"um jogador à Porto", afinal?
Jorge Costa:
A história de ser "um jogador à Porto" e a mística são coisas um bocado subjectivas.
Eu era um jogador "à Porto" porque era assim, tudo em mim era natural: era um jogador sério, honesto e pronto a dar tudo pela equipa.
O jogador "à Porto" não pode ser forçado, porque para mim isso significa ser natural e estar pronto a defender uma causa.

pergunta:
Como chegou a herdeiro da braçadeira [e da camisola nr.2] de João Pinto?
Jorge Costa:
Foi no tempo do António Oliveira.
Acho que tudo na vida acontece de forma natural, mas quando o João [Pinto] saiu, senti-me honrado por herdar a braçadeira, porque havia no plantel jogadores com mais anos de clube - como o Domingos, o Folha, o Aloísio, o Paulinho Santos ou o Rui Jorge.
Os responsáveis, juntamente com o técnico, entenderam que eu tinha características de liderança para poder capitanear a equipa e passar a imagem do que é "ser Porto": um exemplo dentro e fora do campo.
Foi um motivo de grande orgulho.

[...]

»

fonte: fc porto para sempre (ojogo)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


mais comentários, da minha parte, são desnecessários e estragarão a razão principal de dar ênfase a tão acertadas palavras, proferidas pelo bicho.

beijinhos e abraços (nada "bichosos")!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)



© google | Miguel Lima (Tomo II)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)